sábado, 6 de fevereiro de 2016

INFELIZMENTE O FREVO NÃO SE TOCA NAS RÁDIOS DE TRIUNFO - POR CARLOS FERRAZ


Saibam todos que está provado e comprovado ser o  frevo uma marca registrada do carnaval pernambucano, seu ritmo quente e envolvente é sempre executado por vibrantes orquestras nas apresentações de clube, blocos ruas, sempre predominando a batida firme da percussão  com surdo, caixa, afaia e o som que vem dos afinados metais: piston, saxofone, trombone. tuba, entre outros instrumentos musicais conhecidos que traduzem energia contagiante a quem encontra-se até então desmotivado, instigando cair na folia.

Segundo estudiosos no assunto, como o famoso radialista Elias Lourenço, residente no Bairro da Madalena, Recife e frequentador do "Mari Bar" - atualmente na Ràdio Folha FM, mas que passou muitos anos atuando em duas etapas diárias ( 3 h e 17 h ) na Rádio Clube de Pernambuco ( PRA-8), comandando o programa de grande audiência  "Alô Nordeste" - sua formação musical é proveniente de diversas origens, que vão desde a polca,, o maxixe e os velhos dobrados até as jornadas do pastoril A dança que se dança com o frevo  é o "passo"


Embora  já existam os "passos" consagrados, como "sacarolha", "tesoura", "dobradiça" e "parafuso", mas o bom mesmo é você dar asas à imaginação e, portando a tradicional sombrinha, inventar seus próprios "passos", fervendo e frevando com a multidão. No entanto, apesar de toda essa estrutura musical e sucesso adquirido cada vez mais nas diferentes regiões do país - inclusive por aqueles  que não estavam ainda habituados. 
Infelizmente, no Município de Triunfo as duas emissoras existentes: Rádio Triunfo FM e Rádio Difusora Educativa ( recesso), durante o ano inteiro não costumam divulgar esse estilo que faz parte do folclore pernambucano. Estamos no mês de fevereiro e as grades das programações continuam boicotando o frevo. Até quando?
Carlos Ferraz 
Por: Carlos Ferraz
         Editor/ Triunfo - PE

15 comentários:

  1. Só vc mesmo Ferraz para ter a necessária sensibilidade que cidade precisa.Ninguém observa nada disso. Parabéns a excelente atuação do seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucilo Correia Araújo23 de fevereiro de 2016 às 08:30

      Sempre que leio os instigantes artigos do Jornalista Carlos Ferraz, me vem a confiança de que a partir da sua valente pena de escritor, surjam muitos outros idealistas que, como ele, lutem com denodo pela preservação de uma identidade própria e diversificada das regiões e cidades interioranas do Nordeste -uma região que sofre disparidade econômica em relação ao restante do país, porém imensamente rica e que merece a preservação dos seus valores culturais e dos seus recursos naturais.

