quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

A MAGIA DO NATAL: LUZES, CORES E SOLIDARIEDADE

O encanto do Natal embeleza a cidade e contagia as pessoas com o chamado "espírito natalino"


Luzes e cores embelezam os cenários das cidades, cuja decoração extrapola a sua função meramente estética e cria um ambiente mais propício para a manifestação dos sentimentos mais nobres como, por exemplo, o amor ao próximo. 


As casas, os prédios, as praças, os jardins, as lojas, as ruas e as avenidas das cidades ganham um cenário de brilho e cores. É uma época especial, como estivéssemos inebriados pelo tão falado "espírito natalino". Ah, como seria bom que isso acontecesse durante todo o ano e não apenas no mês de dezembro!


As cidades se enfeitam toda para homenagear o menino Jesus, cujo nascimento é comemorado pelos cristãos no dia 25; e o Papai Noel, o bom velhinho de barbas brancas, com sua roupa de veludo vermelho, que simboliza o ato de presentear.

Árvores de Natal, guirlandas, velas, bolas, presépios e muitas luzes coloridas são alguns dos símbolos que compõem a decoração natalina dos ambientes internos e externos. Em muitos casos, a criatividade utilizada nos transporta a um mundo de pura magia, bem diferente do real em que vivemos.

É justamente essa a intenção daqueles que trabalham nos bastidores, produzindo verdadeiras ilusões. Com muitos efeitos visuais obtidos pela iluminação, a criatividade dos decoradores, a cada ano, nos surpreende e nos encanta.



Solidariedade


O Natal é a grande festa da solidariedade universal. Comemorado em quase todo o mundo, o Natal cultiva nas pessoas sentimentos - muitas vezes, esquecidos - como o amor ao próximo.

A decoração extrapola a sua função meramente estética, na medida em que cria um cenário mais propício para a manifestação dos sentimentos mais nobres do ser humano. Nem mesmo a importação de valores de outras culturas interfere no resultado final dos cenários natalinos.
É o caso, por exemplo, do Papai Noel. Símbolo do Natal europeu, Papai Noel chegou aqui no seu trenó puxado de renas, impondo novos signos como a árvore (pinheiro) de Natal enfeitada de neve e bolas de vidro coloridas. O robusto velhinho desbancou antigos folguedos culturais (pastoris e reisados). Junto com seu saco de presentes, também trouxe o sentido comercial para o Natal. Hoje, no mundo globalizado, isso pouco importa.

Contagiante

É quase impossível não se contagiar com os encantos do Natal. As músicas, as luzes, a decoração, a confraternização, enfim, um tempo de fantasia. Nessa época, são muitos os que se transformam na doce figura de Papai Noel, deixando a solidariedade aflorar e levam um pouco sonho para aqueles que não podem sonhar. É o tão falado espírito de Natal que invade nossos corações e nos deixa tão apaixonados pela vida.

O protagonista pela maior festa da cristandade também sonhou, quando de sua passagem pela terra. Sonhou com um mundo de felicidade para todos. Sonhou e pregou a paz entre todos os povos do planeta azul.

Concretizar a magia do Natal é, sem dúvida, materializarmos nosso amor nesse momento de reencontro. Se pelo menos um de nós, em cada família, plantar um gesto ou ação concretizando o desejo de que outros possam ficar felizes, essa semente irá se fortificar no coração dos que amamos e aguardar por momentos de felicidade.

Um comentário:

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!