De Janeiro a Julho de 2014, o desembolso para construção de unidades de saúde e compra de equipamentos médicos chegou a 2,5 bilhões. Nesse ano o montante não passou de 1,7 bilhões. Em meio à crise, o Ministério da Saúde sofreu um corte de 13 bilhões em seu orçamento original que era de R$ 121 bilhões para 2015. Foi o segundo maior corte entre os ministérios.
Por: João Veiga

Os fatos do cotidiano demonstram a crise que vive a saúde no Brasil, podendo-se afirmar que ela está na UTI! Os meios de comunicação atestam, diariamente, o quão enferma ela se encontra. As recentes mortes e a ausência de médicos plantonistas chocaram o país!
ResponderExcluirÉ possível que, dispondo de mais informações, a população passou a demandar mais cuidados para a sua saúde! A procura não vem sendo correspondida. Não é tão simples apontar as razões. Está muito claro que o número de médicos e de paramédicos é insuficiente
Registre-se o descaso de alguns municípios em assegurarem o que lhes compete quanto à assistência à saúde dos seus munícipes. É justo lembrar os inúmeros encargos dos entes municipais que vêm amargando sérias dificuldades para atendê-los diante da limitação financeira que vem se consolidando nos últimos tempos. Cabe lembrar que a ‘divisão do bolo financeiro’ no Brasil é altamente injusta: União (60), Estados (25%) e Municípios (15%). Será, portanto, muito difícil a saúde sair da UTI!
O setor da saúde responde por um terço (32,38%) dos recursos federais que se perderam no caminho, considerando 39 ministérios e a Presidência. Ao todo, a União perdeu R$ 6,89 bilhões em desvios.
ResponderExcluirOs números refletem as 3.205 fraudes ou outras irregularidades identificadas pelo Ministério da Saúde e Controladoria Geral da União (CGU). Para o Ministério Público Federal (MPF), recuperar esse montante é tarefa difícil. Mais Na maioria dos casos, são prefeitos, secretários de Saúde ou donos de clínicas e hospitais que prestam serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS) que embolsam estas quantias desviadas.
É modo petista de roubar o nosso dinheiro, o chefe da quadrilha José Dirceu dá as ordens do presidio para que todos continue saqueando os cofres públicos.
No dia 11 de outubro acontecerá no Ipuarana Clube aqui em Fortaleza, um encontro nacional dos ex alunos franciscanos de Triunfo , Canindé, Tiangua, João Pessoa e de Ipuarana. A celebração religiosa será presidida por Frei Beto, Ministro Provincial. Na ocasião será lançado o livro - Ipuarana Clube 40 Anos Depois - uma coletânea sobre o Clube e a convivência fraterna dos ex alunos. São considerados todos os ex alunos.
ResponderExcluirDr João Veiga, escuto o senhor nos debates da Rádio Jornal.
ResponderExcluir