segunda-feira, 30 de novembro de 2015

POVOS DIFERENTES CONTRIBUÍRAM COM A BELEZA POR CARLOS FERRAZ










Acredita-se plenamente que o " rápido visitante momentâneo " e o " estabelecido turística periódico" ao desembarcarem em Triunfo-PE, a mais alta cidade pernambucana, mesmo sendo desatento observador terá como primeira impressão tratar-se de ambiente diferenciado, justificando a denominação de "Oásis do Sertão", que expressa mistura de sensações, refletidas  pelos mais diversos povos estrangeiros (alemães, portugueses, ingleses, americanos, suíços, italianos), habitantes do século passado.Entre os pontos altos estão as igrejas e capelas existentes na sede e distritos Canaã e Jericó.

Igreja Matriz de N.S. das Dores
Igreja do Rosário

Igreja de São Luiz Gonzaga

Capela do Colégio Stella Maris (Igreja de São Judas Tadeu)

Capela do Convento são Boa Ventura (Igreja de São Francisco)

Capela de São Pedro - Canaã - Triunfo Pe
Igreja de Senhora Sant'ana - Jerico - Triunfo PE

Ainda é possível encontrar influências e contribuições na arquitetura, costumes, agricultura, construções, aspectos fisionômicos, deixados por aqueles que passaram significativas temporadas. Embora, muitas dessas  ações e obras, infelizmente tenham sido aniquiladas e destruídas no período contagiante de falso modernismo que atingiu os anos 1970, 1980,1990. O valorizado perfil arquitetônico neoclássico, transformado em deprimente visual depois das cerâmicas e azulejos, adotados naqueles monumentos representativos (casarões e sobrados), que formavam o conjunto arquitetônico, provocando caos prejudicial à comprovada beleza.

16 comentários:

  1. Leonardo Mendonça Filho12 de novembro de 2015 às 06:55

    Acredito que são munidos de matérias importantes assim que o blog Opinião consegue divulgar a cidade de Triunfo além das suas fronteiras, conquistando simpatia maior do seus muitos leitores espalhados pelo Brasil e Exterior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O trabalho deve sintonizar a vontade da população e do poder público para melhorar a cidade.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. DIOGO GOMES DOS SANTOS13 de novembro de 2015 às 00:59

      PODEM SONHAR UM BOCADO, MAS NADA SERÁ TRANSFORMADO EM REALIDADE. LEMBREM-SE VOCÊS ESTÃO EM TRIUNFO, PERNAMBUCO, BRASIL, UM GROTÃO SERTANEJO QUE ADMIRA A QUADRILHA DO PT. COMO NADA DE NOVO PODE ACONTECER. POR ISSO LAVEI FAZ TEMPO....

      Excluir
    4. Grandes contribuições realmente deixaram nossa cidade belíssima

      Excluir
    5. Sr. Willian Terto Melo, o senhor vem fazendo serias e graves acusações contra o prefeito e toda a sua equipe e contra João Batista. O senhor me prometeu que que o prefeito ia ser cassado, que João Batista ia ser preso e que Lula Baião e toda a sua família iriam ser expulsos dos terrenos invadidos. Até agora nada aconteceu. O senhor disse aqui neste conceituado jornal, que haviam vários processo na justiça contras estas pessoas. Desafiei o senhor a mostrar estes processos, marquei com o senhor na frente do fórum, por mais de 03 vezes, e o senhor não. Agora vem dizer que tem compra de votos? Porque não denuncia? O senhor não é advogado? Tudo enrrolação. O senhor é candidato a prefeito, com o apoio de de Eduardo Melo, Maninho Melo, Lula Baião e Gilson do Pará, que ninguém sabe que ele faz em São Paulo.É tudo mentira, afinal o senhor é MELO e não assume. CUIDADO POVO.

