segunda-feira, 31 de agosto de 2015

ANTIGO COLÉGIO DOS AMERICANOS ESQUECIDO

Lamenta-se bastante que um significativo pedaço da história recente da bela cidade sertaneja pernambucana, Triunfo, situada na Região do Pajeú, distante 399 km da Capital Recife, onde funcionou nos anos 50/60 o antigo "Colégio dos Americanos"  ( Seminário Evangélico Protestante) localizado na extensa estrada do Sesc ( Avenida Antonio Henrique da Silva), Alto da Esperança, a cerca de 3 km do "marco zero", na Praça 15 de Novembro, Centro, transformou-se infelizmente ao longo do tempo em ruínas que são mantidas até o presente momento como lembrança do período áureo do século passado, quando tudo poderia ter sido aproveitado de  forma significativa em função do potencial turístico.




Apesar de encontrar-se abandonado, destruído, sujo, descuidado e sem a utilidade desejada, que seria transformar- lhe noutro ponto atrativo  -, depois de tombado pelo Município e Estado , recebendo a devida manutenção e divulgação da sua importância. O valioso espaço ainda poderia ser modificado para funcionar como monumento, depois de sinalizado com placas indicativas e dotado da mínima infraestrutura. Assim receberia frequentadores das caminhadas habituais no trecho e também esporádicos visitantes orientados pelos competentes guias turísticos André Gonçalves, Euclides Neto, Herculano Jr, Claudinei Silva, Laydson Santos e outros.

Embora o terreno citado seja hoje constituído como propriedade particular, administradores públicos anteriores e gestores atuais, respectivamente, no desenrolar desse período todo deveriam haver pelo menos tentado conseguir apoio logístico das comunidades religiosas estrangeiras ou nacionais vinculadas ao antigo projeto, para aquisição de necessários recursos. Sonha-se com aquela área organizada como Parque Ecológico Periférico, no entanto  necessitam executar importantes ações reparadoras, tipo: rever limites, introduzir vegetação, preservar meio-ambiente, executar fiscalização, após negociada aquisição ou em regime de comodato. Devendo para tanto contar com o envolvimento de órgãos relacionados, a exemplo: Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Ministério do Meio Ambiente .

11 comentários:

  1. Maria Helena Bezerra31 de agosto de 2015 às 10:12

    A quebradeira no Brasil é tanta que Estados e Municípios estão atrasando salários. Por causa do roubo do dinheiro público, o País está passando por uma crise, ética, financeira e moral,o que talvez no momento venha impossibilitar a realização desse grande sonho de Ferraz que é a instalação de parques ecológico nas localidades pré-estabelecidas de alguma infraestrutura. Mas quem sabe?! Considero as condições atuais do sítio pertencente à família do senhor Manoel Gastão bastante favoráveis o que facilitaria executar a obra dentro da criatividade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São ideias maravilhosas como essas que nos dão a certeza de que Triunfo tem solução para elevar sua pontencialidade.

      Excluir
  2. SE FOSSEMOS COLOCAR AQUI O QUE FOI ESQUECIDO AVE MARIA...

    ResponderExcluir
  3. Denise Martins Santana31 de agosto de 2015 às 16:49

    Onde fica??? Aí é em casa, fica perto???

    ResponderExcluir
  4. Esmeraldina Rodrigues2 de setembro de 2015 às 08:02

    Esse colégio faz parte da historia de Triunfo. ....

    ResponderExcluir
  5. Joselaide Vasconcelos2 de setembro de 2015 às 19:37

    Pois é! A história vai se apagando, sendo esquecida, quando os mais jovens nem sabem que existiu um tão grande e bom educandário ali. Um grande marco dos americanos a favor dos triunfenses, cumprindo o IDE do Senhor. É, realmente, lamentável, ver o descaso dado a conservação de uma bela história.

    ResponderExcluir
  6. Minha mae, um tio e outras pessoas de minha família estudaram neste colegio. Ela tem grandes recordaçoes dele. Imaginava que nem existisse mais, pois ensinei no EREM Alfredo de Carvalho em 3012 e 2013 e perguntei aos professores de la sobte esse educandário e ninguem nem sabiam que existiu.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!