quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

CARNAVAL EM PERNAMBUCO - ROTEIROS DA FOLIA




Recife

Recife, frevo e carnaval são sinônimos. Prévias carnavalescas como o Bal Masqué e o Baile Municipal, acertos de marchas, desfiles de agremiações e um universo de atrativos encantam os olhos e animam a vida. Registre alguns dos eventos que você não pode perder: sexta-feira, abertura oficial do Carnaval no Marco Zero; sábado, desfile do Galo da Madrugada, considerado pelo Guiness Book “o maior bloco carnavalesco do planeta”; domingo, apresentação de grupos de Maracatu Rural no Bairro do Recife; segunda, desfile de Blocos Líricos, também no Bairro do Recife, e Noite dos Tambores Silenciosos, no Pátio do Terço, com a presença de grupos de Maracatu de Baque Virado, também chamado Maracatu Nação. E tem ainda o Corredor do Frevo (domingo), com show de orquestras; polos e polinhos de Carnaval espalhados por toda a cidade, garantindo alegria a cada pedacinho do Recife. Na madrugada da quarta, a emoção toma conta dos foliões: é declarada a despedida do Carnaval e tem início o Arrastão do Frevo. Mas não pense que acabou a festa na capital pernambucana. É hora dos “blocos do Bacalhau” saírem às ruas, sendo famosos o da Rua da Guia e o do Mercado da Boa Vista.

Site oficial: www.recife.pe.gov.br Temperatura média anual: 25°C Como chegar: https://goo.gl/maps/1M6kVcYBTEH2


Olinda

 















Olinda respira Carnaval. Já em dezembro não é difícil deparar-se com um bloco, um boneco gigante ou até um solitário folião a saudar a cidade com cantorias de época. Prévias também são destaque em Olinda, como o Bloco das Virgens e o Enquanto Isso na Sala da Justiça. Mas, voltando ao espírito alegre e colorido da Cidade Patrimônio Mundial durante o período carnavalesco, o gostoso mesmo é entregar-se ao sobe e desce das ladeiras, acompanhando as agremiações e sendo sempre surpreendido pela beleza do mar, da vegetação e dos monumentos históricos. Muita gente aluga casas no Sítio Histórico e ali se instala, mas a cidade dispõe de hotéis e albergues, além de estar a apenas 6 km do Recife. Eventos que você vai adorar: Encontro de Grupos de Maracatu Rural, que acontece na segunda-feira de Carnaval, na Cidade Tabajara (PE-15); Desfile dos Bonecos Gigantes, na segunda-feira de Carnaval, no Sítio Histórico; Desfile do Homem da Meia-Noite (realizado na noite do sábado para o domingo de Carnaval, no bairro do Bonsucesso).
Site oficial: www.olinda.pe.com.br Distância da capital: 6 km Temperatura média anual: 25°C Como chegar: https://goo.gl/maps/qCrTMALExcF2

 

Nazaré da Mata



Foto: Eric Gomes / Secult-PE.
Segunda-feira de Carnaval é dia de Encontro de Grupos de Maracatu Rural, um momento de grande beleza plástica, em que a influência afrocultural pode ser conferida no colorido das fantasias e na riqueza coreográfica. Patrimônio Cultural Imaterial (IPHAN), o Maracatu remete ao período áureo do Ciclo do Açúcar em Pernambuco. Mais de 50 grupos, entre maracatus e cavalos-marinhos, agremiações tradicionais em alguns casos, seculares, compõem o cortejo triunfante que comanda a folia carnavalesca em Nazaré da Mata. 

Distância do Recife: 65 km Temperatura média anual: 25°C Como chegar: https://goo.gl/maps/R6PbtZhMjGt

Paudalho



Foto: Priscilla Buhr.
De 1º a 9 de fevereiro, Paudalho veste a roupa colorida da alegria para receber seu maior evento: o Carnaval. O dia de maior animação é a segunda-feira, quando acontece o Banho de Frevo (shows) no Parque de Eventos, cortejo de maracatus, desfile de clubes carnavalescos centenários, desfile de blocos líricos e desfile de escolas de samba. A programação tem início às 9h e se estende até a madrugada.

Distância da capital: 37 km Temperatura média anual: 25°C Como chegar: https://goo.gl/maps/RxwqG7FpyUk

Vitória de Santo Antão



Foto: Priscilla Buhr.


