sexta-feira, 31 de julho de 2015

TURISMO RURAL, ECOTURISMO E SUA EXPANSÃO - POR CACAU FERRAZ


Triunfo é uma cidade de pequenas extensões, porém de uma riqueza de atrativos invejável. É um paraíso ainda desconhecido, pois há muito a se descortinar, uma joia que precisa ser lapidada. Aos amantes da natureza, realizar trilhas na zona rural triunfense é um deleite, mas é preciso preservar! O turismo (realizado de forma racional e sustentada) é uma atividade capaz de conservar aspectos da cultura local adequando-se aos avanços da atualidade. Riachos, cachoeiras, paredões rochosos, caminhos e cercas de pedra, vegetação local deixam os visitantes/turistas encantados com tamanha beleza e os triunfenses, principalmente os ausentes, mais orgulhosos e apaixonados.São particularidades nossas que, vez ou outra, são violadas, agredidas ferozmente por quem deveria protegê-las e por alguns "inocentes" q se aproveitam da "ausência" do poder público p realizar intervenções de gosto duvidoso.



O turismo rural/ecoturismo estão entre as ramificações do turismo que mais se têm expandido. Na região sul/sudeste do Brasil, é (mais) comum vermos produtores rurais dividindo o espaço entre a atividade produtiva rotineira com o turismo. Infelizmente, pelas bandas de cá, essa consciência está distante de acontecer. A gestão municipal em parceria com Sebrae, e as Secretaria do Meio Ambiente/Agricultura dentre outras poderiam trabalhar em projetos de fácil resolução, práticos, ou seja, menos burocráticos com ações efetivas envolvendo os moradores das localidades em questão. Inicialmente, criaria/fortaleceria as associações; geraria um espaço de debates; definiria frentes de trabalho, etc. Finalizada a fase de capacitação e discussão colocaria em prática os itens elegidos como prioritários, ex:Infra-estrutura nos atrativos turísticos (acesso, pontos de apoio, sinalização, etc) sob a coordenação da associação. Após esta etapa, criaria ferramentas de retroalimentação/feedback através de reuniões sistemáticas para avaliar o andamento das ações implementadas




Muitos dos nossos conterrâneos desconhecem nossos atrativos turísticos. Seria importante o poder público local elaborar um projeto-lei que viabilizasse a inclusão da história de Triunfo na grade curricular das escolas municipais; estimular a visitação aos pontos turísticos dos formadores de opinião e população em geral (criar a ideia de PERTENCIMENTO), estimular o "ufanismo" sadio (AMO TRIUNFO) em peças publicitárias, camisas e souvenirs etc. Medidas que a curto, médio e longo prazo seriam sentidas através da preservação da memória local, antes q seja tarde demais. Minha visão apocaliptica sobre Triunfo,reflete a triste realidade de nossa cidade. Se antes era ruim, hoje tá pior e sem perspectivas de melhoras porque "os de bem" estão inertes e o que há de mais grotesco/aberrante/ridículo prevalece e age como rolo compressor.

Infelizmente estamos distantes da utilização racional dos atrativos turísticos, principalmente, nos espaços rurais. O poder público que seria o indutor das transformações, responsáveis pela sensibilização dos produtores rurais é o primeiro a realizar intervenções estapafúrdias, como a ocorrida recentemente na Cachoeira dos Pingas. Uma agressão à paisagem local que mostra o quanto é insensível os responsáveis pelo destino triunfense.




Um comentário:

  1. É lamentável que depois de tanto se falar nesta questão até mesmo porque o nobre Cacau, com toda a sua sensibilidade e sensatez, já vem postando matérias a respeito deste tão grandioso projeto que para muitos não passa de utopia. Na verdade, o poder público não se faz presente em colaborar com qualquer tipo de atividade em referência ao que diz o texto até mesmo porque é um dos verdadeiros causadores ou compactuam com a degradação da natureza já que sua inércia em cumprir com exigências ambientais e florestais além de não fazer o seu papel em viabilizar a recuperação de estradas vicinais já é contumaz. Casas são construídas nos leitos de riachos que tem esgotos e fossas dentro do próprio leito destes riachos com destino ao Lago João Barbosa Sitônio. Casas estas que deveriam ter alvará de construção mas não possuem porque estão em área invadida e que o poder público Municipal deveria coibir tais construções pois é responsável pelo solo urbano e rural. O desmatamento que é já muito comum com a derrubada de árvores centenárias e até mesmo outras que tinham significado histórico da cidade já foram matéria de debate neste blog com diversos comentários de indignação. Certo é que temos uma administração ineficiente em todos os sentidos. Temos um judiciário que anda a passos lentos não por conta da magistrada que está na Comarca mas por estar em acúmulo em outras Comarcas e o Governo Estadual deveria estar muito mais presente juntamente com a própria prefeitura. Delegacia com delegado plantonista pois o titular também está acumulando. Um Promotor que também acumula diversas Comarcas e que somente uma vez por semana aparece na Cidade e sem tempo para atender a demanda da população que espera para ser atendida. O gestor da cidade nem se fala, é um fantasma que raramente se vê pela cidade pois seu local de trabalho é em Serra Talhada e atende como médico. Vários secretários fantasmas, médicos fantasmas, uma cidade fantasmagórica. As eleições se aproximam e esta mesma gestão ineficiente quer induzir a população a acolher o indicado por ela sabendo-se que será a continuidade de tudo o que temos pois sabe-se muito bem o quanto este apadrinhado foi apadrinhado o tinha apoio de outros gestores e que esteve em diversos lados. O triunfense é quem deve sair em busca da verdade real e bradar pelos seus direitos e protestar acerca de tantos desmandos e tornar este sonho, esta vontade apresentada na matéria em realidade.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!