terça-feira, 10 de novembro de 2015

VERDADES ABSOLUTAS DE CADA QUAL E O TERROR DAS PALAVRAS DO MINISTRO TEORI...? - POR LUIZ SAUL


Driblar a tese e o sentimento do catastrofismo constitui a garantia do equilíbrio e da isenção na avaliação dos fatos. Uma boa forma de se conseguir esse tipo de imparcialidade consiste certamente em manter os próprios pensamentos sob um tipo de permanente suspeição e vigilância, para a melhor filtragem das “verdades absolutas” de cada qual.

A questão que pega é quando somos naturalmente compelidos à interpretação de notícias, ou até mesmo de frases soltas enunciadas por terceiros, como está acontecendo neste momento no país.

Com efeito, a Polícia Federal está a requerer mais prazo para a continuidade da investigação sobre o senador Renan Calheiros, o qual, por estranho, andava apartado do noticiário da Operação Lava Jato, ainda que haja sido um dos primeiros citados na famosa e denegridora Lista do Janot, ainda no início do processo.

É de se interrogar se os pecados a ele eventualmente atribuídos possam ser maiores do que se suspeita, ou se o inquérito encaminha-se para o arquivamento, hipótese improvável, a meu pensar. 

No ínterim, o senador que se afigurava como potencial adversário, ou mesmo inimigo do Planalto, chegou-se ao Governo e até apresentou uma pauta “salvadora” chamada de Agenda Brasil que não mereceu discussão e da qual ninguém mais se lembra. Era um conjunto de plotagens desordenadas que mudou momentaneamente o holofote e teve o condão de estabelecer um flerte com a madama comandata, e só. Mas, sugestivamente transmitiu a sensação de “esquecimento” pelos investigadores. 

Dissipada a sensação, não se sabe se o romance findou ou se o político tornou-se inservível, ainda que na semana passada, o seu filho, governador das Alagoas, haja estado a abraços com a madama sapiens, em Inhapim, em mais uma das muitas e repetitivas inaugurações da transposição do Velho Chico, que continua apenas ornamental sem dar água a quem necessita.

Mas, falando em interpretações de fatos ou de frases, o enigmático Ministro Teori Zavascki, do STF, teria confidenciado que “o pior está por vir”. Sentença de tal profundidade, emitida naquele nível de investidura por quem está conduzindo o processo de investigação na Corte, há de preencher mais de quinhentas laudas em letras pequenas. 

O alvoroço imediato àquele pronunciamento deve estar produzindo zilhões de interpretações, e, mais que isso, provocando cachoeiras e suores em todos os cantos da Pátria Esfolada, especialmente ali pela Esplanada e pelos Palácios da Alvorada e do Planalto, com reverberações importantes em muitos outros endereços.

Suspeitando dos meus pensamentos e interpretações, não sei dizer se a PF encontrou provas mais robustas contra o Renan, a ponto de solicitar a prorrogação dos prazos, assim como se o Ministro Teori está tocando terror, ou se, com o domínio das informações, considera que o Inferno de Dante foi menor do que o do Brasil atual.
Ave, macaxeira! Eu te saúdo!


Por: Luiz Saul Pereira ,
direto da sucursal de Serra Talhada PE - Vale do Pajeu

5 comentários:

  1. Edmilson José da Silva10 de novembro de 2015 às 21:00

    Saul mesmo em Serra Talhada, está sempre ligadão com o noticiário do DF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O País está parado, a inflação galopante, o dólar nas alturas e não surge um líder da oposição que defina esta situação constrangedora.

      Excluir
  2. TODO ESSE MAR DE LAMA NA POLÍTICA SURGIU NO GOVERNO DO PT, QUE SE DIZIA ÉTICO.

    ResponderExcluir
  3. A corrupção derrubou o limite da honradez e da decência.

    ResponderExcluir
  4. O ministro da Fazenda Joaquim Levy fez apelo aos senadores pelo reajuste. Que pais é esse?

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!