sábado, 12 de dezembro de 2015

PARQUES NA CIDADE COM ÁREA DE PRÁTICAR ESPORTES - POR CARLOS FERRAZ









Tem quem acredite... um sonho poderá finalmente virar realidade com a população desfrutando do Parque Ecológico de Triunfo e Parque  Urbano Municipal que parcialmente deverão ser erguidos em duas valorosas áreas da cidade, respectivamente o sítio do Convento São Boaventura - pertencente à Ordem Terceira de São Francisco, através de sistema de comodato e o sítio do espólio Manoel Cardoso Gastão  - pertencente agora por doação da família, à Prefeitura Municipal.

Durante visita  realizada no  Convento São Boaventura, situado na Avenida Frei Fernando, Bairro da Liberdade, um limitado grupo de triunfenses interessados no sonhado projeto de transformar o espaço em Parque Ecológico ou Pátio de Eventos, reafirmou o compromisso de continuar lutando pela execução dessa importante obra para a cidade turística de Triunfo, denominada o "Oásis do Sertão".

Segundo estudos preliminares realizados por figuras integradas na melhoria de qualidade de vida da cidade turística, o investimento total da execução do projetado, conforme citado, é porque ao todo seriam instaladas várias frentes de serviço visando oferecer: biblioteca pública, museu, arquivo; quadra poliesportiva; espaço de esculturas, área de pequenos fábricos: parque de diversão; zoológico regional; recuperação do campo de futebol; arena cultural; pátio de shows; escola profissionalizante. Todos dentro da área disponível, pertencente à Diocese Franciscana.

Por sugestão dos vários defensores dessa grande transformação urbana, o projeto contempla maior parte de área verde. No espaços serão construídas praças, bicicletário, playgrouds, além disso o empreendimento poderá contar pistas de bick cross, cooper, skate, ciclovia, quadras poliesportivas, Academia da Cidade, arena para shows e apresentações culturais, estacionamentos. No trecho de preservação do meio-ambiente defende-se que sejam plantadas muito mais árvores com preferência às acerolas e pitangas de práticos frutos, sem esquecer o plantio de palmeiras imperiais, oitis, ipês-amarelos, paus-formigas, jasmim-vapor, entre outras espécies. Vale à pena sonhar que na realidade tudo isso aconteça!!! 

Sobre os temas  relacionados a instalações de Parques Ecológicos, Preservação das Áreas Verdes, Articulação das Áreas de Gestão relacionadas a Cultura, Esporte e Lazer , os Informativos A Verdade Escrita, Jornal Opinião e Opinião Digital vem insistentemente sugerindo e cobrando das autoridades gestoras, das instâncias  e instituições públicas, segmentos sociais,  além da iniciativa privada numa parceria  público x privada, a realização desses sonhos e a efetivação dos projetos que muito irão contribuir com o município e suas comunidades, quanto à prática de esportes, cultura e lazer. Senão vejamos e os leitores podem conferir:

MATÉRIAS PÚBLICAS AO LONGO DOS ANOS DESDE DA INSTALAÇÃO DO BLOG OPINIÃO:

28/08/2010 - UM PARQUE ECOLÓGICO...

22/07/2011 - PRESERVAR O VERDE DE TRIUNFO

11/10/2011 - INSTALAÇÃO DO PARQUE SÃO BOAVENTURA

11/12/2011- PARQUE ECOLÓGICO DA CIDADE

27/02/2012 - SONHO DO PARQUE ECOLÓGICO

16/06/2012 - PARQUE ECOLÓGICO URBANO DESEJADO

19/10/2012 - ARTICULAR: EDUCAÇÃO, CULTURA, ESPORTE E  LAZER

29/10/2012 - PARQUE URBANO TRIUNFENSE NO CONVENTO

29/11/2012 - INSTALAÇÃO DE PARQUES ECOLÓGICOS MUNICIPAIS

18/03/2013 -  SONHO QUE PODERÁ VIRAR REALIDADE

26/06/2013 - JARDIM BOTÂNICO NA CIDADE MAIS ALTA DO ESTADO

29/10/2013 - CIDADE TURÍSTICA NECESSITA DE PARQUES ECOLÓGICOS

31/03/2014 - APROVEITAR VERBA DISPONÍVEL PARA CONSTRUÇÃO DE PARQUE

10/05/2014 -  PARQUES ECOLÓGICOS NA CIDADE CONTINUAMOS  NA LUTA ...