      Excluir
  2. É a descaracterização real de uma cultura genuinamente pernambucana. Muitos outros Estados conseguem ser empreendedores assim como a Bahia que com o seu axé music conseguiu ultrapassar barreiras e ganharem muito dinheiro tanto no carnaval quanto em outros meses do ano. No Estado de Pernambuco é diferente, quanto mais de fora existirem coisas e que descaracterizem o reinado de MOMO é melhor. Tudo é uma questão de educação já que a cultura não é difundida no seu próprio nascedouro. Secretaria de educação e secretaria da cultura. Como se educação não fosse cultura e cultura não fosse educação. Abominável prática das rádios pernambucanas em não difundir o frevo, seus autores fantásticos que se continuarem desta forma chegarão ao esquecimento assim como muita coisa que já se foi esquecida. Quem sabe o que é frevo de rua, frevo canção, frevo de bloco? Sabem a diferença de Bloco, de Troça, de clube? Sabem a diferença para maracatu de baque virado, baque solto, maracatu rural? Caboclinhos, papa angus, caiporas,Caretas, bumba meu boi? Estão bem longe de difundirem e apresentarem a grande diversidade cultural do carnaval Pernambucano. Permito-me dizer que o Estado que mais tem manifestações culturais bem diferentes é o Estado de Pernambuco. Não somente no carnaval mas em todos os festejos que lutam para não serem dizimados pelos que além de desconhecerem, querem estilizar o que é genuinamente verdadeiro. Precisam estudar muito estes tais representantes culturais e aprenderem e apreenderem acerca da cultura pernambucana. FREVO NAS RÁDIOS, MARACATU NAS RÁDIOS, CABOCLINHOS NAS RÁDIOS, A CULTURA PERNAMBUCANA NAS RÁDIOS, A HISTÓRIA DA CULTURA PERNAMBUCANA NAS RÁDIOS E OUTROS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, POR FAVOR!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  3. a rádio é chapa branca, totalmente submissa ao governo municipal. observo que nas programações evitam citar qualquer noticia veiculada nesse conceituado blog que tem perfil independente, mas comentam diariamente de outras localidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  4. Jose Alves de Carvalho28 de janeiro de 2016 às 23:42

    QUEM ERA TRIUNFO NO TEMPO DO CARNAVAL, COM A RÁDIO SUPAPO DO SAUDOSO ANTÔNIO CABEÇÃO TOCANDO OS FREVOS E MARCHAS DE CAPIBA, NELSON FERREIRA E IRMÃOS VALENÇA E O REI DO CARNAVAL CLAUDIONOR GERMANO, ERA UMA FESTA. A POPULAÇÃO ERA OUTRA COM MAUS ANIMAÇÃO, OS TRAJES,AS ROUPAS, OS ENFEITES.TUDO MUDOU PRA PIOR.HOJE EM DIA UMA PARTE DOS CARNAVALESCO SÓ PENSA EM BEBIDA E ESQUECE DA ALEGRIA.TRISTEZA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  5. Carlos Alberto Oliveira29 de janeiro de 2016 às 07:19

    Muito lamentável o fato de uma emissora local ficar atuando sem a devida isenção e boicotando a divulgação do contraditório apresentado por alas divergentes do governo municipal. Isso é crime.

    ResponderExcluir
  6. É lamentável que aconteça isso nos tempos atuais. Nos meus tempos de adolescente os carnavais de Triunfo valia participar. Carnavais de rua, matineis e a noite no clube. Boas recordações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  7. Nos carnavais dos idos de 60 e 70 éramos só nós, talvez não viesse 20 pessoas de fora. destelhava-se as casas para pegar determinada pessoa para dar banho e melar todinho de talco.Participavam os estudantes, comerciantes, crianças, mulheres, pessoal dos sítios, povoados etc Nós saíamos de caretas, tinha os blocos ( cambindas) matinês, o urso, trajes de zorro. E quero destacar duas pessoas o saudoso Orilio que faleceu há poucos dias ,que só saia de trajes de bicha( era assim que se dizia) e Zé Leal Diniz que tocava saque sanfone na Banda Isaias Lima. No primeiro dia de carnaval no Clube, quando terminava a festa, vinha o CARIRI e ele não reclamava de cansaço, tocava até o dia raiar, percorrendo as ruas de Triunfo.

    ResponderExcluir
  8. Mensagem acima enviada por Romeu Timóteo...!!

    ResponderExcluir
  9. Aqui em Recife acontece a mesma coisa, Carlos Ferraz. A única rádio que ainda lembra do frevo é a Universitária. O resto, só mediocridade musical. E ainda aceitam outros ritmos de fora durante o Carnaval. Em plena folia vão cantar no Marco Zero: Jota Quest, Fundo de Quintal, Jorge Aragão, Luiza Possi, O Rappa...Sem polêmica. Só mostrando o Carnaval musical...

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!