sexta-feira, 6 de novembro de 2015

CARTA À REDAÇÃO - POR LUIZ ANDRÉ CAVALCANTI

Cemitério da Recoleta, ponto turístico na província de  Buenos Aires, Argentina

Considerando o comentário da Srª Eneida Neves,quanto a matéria aqui publicada, "CEMITÉRIOS COMO PONTO DE VISITAÇÃO TURÍSTICA", na oportunidade venho comentar e lembra-lá que nas grande cidades turísticas do mundo se faz turismo religioso e sacra aos cemitérios e túmulos, só para citar alguns, para seu conhecimento: As Catacumbas de Roma (em italiano: Catacombe di Roma) ; Mosteiro e Sítio do Escorial, em espanhol: El Real Sítio de San Lorenzo de El Escorial, na Espanha; O Cemitério do Père-Lachaise (em francês: Cimetière du Père-Lachaise) é o maior cemitério de Paris e um dos mais famosos cemitério como ponto turisticosdo mundo; O Cemitério de Highgate, oficialmente chamado de St. James, fica em Londres; Abadia de Westminster, em a Londres/ Inglaterra; cemitério Central de Viena, Zentralfriedhof, abriga a nata da música clássica como Beethoven, Brahms, Franz Schubert e Johann Strauss; O Cemitério Nacional de Arlington, em Washington D.C/USA, onde está sepultado no local o ex-presidente John Kennedy; Cemitério de Hollywood Forever, em Los Angeles/USA, tem mausoléus de Johnny Ramone, ex-Beatle George Harrison; O Cemitério de Babaoshan, em Pequim/China; Cemitério Old Jewish, em Praga/ República Tcheca. Cemitério da Recoleta, ponto turístico na cidade mais europeia da América Latina, Buenos Aires, Argentina; Cemitério de São João Batista (Rio de Janeiro /Brasil), que conta também com visita guiada; Cemitério da Consolação, em São Paulo, abriga obras de escultores como Victor Brecheret , Cemitério de Santo Amaro em Recife, também abriga escultores e artes, e por que não em Triunfo? Sepulturas, túmulos, tumbas... Tudo isso pode inspirar medo, receio de confrontar com o mist´rio da morte. Mas, cemitério também é sinônimo de arte, beleza e curiosidades que atraem muitos os visitantes, são realmente pontos turísticos e constam nos roteiros de todas essas cidades, posso testemunhar por que conheço parte deles e gostei muito de ter a oportunidade de visitá-los... Além de rezar pelos que já foram para outra dimensão, podemos conhecer a cultura de um povo na forma de tratar os seus mortos, a sua fé, as suas crenças e crendices populares. É uma questão de sensibilidade...


Por: Luiz André Cavalcanti / Isa Cavalcanti



4 comentários:

  1. Gostei bastante do texto que mostra com toda propriedade ser possível utilizar os cemitérios e ossários de Triunfo em pontos atrativos.Segundo foi por editorial anterior do Blog Opinião sugerido.

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo Lopes Medeiros7 de novembro de 2015 às 08:23

    Muito bem especificada a razão do aproveitamento desses espaços considerados religiosos.

    ResponderExcluir
  3. foi uma aula dada com muita competência pelo senhor luiz andré cavalcanti

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!