13/07/2014 - ESPAÇOS DE LAZER MERECEM SER CRIADOS

22/11/2014 - DEVE-SE INSISTIR NA CRIAÇÃO DO PARQUE ECOLÓGICO

31/01/2015 - ÁREA VERDE COM CULTURA E ESPORTE

31/08/2015 - ÁREAS  VERDES PODERIAM SER PARQUES MUNICIPAIS


Por: Carlos Ferraz
         Editor/ Triunfo - PE
                  

18 comentários:

  1. Triunfo possui muitas paisagens maravilhosas que recebem os visitantes que descansam à vontade, tanto faz no inverno como no verão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Fernando Luiz Alves Ferreira11 de dezembro de 2015 22:07

      As imagens fazem lembra um passado de sucesso no futebol de minha querida cidade.Todos os domingos o campo do convento São Boaventura cheio de gente e ainda mais colorido pelas bonitas moças internas do Colégio Stella Maris que abrilhantavam o evento junto a outras beldades femininas da cidade.A ideia do Ferraz é maravilhosa...

      Excluir
    3. Lucilo Correia Araújo11 de dezembro de 2015 22:41

      Excelente ideia veiculada e compartilhada pelo emérito Jornalista e Editor do Jornal Opinião, Carlos Ferraz. Como já foi dito, as grandes realizações necessitam de serem sonhadas, antes das suas concretizações. Espera-se que os gestores públicos e os políticos progressistas sejam motivados para a construção desse importante Parque Municipal Ecológico de Triunfo, cujos custos e despesas (depois de fundado) poderá ser autofinanciável. Como a "Imaginação Criadora" (como falava o Gen. nacionalista Geisel) deve nortear os grandes empreendimentos, apresento dentro dessa vertente a idéia já aplicada em Pernambuco: A adequação e a restauração da BR-101/PE no denominado Lote 6 foi uma obra de cooperação e objeto do termo firmado entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) e o Exército Brasileiro. O 3º Batalhão de Engenharia de Construção (3º BEC - Batalhão Visconde de Parnaíba – PICOS/PI) foi a Organização Militar de Engenharia, subordinada ao 1º Grupamento de Engenharia, designada para executar a obra, que a custos módicos foi um sucesso. Talvez, mobilizando o DNIT, via Governo do Estado, e o Ministro da Defesa, um nordestino de boa cabeça -Aldo Rebelo, talvez isso ajude na concretização desse sonho do povo de Triunfo. abraço. Lucilo Correia de Araújo.

      Excluir
    4. Muito bom..

      Excluir
  2. Sheila Tavares de Melo9 de dezembro de 2015 13:34

    Acho que por causa de tanta publicação feita por esses jornais, Triunfo ganhou maior notoriedade e os guias passaram a organizar turismo ecológico e oferecer hospedagem rural.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. será que as pessoas entendem todo esse empenho de Carlos por Triunfo ou acham que deseja um dia ser candidato?

      Excluir
    2. Avante companheiro! Vamos a luta!

      Excluir
  3. Ivanildo Ferreira da Silva9 de dezembro de 2015 13:51

    dos municípios da região acho que triunfo é que tem o crescimento mais moderado, muito aquém do desenvolvimento de uma carnaíba ontem uma administração abrangente e sem focos de corrupção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  4. Êita que saudade do campo do convento que tinha muito jogo bom naquele tempo.

