sábado, 31 de outubro de 2015

SABORES GASTRONÔMICOS TRADICIONAIS DO MUNICÍPIO



As receitas que originaram a tradicional gastronomia de Triunfo, foram trabalhadas ao longo dos anos por diversas frentes independentes de nativos conterrâneos, a exemplo de: Adalgisa Assunção, Carminha Feitosa, Efigênia Granja, Zezinha Carvalho, Antonio Chuva, Maria Venera, e pela próprias gerações ascendentes misturadas e naturalmente prendadas na arte de cozinhar, atitude impulsionada também pelas freiras alemães, surgindo portanto uma culinária singular, surpreendentemente deliciosa, unindo tradicionais ingredientes aos produtos naturais da terra ganhando sabor especial com formas diferente de preparos adequadas, a cada espécie e próprias aos mais exigentes gostos e paladares.

Segundo pessoas bem informadas  da cidade, essas inovações de modalidades, inclusive foram difundidas aos poucos para os distritos de Canaã e Jericó e também variados sítios, ao ponto de gerar admiração em qualquer visitante que viesse degustar as comidas regionais aqui oferecidas, principalmente nas festividades movimentadas de batizados, primeira comunhão e casamentos, capaz de dar água na boca: colchão de porco;  carne de sol com feijão verde regado à manteiga de garrafa;  guandú com galinha caipira; arroz vermelho com bode;  galinha de cabidela; guisado de porco ou linguiça; bode assado e guisado; panelada, mão de vaca, cozido. E uma infinidade de receitas que constam no livro "Receitas Deliciosas da Cozinha Triunfense", de Maria Lúcia Alves de Lima.












DOCES, BOLOS E LICORES








Teca Diniz





22 comentários:

  1. Luiz Henrique de Souza9 de outubro de 2015 às 06:59

    Tenho que admitir que a razão do grande o alcance de leitores deste jornal é motivado pela sua comprovada coerência e diversidade de assuntos vinculados à nossa cidade que está distante, mas que fica presente quando logo cedo é iniciada a revisão de notícias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Maria Cavalcanti Queiroz9 de outubro de 2015 às 08:19

      O fruto dessa inquietação do amigo Ferraz por contínua melhoria da cidade tem resultado a reformulação da sua identidade visual que constitui-se um cartão de visita para Pernambuco.

      Excluir
    2. Muito interessante essa matéria sobre a culinária triunfense. Quem diria que o combativo jornal esquerdista iria progredir tanto e diversificar seus seus conceitos.Talvez seja essa a razão do sucesso.

      Excluir
    3. Maravilhosa!!!

      Excluir
    4. Thiago Ferreira Lima9 de outubro de 2015 às 21:21

      Não é em vão que amo bastante essa cidade e tenho um sonho de um dia voltar a morar nela para sempre .

      Excluir
    5. Um lugar muito bonito valeu

      Excluir
    6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. CAMILA TORRES CAMPOS9 de outubro de 2015 às 07:59

    BASTANTE PRESTIGIADO O BLOG OPINIÃO JUSTAMENTE PELO ESTILO DIFERENCIADO DOS DEMAIS CONCORRENTES DA REGIÃO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elisabete Ferraz De Sá Barreto9 de outubro de 2015 às 20:55

      Pretendo inserir na Programação da XX Caravana da Saudade um evento que una Sabores Gstronômicos de Triunfo e Arte da Dança ,aceito sugestões onde e como realizar!

      Excluir
    2. TRIUNFO É DEMAIS......

      Excluir
    3. Mas falta um prefeito de verdade e não um prefeito turista que deixa tudo nas mãos de terceiros e durante as três gestões cuidou das suas particularidades administrando somente por telefone.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  3. Paulo Fernando Nunes9 de outubro de 2015 às 09:15

    Por que os vereadores brincam com a vida de todos nós cidadãos, ganhando salários e benefícios absurdos, mas não atuam como deviam em favor da população? Tenho ojeriza à forma como os senhores fazem política aí em Triunfo e ainda recebem apoio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçado é que o descrito não tem nada haver com o que comentou acima o senhor Paulo Fernando.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  4. Meu caro editor, Carlos Ferraz,
    Oportuno o seu destaque sobre a culinária triunfense e sobre o livro de Lúcia Alves. Sugiro somente que identifique a foto de Teca Diniz, grande mestra triunfense da culinária e da gastronomia. A matéria publicada possibilita, para quem não conhece as duas, a identificação de Teca como sendo Lúcia. Abraço, parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senhor Antonio quando vai fazer mais publicações? Gosto dos seus escritos que transportam a gente ao passado.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  5. Além da beleza, do clima, da natureza, do verde, Triunfo tem gastronomia de primeira qualidade só necessita disciplinar e orientar mais.

    ResponderExcluir
  6. Caríssima Lurdinha Nascimento,
    grato pela referência às minhas intervenções no Opinião, sugiro ler uma nota no artigo "Homenagem a D. Leda, eterna mestra".

    ResponderExcluir
  7. Olá!!
    Como posso adquirir esse livro?
    Achei-o muito interessante.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!