sábado, 30 de janeiro de 2016

CHUVA DEIXA RASTRO DE DISTRUIÇÃO E FERIDOS NA GRANDE RECIFE

chuva transtorno recife (Foto: Reprodução Whatsapp)
Placa de publicidade caiu nas proximidades do Cais de Santa Rita (Foto: Reprodução Whatsapp)
A chuva forte que caiu na Região Metropolitana do Recife (RMR) na tarde desta sexta-feira (29) deixou um imenso rastro de destruição e ao menos três pessoas feridas após uma árvore cair sobre um veículo no Derby, área central da capital. Por toda a RMR, dezenas de outras árvores tombaram com a força dos ventos e a intensidade do temporal. Semáforos ficaram sem funcionar, houve queda de energia em várias áreas e o trânsito ficou travado no já complicado horário do rush. Internautas enviaram uma série de imagens para o WhatsApp da TV Globo que ilustram a situação caótica registrada no Grande Recife.

Na Rua Jener de Souza, no bairro do Derby, região central da capital pernambucana, um oitizeiro caiu sobre dois carros e uma motocicleta por volta das 16h20 (horário local). Dentro dos carros, três pessoas ficaram presas. As vítimas sofreram ferimentos leves e foram socorridas pelo Samu para uma unidade de saúde não informada. O Corpo de Bombeiros também foi acionado. O dono da moto não foi atingido.

Quedas de energia


No Centro, um raio atingiu parte da fiação elétrica da Avenida Cruz Cabugá, no cruzamento com a Avenida Mário Melo. Em seguida, houve um estrondo, e a área do entorno ficou sem energia. O ponto onde o fio caiu foi isolado. O trânsito também ficou comprometido.

Moradores informam que também houve queda de energia nos bairros do Prado, Pina, Encruzilhada, Boa Viagem e Espinheiro. O Shopping RioMar, na Zona Sul, ficou parcialmente sem energia e está funcionando apenas com o gerador. O Aeroporto dos Guararapes, na Imbiribeira, Zona Sul, também ficou às escuras. Segundo a Infraero, o voo 1284 da Gol, com 160 passageiros, procedente de Brasília, que deveria ter pousado no Recife às 16h24, foi desviado para João Pessoa. Neste momento, o aeroporto estava operacional e foi uma decisão do piloto de realizar a alternância.

Em nota, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) informou que, por causa da chuva, registrou um maior volume de chamados na RMR nesta sexta. Ainda de acordo com a empresa, foi reforçado o contingente de profissionais de prontidão e "está concentrando todos os esforços para restabelecer o fornecimento de energia nas áreas afetadas". Para notificar fiação partida por raios ou quedas de árvores, é preciso ligar para o telefone 0800 081 0196. 

Quedas de árvores


chuva transtorno recife (Foto: Rômulo Alcoforado) 
Ferido é retirado de carro no Derby, área central do Recife (Foto: Rômulo Alcoforado)

Árvores caíram em diferentes pontos da cidade. Houve registros em Ouro Preto, em Olinda, e no Parque 13 de Maio, no Centro do Recife. No bairro do Parnamirim, na Zona Norte, uma árvore ficou atravessada na Rua Desembargador Góes Cavalcanti, bloqueando o trânsito.

Vendaval


O meteorologista da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Roberto Pereira, explicou que o temporal foi provocado por um sistema chamado Vórtice Ciclônico, que se formou no mar e está avançando para o interior do estado, o que explica também a chuva de granizo no Agreste e no Sertão. O fenômeno já estava previsto para chegar ao Recife nesta sexta, mas surpreendeu os especialistas pela intensidade.

De acordo com o meteorologista, a ocorrência dos ventos desta sexta no Grande Recife pode ser classificada como "vendaval". As rajadas chegaram à velocidade máxima de 40 km/h, no bairro da Várzea, Zona Oeste da cidade, onde fica instalado o anemômetro, instrumento que mede a aceleração e direção dos ventos.

Parte do teto da enfermaria do Hospital das Clínicas foi ao chão (Foto: Reprodução/Whatsapp) 
Parte do teto da enfermaria do Hospital das Clínicas
                                           foi ao chão (Foto: Reprodução/Whatsapp)

A ventania arremessou objetos pelas ruas e destruiu placas e estruturas metálicas de construções. Na Ilha do Leite, área central do Recife, o letreiro do Hospital Esperança desabou em cima de alguns veículos que estavam estacionados na entrada da unidade de saúde. No Bairro do Recife, parte da decoração do carnaval foi derrubada.

Vidraças da Agência de Tecnologia da Informação, no bairro de São José, centro, foram quebradas. Também foram partidos os vidros do teto do Shopping Tacaruna, na Zona Norte do Recife. Ainda no bairro de São José, próximo ao Cais de Santa, uma placa de publicidade caiu no meio da rua. Um radar da Via Mangue, em Boa Viagem, também foi danificado. Partes do teto do Hospital das Clínicas, no campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Zona Oeste, desabaram. Nenhum paciente foi atingido.

Semáforos

Em muitos bairros, os semáforos ficaram apagados, provocando retenções em ruas e avenidas, principalmente na área central da capital pernambucana. Segundo balanço da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), oito equipamentos foram danificados. O órgão informou que equipes de batedores e orientadores se dirigiram até os locais afetados e estão ordenando o tráfego.

Defesa Civil


Em nota, a Prefeitura do Recife informou que foi montado um escritório de gerenciamento de crise coordenado diretamente pelo prefeito Geraldo Júlio. Ainda de acordo com a nota, foram escalados para atuar nas ruas cerca de 450 servidores da Defesa Civil, Emlurb, Guarda Municipal, além de agentes e orientadores de trânsito da CTTU, em parceria com profissionais do governo do estado e da Celpe.

O poder público também afirmou que a Defesa Civil se encontra em estado de alerta e pede que, em caso de necessidade, a população entre em contato com a prefeitura pelo telefone 0800 081 3400. O serviço é de graça e funciona 24 horas.

Fonte: G1

2 comentários:

  1. Tudo verdade, estou no Recife e presenciei todo o vendaval e chuva, primeiro na costa do Recife, por volta das 17,00hs formou-se uma preparação para chuva, em alto mar e foi se aproximando. Eu estava dirigindo na av. boa viagem e vi queda de galhos de árvores, teto de cobertura de restaurantes e tudo mais, do jeito que fala essa reportagem, acima.

    ResponderExcluir
  2. Testo acima enviado por Romeu Timóteo....

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!