    ResponderExcluir
  5. Carlos Ferraz, VC sabe se eu consigo fazer uns passeios com os.meninos, tipo trilha? Faz muito tempo q não volto à terra. Em janeiro estaremos aí. Tem alguma empresa q VC recomende? Outra coisa, o Lar Santa Elizabeth ainda hospeda?

    ResponderExcluir
  6. Excelente ideia veiculada e compartilhada pelo emérito Jornalista -Editor do Jornal Opinião. Como já foi dito, as grandes realizações necessitam de serem sonhadas, antes das suas concretizações. Espera-se que os gestores públicos e os políticos progressistas sejam motivados para a construção desse importante Parque Municipal Ecológico de Triunfo, cujos custos e despesas (depois de fundado) poderá ser autofinanciável. Como a "Imaginação Criadora" (como falava o Gen. nacionalista Geisel) deve nortear os grandes empreendimentos, apresento dentro dessa vertente a idéia já aplicada em Pernambuco: A adequação e a restauração da BR-101/PE no denominado Lote 6 foi uma obra de cooperação e objeto do termo firmado entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) e o Exército Brasileiro. O 3º Batalhão de Engenharia de Construção (3º BEC - Batalhão Visconde de Parnaíba – PICOS/PI) foi a Organização Militar de Engenharia, subordinada ao 1º Grupamento de Engenharia, designada para executar a obra, que a custos módicos foi um sucesso. Talvez, mobilizando o DNIT, via Governo do Estado, e o Ministro da Defesa, um nordestino de boa cabeça -Aldo Rebelo, talvez isso ajude na concretização desse sonho do povo de Triunfo. abraço. Lucilo Correia de Araújo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vejo o autor como bem escreveu detalhado o comentarista acima sensível a causas nobre nesse município, instrumento fundamental para desenvolver um debate junto autoridades para melhor configuração urbana e maior qualidade de vida.

      Excluir
  7. JOSÉ RIVALDO PEREIRA11 de dezembro de 2015 20:59

    FAZ UM MIL ANOS QUE FERRAZ DEFENDE O REAPROVEITAMENTO DO CAMPO DO CONVENTO, LEMBRO QUE DESDE O TEMPO DE FREI DOMINGOS E DEPOIS FREI LUCAS ELE BATE NESSA MESMA TECLAS SEM CONSEGUIR REALIZAR O SONHO DE PELADAS MENORES NAQUELE ESPAÇO FUTEBOLÍSTICO.

    ResponderExcluir
  8. O Sítio é pertencente a Ordem dos Frades Menores.

    ResponderExcluir
  9. Procurei ler a maioria das matérias relacionadas a esse assunto como cita no teor deste importante texto e posso qualificar todos como excelente e de grande valia para um administrador que deseje atuar com brilhantismo, pois são sugestões que já vêm mastigadas, somente necessitando ajustar e executar a obra.

    ResponderExcluir
  10. Meu caríssimo Carlos, meus conterrâneos triunfenses. A ideia do parque é louvável. Sugiro somente que a mesma equipe que visitou a área do Convento, se reúna novamente e vá até o guardião da casa, ou vá até ao Provincial da Ordem e peça o comodato da área que convier. Para quem? Para a Associação do Parque Triunfense de Lazer, criada num relance, registrada por Antônio Orlando. A Ordem (franciscanos) não dá nada de graça, é preciso pensar numa retribuição qualquer. Sem envolver prefeito ou prefeitura, envolvendo o povo, os filhos de Triunfo residentes fora município. Veja a sugestão do Dr. Lucilo, escrevam para ele, peguem a deixa. Uma vez conseguido o comodato, a primeira providencia será limpar a área. Ai entra a prefeitura ou a Empresa que presta o serviço de coleta de resíduos. Eu estou a seu dispor aguardando as ordens. As obras complementares virão depois. Será oportuno conversar com um ou com alguns arquitetos conterrâneos para apanhar uma sugestão de projeto. Com um projeto em mãos, tudo que for incorporado não será mais destruído. Vamos em frente criar o parque.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!