Zebras, leões, bois, camelos e girafas fazem a folia do Carnaval de Vitória de Santo Antão, que conta com mais de 150 agremiações, entre blocos, troças e clubes de alegorias. A referência aos animais é uma tradição ligada aos brincantes, que denotam suas preferências em adereços e fantasias. Trios elétricos e carros alegóricos também são integrados à folia, que tem como dias mais animados a segunda e a terça de Carnaval.
Distância da capital: 47 km Temperatura média anual: 24°C Como chegar: https://goo.gl/maps/VFVSoQYVbhy

Goiana



Foto: Costa Neto.
Junte o charme de uma cidade cheia de história e monumentos ao colorido dos caboclinhos, uma manifestação que remete à tradição indígena. O resultado não poderia ser outro: beleza total! É assim que Goiana recebe o seu carnaval, encantando os de casa e os turistas que optam por dar uma esticadinha até a última das cidades do Litoral Norte de Pernambuco. O dia de maior animação é o domingo momesco, quando acontece o Encontro de Caboclinhos. A noite do Sábado de Zé Pereira também promete muita cultura popular com o desfile de blocos, troças e todas as demais agremiações goianenses.

Distância da capital: 65 km Temperatura média anual: 27°C Como chegar: https://goo.gl/maps/Qcv8rp4gn7P2

Gravatá



Foto: Divulgação.

Além da temperatura agradável, de uma excelente gastronomia regional, de mil oportunidades para compra de artesanato, do polo moveleiro e de opções para a prática do ecoturismo, Gravatá também se destaca pela excelência dos eventos que promove ao longo do ano. E assim é o Carnaval, quando não faltam descontraídos desfiles de blocos e troças. E em 2016 tem novidade! No período de 6 a 9 de fevereiro, Gravatá inova com o Jazz e Blues Festival (foto). O evento acontece em dois pontos da cidade. Um palco será montado na Av. Joaquim Didier e outro no Parque da Cidade. 

Distância da capital: 80 km Temperatura média anual: 22°C Como chegar: https://goo.gl/maps/wffABWAj2qQ2

Bezerros



Foto: Divulgação.
No domingo momesco, alegres mascarados realizam um enorme e colorido desfile pelas ruas da sede de Bezerros, atraindo gente de todo lugar. São os papangus que, segundo o professor Ronaldo J. Souto Maior, fundador do Instituto de Estudos Históricos, Arte e Folclore dos Bezerros, tiveram origem em 1881: “o papangu nasceu de uma brincadeira de familiares dos senhores de engenhos, que saíam mascarados, mal vestidos, para visitar amigos nas festas de entrudo – antigo carnaval do século dezenove –, e comiam angu, comida típica do Nordeste (agreste) pernambucano. Por isso, as crianças passaram a chamar os mascarados de papangu”. Hoje, as máscaras são em sua maioria em papel machê. Os brincantes colocam as máscaras e vestem túnicas compridas, dos pés à cabeça, para ficarem totalmente cobertos, ganhando a farra sem serem identificados.
Distância da capital: 102 km Temperatura média anual: 24°C Como chegar: https://goo.gl/maps/NsJH18fANWR2

Catende



Foto: Marcelo Lyra.
Em Catende o Carnaval começa mais cedo e de modo curioso: no sábado que antecede o de Zé Pereira, às 24 horas, tem início no portão do cemitério local o bloco da Mulher da Sombrinha, uma boneca gigante loura, feita com papel machê, trajando roupa extravagante e portando uma sombrinha de cetim. À frente da personagem seguem orquestra de frevo e milhares de foliões. A misteriosa figura remete a uma lenda segundo a qual uma mulher loira e bonita seduzia trabalhadores da Usina Catende e os levava para o Cemitério Sagrada Família, sempre à meia-noite. Chegando lá, desaparecia. O bloco desfila há mais de 30 anos.

Distância da capital: 140 km Temperatura média anual: 24°C Como chegar: https://goo.gl/maps/xm2SxJvY8A62

Pesqueira



Foto: Ricardo Moura / Secult-PE.

