sábado, 25 de junho de 2016

A FESTA DO NOSSO JERICÓ ESTÁ CHEGANDO! - POR ROGÉRIO MOTA





Está faltando poucos dias para a festa mais esperado do ano do Distrito de Jericó em nossa Triunfo, é a da nossa padroeira e de todos os jericoenses, a Senhora Santana.  A do ano passado, infelizmente não pude vir por motivos particulares, mas, tenho o relatos de que foi como sempre está se fazendo com muitas pessoas e principalmente a admiração e o respeito e a grande devoção a nossa Sant'Ana. Este ano, eu vou estar participando. 

Tenho observado nas ultimas vezes em que participei, uma descaracterização total de como era e sempre deveria se manter. Vejo que um distrito com os seus mais de três mil habitantes fincado no Sertão do Pajeú e, de muita gente boa e extremamente participativa, vem perdendo uma tradição que se mantinha por muitos e muitos anos: as festas do interior bem tradicionais e de muita animação.

Colocar conjuntos com os seus sons ensurdecedor, permitir num lugarejo que alguns carros com seus alto-falantes terrivelmente altos e, às vezes tem de dois ou até três carros com sons diferentes, disputando assim, quem é o mais alto. É terrível, é cruel! É de afugentar os visitantes e acabar de vez com as festas do nosso Jericó.

Nada contra os conjuntos eletrizados! É muito interessante e animados para lugares sem as tradições interioranas. Agora, um conjunto de sanfona com a zabumba, um triângulo e um bom cantador bem pé de serra, é sem duvida muito mais gostoso e bem mais animado para qualquer faixa de idade participar curtir e relembrar que estamos num autêntico interior do nosso querido Sertão Nordestino, aqui em Pernambuco terra dos excelentes compositores e cantores do nosso autêntico baião, bem sertanejos.  

As Festas de Jericó todos os anos está se insistido em somente aqueles barulhos sem sentido, e assim, sem ainda tentar resgatar o seu melhor autêntico forró bem tradicional. Como era muito bom.

Se faz necessário nestes eventos, um policiamento bem reforçado que, sem sombra de dúvida faz do ambiente ter uma maior tranquilidade e uma harmonia entre todos os participantes, trás um brilho que Jericó sempre manteve de paz com as pessoas alegres e de uma energia contagiante e, uma satisfação geral.

Vamos torcer para que seja a festa deste ano, somente de forró bem "pé de serra", com fogos juninos, com as moças trazendo as suas simpatias, bem alinhadas e bonitas com muita animação para assim forrozar e namorar. 

A religiosa como sempre, com a nossa devoção maravilhosa que nos deixam abençoados por sermos afilhados da  querida Senhora Santana, a nossa eterna protetora. 
Vamos fazer da Festa de Sant'Ana a melhor de todas, vamos resgatar a nossa grande tradição!




Rogério Mota

Um comentário:

  1. Concordo com você Rogério mota,mas infelismente a maioria deasa nova geração não sabe valorizar o que ha de melhor no nosso querido Jericó...

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!