      Excluir
    6. Carlos Alberto Barbosa1 de dezembro de 2015 às 20:34

      Recordo da atuação política do triunfense Carlos Ferraz desde ainda muito jovem, sempre reivindicava, brigava, desafiava autoridades de todos os escalões, desde que estivesse em pauta vantagens para o seu querido Triunfo. Atraiu vários órgãos nos governo Arraes, e Carlos Wilson por que tinha conhecimento que seu município necessitava avançar no modelo de progresso sustentável e nunca visando o assistencialismo sem critérios que procuravam fazer outros correligionários, inclusive da vizinha Santa Cruz da Baixa Verde. Foi um dos principais artífices da eletrificação rural e urbana de Triunfo, junto ao seu amigo, Clodoaldo Torres, ex-deputado, presidente da Assembléia Legislativa e Secretário de Minas e Energia. Além de outras muitas conquistas nas diferentes áreas de atuação do Estado de Pernambuco. Só isso seria o bastante para calar os críticos com visão estreita e obrigar a reflexões mais abrangentes, sobre quem tem realmente amor verdadeiro e relevantes serviços prestado a Triunfo.

      Excluir
  2. Maria do Carmo Rodrigues12 de novembro de 2015 às 07:03

    Confesso, todos os dias não vejo a hora de fazer minha revisão logo cedo nos assuntos postados em relação a Triunfo, pois são entusiasmantes a forma do autor expor a admiração velada à sua terra natal, aplicando ao mesmo tempo sugestões da maior relevância.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em momentos de profunda crise como a atual, que vivemos agora no País, devido a uma série de desastrosas gestões governamentais petistas que deixou tudo à beira do colapso total, a propaganda torna-se medida ainda mais necessária para salvar o cenário do empreendedorismo. As ferramentas de comunicação disponíveis ajudam a criar oportunidades para o fortalecimento de marcas a serem repassadas aos clientes das mais variadas categorias. No turismo, o aumento da competitividade e a conquista de novos frequentadores, mesmo nos pontos econômicos desfavoráveis pode haver superação.Estudos comprovam que áreas destacadas exploradoras do setor, assim como Triunfo, devem investir em marketing nesses períodos de arrocho; elas aparecem depois, quando a fase ruim termina, como ganhadoras de maior preferência de mercado. É preciso anunciar sempre as potencialidades da bela localidade pernambucana situada no Alto Sertão Pajeú. Por isso, acho positivo o desempenho do conceituado blog Opinião Triunfo. Acertou em cheio, quando resolveu acreditar na exploração das suas inquestionáveis belezas naturais e arquitetura urbana: utilizando a criatividade de sugerir à administração mudanças objetivas que influenciam, sem dúvida alguma, na qualidade de vida dos habitantes e frequentadores temporários.Falta somente um pouco de reconhecimento das personalidades constituídas recebedoras de vantagens por tabela; mas incapazes de agradecer as importantes ações.Resultado que leitor relacionado com pessoas do lugar é capaz de observar, mesmo distante dos problemas cotidianos devido a não ocupação do território citado. Mesmo não fazendo parte do processo, nada custa opinar favorável: se não ajudar; também não atrapalha.

      Excluir
    2. DIOGO GOMES DOS SANTOS13 de novembro de 2015 às 00:55

      OK, OK, OK........

      Excluir
  3. Ousada idéias para Triunfo, sem que a realidade social, econômica, ambiental e urbana da cidade seja alterada, melhorando a a qualidade de vida dos cidadãos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  4. Os vários projetos aqui apresentados são realmente qualificados e podem nortear um crescimento melhor estruturado da cidade a partir de um plano com visão ancorado no futuro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DIOGO GOMES DOS SANTOS13 de novembro de 2015 às 00:54

      NENHUM DESSES SERA REALIZADO NESTA GESTÃO QUE NÃO SE ENCONTRA NEM UM POUCO INTERESSADA NAS OBRAS DE REQUALIFICAÇÃO DA CIDADE. ISSO NÃO RENDE VOTOS E NEM DINHEIRO NA CONTA BANCÁRIA.ACORDA PRA JESUS....

      Excluir
  5. às vezes penso que o amigo Carlos Ferraz vive entre o mundo real e o da ficção.

    ResponderExcluir
  6. Eu me manifesto parabenizando Carlos Ferraz, que vê e sente a nossa cidade como diferente, bela e promissora. Turismo é negócio gerador de renda, é motivo para empreendedores ganharem dinheiro. Ao serviço público cabe manter a cidade limpa e calçada, manter a educação fundamental funcionando a contento e manter o serviço básico de saúde. Se os funcionários municipais e os fornecedores estão recebendo em dias, também nesse ponto Triunfo se diferencia da maioria dos municípios do Estado e até do Brasil, cuja crise é generalizada. Agora que as estradas para a zona rural merecem um atenção maior, merecem.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!