quarta-feira, 30 de setembro de 2015

TURISMO MUDOU A VIDA DA CIDADE



Há cerca de  trinta anos atrás, a principal atividade econômica e geração de renda da grande maioria dos municípios, principalmente dos pequenos,  estava presente a atividade agrícola. Mas nem todos souberam como aproveitar eficazmente o uso das terras apropriadas para exploração natural, apesar dos equipamentos disponíveis, seja para criação ou cultura. Isso pode ocasionar desperdícios que poderiam ser evitados com simples ações voltadas para o turismo que até bem pouco tempo ninguém ouvia falar no Interior, a não ser em meia-dúzia de destinos carimbados no Estado.

De 1990 por diante no entanto, essa prática saudável noutros diferentes recantos de Pernambuco, mais aproximados da Capital. Depois de análises preliminares ficou evidenciado existir potencial para objetivar melhorias na qualidade de vida e na renda das pessoas. Embora residentes ou trabalhando nas áreas castigadas pela seca, a exemplo da Região do Pajeú. Passou-se a  adquirir informações capazes de influenciar na visão moderna atualizada de como administrar o negócio onde a propriedade urbana e rural passariam a ser vistas como empresa competitiva, proporcionando melhor aproveitamento dos espaços.

Tudo dentro do princípio formalizado de produzir mais e oferecer melhores opções de lazer com menos recursos, fornecendo aos consumidores que frequentavam o "Oásis do Sertão",  atuando de esporádico visitante ou permanente turista, produtos de qualidade e preços competitivos. Mas para isso, o requisito básico adotado pelas primeiras hospedarias funcionando a nível de pousadas ( primeiro Pousada Triunfo - Vera Veríssimo, Avenida Frei Fernando, Bairro Liberdade e depois Pousada Baixa Verde - Pedro Junior - Rua Manoel Paiva dos Santos, Bairro Bela Vista) , era o proprietário  estar flexível para adotar uma nova postura

Depois da providencial implantação do programa orientador, com passar do tempo, aumentou a produtividade. Atualmente existem vinte e cinco recintos ( pousadas, hotéis e albergues) disponíveis ao público: Centro de Turismo do Sesc,  Pousada Calugí, Hotel Baixa Verde, Pousada Alpes, Pousada Café do Brejo, Otellim Triumph, Lar Santa Elizabeth, Pousada Campo dos Jatobás, Pousada São Paulo, Hotel Portal Triunfo, Pousada Monte Alegre, Pousada Opção, Pousada São Luiz, Pousada Timbaúba, Albergue São Boaventura, Pousada Recanto Feliz, Hotel Stella Maris, Pousada Certri, Pousada Panorâmica, Pousada Palhoção, Pousada Rei do Caldo, Pousada Recanto, Pousada Bom Jesus, Pousada Adeildo,  Pousada do Assis.


Pousada Pastoral Stella Maris
Pousada Lar Santa Elisabeth

Albergue São Boa Ventura
Centro de Turismo e Lazer do SESC
Otellin Triumph
Pousada Alpes

Pousada Baixa Verde

Hotel Portal Triunfo
Pousada Palhoção

Pousada Cetri

Pousada Panorâmica

Pousada Monte Alegre

Pousada Café do Brejo
Pousada Encontro das Águas
Pousada Calugí

 
Pousada Opção

Pousada Recanto Feliz




16 comentários:

  1. Esse jornal tem investido em um conceito diferente, se esforçando para tornar Triunfo mais confortável e atraente. Afinal, é fora de casa que as pessoas chegam a ser atraídas. Parabéns pelo bom serviço prestado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindo, o meu lugar...

      Excluir
    2. ta assim p dr luciano bomfim p melo tava n fin robaram d+. xô dr manin

      Excluir
    3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    4. Maurício Costa Ribeiro26 de setembro de 2015 às 08:05

      O Serviço Social do Comércio foi o responsável pelo renascimento de Triunfo, pois inclusive influenciou no restauro das fachadas das casas e a melhoria da limpeza da cidade..

      Excluir
    5. Que bom né

      Excluir
    6. MARAVILHOSO DE SE VIVER NESSA CIDADE ENCANTADORA DO SERTÃO, QUE É TRIUNFO.

      Excluir
  2. E graças à Deus existe ainda esta atividade turística embora ainda muito tímida. Quando digo tímida, me refiro aos recantos do Município que não possuem um fácil acesso a exemplo das estradas vicinais. Continua a ser incisivo nesta questão já que o poder público em época de grandes festas como Carnaval, Semana Santa, São João, Festa do Estudante, Festa da Padroeira dentre outras, não planejam de forma antecipada, vivem na dependência de verbas do Estado já que a Secretaria de Cultura e Turismo não consegue enxergar outras vias que poderiam ser exploradas para a consecução de projetos voltados para estes fins. Vemos hoje as tradicionais festas serem esquecidas e descaracterizadas mas fazer o que? Ainda temos um governo de faz de conta, que pouco está se incomodando com aquilo que poderia ser o grande filão econômico da região e podemos agradecer ao SESC por ter proporcionado diversos eventos porque senão teria fechado as portas. Turismo, cultura e educação estão ligados, não há cultura sem educação nem educação sem cultura e o esquecimento da cultura de um povo termina por tornar o povo ainda mais cego e a cidade a ter o êxodo rural como tem acontecido por falta de oportunidades.
    Gestão sem planejamento é gestão incompetente e esta que está aí já demonstrou que além dos escândalos que ocorreram, continua na inércia e no desgoverno sórdido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns a essa dupla dinâmica da oposição de Triunfo: Carlos Ferraz e Williams Terto pelo trabalho sensacional que fazem tentando conscientizar essa gente tão alienada.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TRIUNFO É UMA CIDADE LINDA DEMAIS

      Excluir
    2. Orgulho de ser triunfense....

      Excluir
  4. Triunfo estava entregue às baratas, o Sesc através do turismo foi quem salvou. O município estava indo de ladeira abaixo, era como se não tivéssemos governantes, suportando melos e bonfins da vida, com salários, mansões e mordomias, mas os trabalhadores diretos sem nada. Ainda é assustadora a situação de Triunfo, se mantiverem o mesmo grupo de comprovados larápios, que entram pobres e saíram todos milionários, basta analisar cada um e quem vai se candidatar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  5. Petrucio Antas Verissimo Melo23 de outubro de 2015 às 22:41

    Ser turística não significa dizer que tenha que elevar o custo de vida da população.

    ResponderExcluir
  6. Petrucio Antas Verissimo Melo23 de outubro de 2015 às 22:42

    Seja no comércio, em aluguéis, compra de terrenos, IPTU, os preços são extremamente abusivos.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!