A mistura de estilos musicais é um diferencial do Carnaval de Pesqueira. Mas os atrativos da festa vão além. Entre eles, o desfile de blocos tradicionais como as Catraias Donzelas, em que os homens se vestem de mulher; as Cambindas Velhas, um dos grupos precursores do Maracatu, tendo sido fundado em 1909; e os famosos Caiporas. Símbolo da região, os Caiporas saem pelas ruas há mais de 50 anos, inspirados na lenda de uma assombração que vivia na floresta e pregava peças em moradores e caçadores. Interessante a sua indumentária: paletó, calça, gravata, camisa de manga longa e grandes máscaras feitas de estopa. O bloco dos Caiporas costuma sair no domingo e na terça de Carnaval.

Distância da capital: 210 km Temperatura média anual: 22°C Como chegar: https://goo.gl/maps/asMbzPfZCpB2

Arcoverde



Foto: Rodrigo Ramos / Mais Cultura.
Diversidade cultural não falta a Arcoverde que, ao longo do ano, apresenta atrativos e festejos que encantam os visitantes. Não poderia ser diferente no período carnavalesco. Nessa época, a cidade explode em cores e alegria com a Folia dos Bois, que reúne grupos como Boi Maracatu, Boi Furioso, Bola de Fogo, Estrelinha, Boi Mangangá, Boi Arcoverde, Chifre de Ouro, Boi Estrela Cadente, entre outros. A Folia dos Bois acontece do domingo à terça de Carnaval, a partir das 16 horas. 

Distância do Recife: 253 km Temperatura média anual: 23°C Como chegar: https://goo.gl/maps/Fc3K95wsrbt


Triunfo


Foto: Eric Gomes / Secult.
Os caretas, principais personagens do Carnaval de Triunfo, são conhecidos como símbolo da cidade e patrimônio cultural do município. Quem nunca viu um desses brincantes por certo ficará bastante curioso: o estalido dos chicotes, o desenho das máscaras, as cores da indumentária, o som dos chocalhos, o movimento dos corpos encobertos, o silêncio dos personagens. Tudo desperta os sentidos e provoca emoções. Os caretas andam em grupos e reúnem seguidores por onde passam. Careta tem em todas as festas triunfenses, mas, sua grande apresentação acontece na segunda-feira de Carnaval.

Distância da capital: 402 km Temperatura média anual: 25°C Como chegar: https://goo.gl/maps/zjAjRjz98r82

Salgueiro



Foto: Priscilla Buhr.

“Olha a cobra, olha o jacaré, olha o homem do espaço atrás de mulher/ No calça frouxa tudo é legal, tem Mestre Jaime que é o maioral/ E a Bicharada que brinca o Carnaval”. Todo domingo de Carnaval, Salgueiro, no Sertão pernambucano, afina os instrumentos e renova as energias para acompanhar um dos mais animados desfiles do interior do Estado, a Bicharada do Mestre Jaime. Os personagens são bonecos exóticos e mascarados de animais, fazendo a alegria geral. Relembrando a história deste bloco, que já percorre as ruas de Salgueiro há mais de 60 anos, vale lembrar que foi em 1946, quando a cidade brincava o Carnaval nos moldes tradicionais, com blocos de rua e troças formadas por moradores, que Mestre Jaime e alguns amigos decidiram se fantasiar de bichos. Com A Bicharada do Mestre Jaime, o Carnaval de Salgueiro ganhou espaço e destaque na cultura pernambucana. Ao longo dos anos, o número de bonecos foi crescendo e hoje são cerca de 100, que saem da fauna para movimentar a festa momesca.


Distância da capital: 513 km Temperatura média anual: 24°C Como chegar: https://goo.gl/maps/bB5Tm1Xo4T92

Belém de São Francisco

Foto: Renato Spencer / Santo Lima.
O Carnaval belenense é tranquilo, marcado por troças, blocos, mascarados e shows. Na verdade, o que o difere dos demais são os personagens que abrem o tempo de folia: os bonecos gigantes, Zé Pereira e Vitalina. Os dois, navegando pelo rio São Francisco, chegam à cidade em barco ornamentado e, a seguir, desfilam pelas ruas do centro urbano. O esperado momento de recepção dos anfitriões é na sexta-feira à noite, e a festa continua até a terça de Carnaval. Vale saber que um dos orgulhos da população de Belém de São Francisco é ser antecessora dos bonecos gigantes em Pernambuco – daí os mesmos se fazerem presentes também na entrada da sede municipal.

Distância da capital: 481 km Temperatura média anual: 24°C Como chegar: https://goo.gl/maps/aWLfpFY8p9q


Fonte: site carnavalempernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!