segunda-feira, 31 de agosto de 2015

SEMENTEIRA PODE AJUDAR A PRESERVAR NATUREZA





Depois de longa espera e muitas reivindicações a Prefeitura Municipal de Triunfo, através da Secretaria de Administração, sob o comando da professora aposentada Nazaré Ferraz, parece ter entrado na onda da vida saudável, Abraçando o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população e as opções locais atrativas, depois de tantos tropeços ambientais que causaram grande revolta popular  estão investindo na reformulação da Sementeira Pública, situado na Rua José Rodrigues de Souza, vizinha ao Escritório da Compesa, Bairro Guanabara.O espaço é administrado pelos disciplinados funcionários Germano Santos e José Silva.Vale antes de tudo alertar que se evite raízes menos agressivas e crescimento rápido. Ideal para vias são: ipê, acácias, palmeiras, felício, flamboiã. Na periferia: mangueira, pata-de-vaca, cajueiro, jambeiro, ubaia.




Apesar de considerar-se um limitado trecho, que não parece capaz de acumular suficiente número de mudas , poderá com certeza vir a princípio desempenhar papel fundamental. A sementeira ocupa uma área de aproximadamente trinta metros de comprimento e somente três de largura, onde funcionários providenciam os trabalhos de manutenção das espécies.Talvez seja providência básica para reduzir consequências desastrosas de desmatamento, um dos principais problemas ambientais da cidade turística, considerada "Oásis do Sertão" que vem passando pela modernista ânsia de criarem loteamentos em tudo que é ponto urbano periférico, causando devastação.Ás vezes, a população também planta sem critério e isso pode gerar problemas como calçadas quebradas e galhos em contato com a rede elétrica.

Considera-se bastante importante plantar unidades de variados tipos no espaço e depois continuar avançando em dezenas de tipos de vegetais num modelo de berçário verde, onde passam pelo processo de germinação, sendo cultivadas até que estejam prontas para serem colocadas em ruas, praças, avenidas e parques da cidade, verificando qual  a mais indicada  ao local,determinado no cultivo e distribuição de plantas, flores , árvores nativas e exóticas das mais diferentes partes do País, prontas para serem plantadas na cidade e dos distritos ( Vila Canaã e Vila Jericó). Seria preciso a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente providenciar um técnico especialista para identificar espaços carentes de vegetação e solicitar o tratamento de árvores doentes.Triunfo precisa apostar sempre nos moradores e visitantes.

8 comentários:

  1. Valdenice Oliveira Lima4 de agosto de 2015 às 12:56

    Estou verdadeiramente encantada com a beleza dessa cidade que mostra o Blog Opinião. Em breve deverei constatar "in loco".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. Passei no local, quando estive presente na Festa do Estudante e achei que está ficando muito bonita aquela sementeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o parque no terreno dos Gastão sai ou não?

      Excluir
  3. ALBERTO FERREIRA LIMA8 de agosto de 2015 às 21:55

    ADORO LER AS POSTAGENS QUE FAZ ESSE JORNAL MOSTRANDO EM DETALHES COMO ATUAR PARA MELHORAR O ASPECTO URBANO DESSA BELA CIDADE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O eleitor quer é dinheiro no bolso no dia da eleição. De idéias o inferno está cheio, meu caro.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  4. Defendo uma candidatura alternativa, desprendida de dinheiro e de gente vigarista. No momento não vejo em quem votar,pois todos são farinha do mesmo saco.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!