Faz bastante tempo que vem se oferecendo ao Governo Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente a sugestão de transformar terrenos baldios em espaços urbanos ou periféricos úteis para a comunidade da cidade turística, igual tem sido realizado em outros municípios administrados com a devida visão e sensibilidade, que tiveram sucesso na iniciativa coletiva de produzir alguns produtos saudáveis na atividade sustentável, além de possibilitar o que também pretende-se: a convivência sadia entre moradores e vizinhos, onde pessoas das várias idades possas atuar para transformar o ambiente, se revezando para regar e plantar as mudas previamente escolhidas.
Nesses lugares onde antes somente havia lixo, passou a ser transformado graças ao empenho dos gestores da área com apoio dos segmentos sociais disponíveis a contribuir na importante ação beneficente determinada. após o planejamento de plantações de frutas, verduras, flores e hortaliças de maneira integrada, inclusive melhorando a imagem antes desgastada devido ao abandono. dos proprietários, alguns sequer identificados. No final que todos tirem o devido proveito e passem a comemorar repassando a ideia aos demais habitantes, lembrando que essas vitórias podem ser resultados de muita mobilização popular.
Vale salientar que para realização do projeto, que prevê ainda nas proximidades um espaço de lazer com bancos rústicos para os intervalos naturais dos participantes, é preciso depois da identificação e aprovação da área, resolver o problema de regularização dos terrenos como servidão pública temporária ou pelo sistema de comodato, se possível registrando como setor verdes obrigatórios, adotando também o objetivo de instalar uma espécie horta-praça. Inevitável portanto a cada equipe responsável para a tarefa definida,, dividir o trabalho, para se chegar à finalidade maior em prol desses eventuais pontos de integração ocupacional em mutirão.
Por: Carlos Ferraz
Por: Carlos Ferraz
Excelente matéria que visa fazer com que a Secretaria de Agricultura deste município realmente possa funcionar. O projeto é simples, com baixo investimento e com resultado grande já que visa beneficiar a população. Temos tantos terrenos que estão aí sem nenhuma plantação, tantos sítios que precisam de incentivo da gestão pública para acabar com o ócio da terra e de seus proprietários que não conseguem explorar sua própria propriedade já que não é de hoje que se fala em crise e por conta desta seca. Hoje, porém, estamos com um bom índice de chuvas na região e com certeza, havendo o incentivo do executivo, certamente teremos uma agricultura renovada, sem agrotóxicos, de qualidade, além de proporcionar a população toda uma gama de alimentos naturais e oferecendo aos que estejam em dificuldades a recuperação de suas atividades. É preciso implantar políticas públicas para defender todo o verde do município, os riachos, preservação de toda a mata ainda existente assim como os seus recursos para uma melhor qualidade de vida, além de oferecer novas técnicas de agricultura, novos caminhos, principalmente para ensinar aos agricultores todos os meios de preservação de sua terra. A proposta acima publicada é digna de aplausos e se cada um puder contribuir, fazer uma horta, em conjunto com outros, além da socialização,de muitas formas será aplaudida por outros e principalmente pelo turismo tendo em vista que também em Triunfo pode-se implantar o turismo agropecuário. Tudo é uma questão de vontade política!
ResponderExcluirO prefeito de Triunfo deveria seguir o exemplo de outros municípios que providenciaram extinção de várias secretarias. Estamos no período de recessão, que afeta todos os setores da economia do Município, para ver se resolve o problema das obras inacabadas.Atualmente o governo municipal administra secretarias sem a menor atuação que somente acumula gastos em cabides de emprego para satisfazer correligionários.
ExcluirExcelente idéia que nunca passou pela cabeça do MST...
ExcluirQue ótimo!
ResponderExcluirISSO É MUITO BACANA.
ResponderExcluirmuito bem colocada a sugestão referindo-se à situação da agricultura municipal que deixa muito a desejar, deveria ter mais eficiência para executar projetos relacionados como o acima definido.
ExcluirO projeto é de grandiosa valia, contemplando os moradores de cada comunidade.Quanta ideia maravilhosa você tem Carlos Ferraz. Parabéns!
ResponderExcluirGostaria de saber qual o critério usado pela Prefeitura de Triunfo para privilegiar alguns bairros com essa hortas comunitárias.
ExcluirO primeiro critério de avaliação de um terreno é a infraestrutura disponível. Devido a crise fechando o cerco para diversos segmentos adotar essas hortas comunitárias será um ponto válido.
ResponderExcluir