quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

PAULO CÂMARA E A OPOSIÇÃO DEFENDE JARBAS VASCONCELOS NO COMANDA DA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA


O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, vice-presidente nacional do PSB, defendeu na quinta (10) o nome do deputado federal Jarbas Vasconcelos (PMDB) para suceder no cargo o atual presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), e ser o novo condutor do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT).
Paulo considera não ver, “neste momento”, elementos para a queda da presidente. E seu partido, o PSB, já adiou duas vezes a reunião em que se posicionaria sobre a questão. A previsão atual é o encontro ocorrer no próximo dia 17.
Embora o socialista seja um dos 16 governadores que assinou a “carta da legalidade”, após reunião com Dilma, Paulo Câmara diz que o ponto é a legitimidade do processo sob o comando de Cunha. Jarbas, conhecido crítico do PT, tem condições de conduzir o impeachment com “ética, transparência e moralidade”, diz o governador.
“Eu não sou eleitor da presidente Dilma. Nosso governo [do PSB] é de independência. Nós não apoiamos muita coisa que o governo faz. Entendemos que a política [econômica] foi errada e equivocada, está levando à recessão e à inflação”, afirmou Paulo Câmara, para quem “impeachment não é golpe”, mas um processo aberto, no qual a decisão final cabe ao Congresso.
“Entendo também que é hora desse processo ser concluído e ele precisa ser concluído com pessoas que tenham legitimidade para concluir ele, que não é Eduardo Cunha. Temos muitos deputados que têm condições de concluir esse processo. E eu inclusive tenho candidato, que é o deputado Jarbas Vasconcelos. Ele tem condições de ser o presidente da Câmara e conduzir, mesmo com as opiniões dele, conduzir com ética, transparência, moralidade”, afirmou Paulo Câmara.
Vale lembrar que, no início do ano, o partido do governador, o PSB, também teve candidato à presidência da Câmara. Quem disputou o cargo foi o deputado Júlio Delgado (PSB-MG). Paulo fez a declaração no ar, em entrevista à Rádio Jornal. Fora do ar, questionado sobre o nome de Júlio Delgado, minimizou a questão. Comentou de forma genérica que o deputado socialista não tem se movimentado neste momento.
Jarbas está em plena campanha para o cargo. Já falou publicamente do assunto e concedeu entrevistas a diversos programas de TV, como o Roda Viva, da Cultura, e o Programa do Jô, na Rede Globo.

OPOSIÇÃO ARTICULA A TROCA DE CUNHA POR JARBAS VASCONCELOS


Com o fracasso retumbante das manifestações pró-golpe neste domingo 13, a oposição coloca em prática nesta semana um plano que prevê preservar o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ao mesmo tempo em que salva o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff; isso porque se chegou a um consenso, entre oposição e mídia, de que o golpe é inviável tendo à frente um parlamentar com tantas acusações de corrupção e de interferência em investigações; estratégia é que Cunha renuncie ao cargo, salvando o mandato, para que depois se convoque novas eleições e seja eleito Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), dando sequência ao processo; acordo já estaria adiantado em Brasília.
Isso porque se chegou a um consenso entre a imprensa e os partidos opositores, como o PSDB do senador Aécio Neves (MG), o DEM, liderado na Câmara por Mendonça Filho (PE), e o Solidariedade do deputado Paulinho da Força (SP): um golpe tendo à frente Eduardo Cunha – alvo de inquérito no STF sob acusação de corrupção, apontado como dono de contas secretas na Suíça e candidato a perder o mandato – é inviável.
O plano envolve uma pena mais branda para Cunha no Conselho de Ética da Câmara, em vez da cassação de seu mandato – estuda-se uma suspensão de 90 dias da presidência da Casa –, a renúncia do peemedebista ao cargo já nesta terça-feira 15 – dia em que pode ser aberto novo processo contra ele, após a escolha de um novo relator –, a convocação, pelo vice Waldir Maranhão (PP-MA), de novas eleições para o comando da Câmara, e finalmente a eleição do deputado Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE).
Sem denúncias envolvendo seu nome, Jarbas seria o candidato perfeito para dar sequência ao golpe, aliado à oposição. Crítico de Cunha e de Dilma, uma vez no cargo de presidente da Câmara, ele admitiria as chamadas 'pedaladas fiscais' como motivo suficiente para o impeachment. As conversas em Brasília já estariam adiantadas sobre o acordo, e já teriam recebido a aprovação do próprio Eduardo Cunha.
Jarbas já chamou Cunha de "psicopata, doente" e destaca com frequência que o atual presidente da Câmara atrapalha o processo de impeachment. "Está vendo a falta de gente aqui? É o descrédito das pessoas. Um chantagista comandando a Câmara dos Deputados. Por isso as pessoas não vêm para as ruas", comentou o parlamentar neste domingo 13, no Recife, a respeito da baixa adesão aos protestos.
A verdade é que Cunha precisa 'morrer' para que se dê sequência ao golpe. Mesmo que seja uma morte articulada. Essa tese já foi deixada bastante clara pela imprensa neste fim de semana. Editorial do Globo afirmou, no sábado, que a manipulação de Cunha "ultrapassou todos os limites" e pediu sua saída do cargo.No domingo, a Folha de S. Paulo também pediu 'Fora, Cunha', mas por um impeachment limpo.
Fonte: Brasília 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!