domingo, 31 de julho de 2016

ADOTAR SISTEMA INOVADOR PARA A AGRICULTURA - POR CARLOS FERRAZ





Seguindo orientação de experiente e gabaritado engenheiro agrônomo, que também é leitor deste informativo, resolveu-se repassar para os administradores públicos e privados triunfenses, método inovador relativo à preservação da natureza que é  implantação no território, através do Centro Sabiá, de um sistema capaz de combinar atividades agrícola das pequenas matas ainda existentes na área rural e algumas visíveis na periferia da cidades, recebendo a denominação de Agroecologia - consiste recuperação de água de solos que foram desativados coma atividades produtoras.São iniciativas estratégicas experimentadas em outros município que deram certo.


Essa providência bem orientada pode fazer que águas voltem a brotar no solo de nascentes esgotadas pelo desmatamento que está sendo efetuado sem controle, sem denúncias e sem combate das entidades responsáveis pelo setor.Parte dos agressores da natureza, visando instalar a monocultura da cana de açúcar, em regiões de solo privilegiado, antes repletos de abundantes fruteiras das mais diferentes espécies.Onde está a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente que não tomam as devidas providências respaldadas pelos organismos estadual Ministério Público ( MPPE) e federal  Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA).? 


Tomar como exemplo sítios como: Água Branca, Baixa Grande, Grito, Santo Amor, Lagoa dos Marianos, Apolinário, Carro Quebrado, Retiro, Jaleco, Brejinho, Junco, Coroas, Icó , Santo Antonio das Bananas, Mata Redonda; Baião,Pará, Serrinha, Boa Vista, Corredor do Vento, São José; Almas, Caldeirão; Lagoa de Dentro; Cajueiro, Peri-Peri, Lajes, Santo Antonio, Ladeira, Santa Luzia, Canabrava, Santa Rita, Ladeira, Santa Rosa,Fortaleza, Santa Maria, Vista Alegre, Espírito Santo, Oiti, entre outros atingidos pela ausência de informação dos proprietários e  visão equivocada de agricultores.E o desejo  oculto de impedir essas áreas serem transformadas de preservação.

Garante o competente profissional que os SAT cumprem papel importante de conservar a umidade do solo e  repor a água do lençol freático. E para completar,a agricultura não perde a capacidade produtiva. A lógica é aliás preservação ambiental com produção agrícola, recuperando área degradada e gerando renda para as famílias, com o cultivo de árvores frutíferas e outras espécies nativas das margens, que  precisam ser repostas devido a enorme quantidade de indevidos cortes, introduzindo café, goiaba ou capim, investimentos que não deram certo, somente provocaram  derrubadas de árvores quase 
centenárias.
Sítio Almas
Sítios Brejinho


Sítios Caldeirão


Sítio Carro Quebrado


Sítio Ico


Sítio Mata Redonda
Sítio Santa Luzia


Sítio Serrinha










Por: Carlos Ferraz
        Editor/ Triunfo - PE

9 comentários:

  1. O próprio município com esta gestão já são alvo de ação civil pública juntamente com a CPRH por danos ao meio ambiente. Insta salientar que se formos olhar no portal da transparência, o município de Triunfo recebeu do Governo Federal uma quantia estimável para o meio ambiente e se pergunta: O que foi feito pelo meio ambiente já que a verba federal veio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. 0000163-72.2016.8.17.1520
    Orgão Julgador:
    Vara Única da Comarca de Triunfo
    Classe CNJ:
    Ação Civil Pública
    Assunto(s) CNJ:
    Unidade de Conservação da Natureza;
    Partes
    Exibindo todas as partes
    Autor: DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE PERNAMBUCO
    Réu: ESTADO
    Réu: AGENCIA ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE E RECURSOS HIDRICOS - CPRH
    Réu: Municipio Triunfo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  3. É um absurdo, entra prefeito e sai prefeito e ninguém dá qualquer passo em favor da agricultura deste município.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem chuva ninguém pode fazer nada não, João.

      Excluir
  4. Marcilio Siqueira Maciel7 de julho de 2016 às 15:05

    Belíssima e importante matéria, parabéns Ferraz.Tenho questão de justiça o prazer de lhe aplaudir.

    ResponderExcluir
  5. a secretaria da agricultura daqui num faz nada q preste

    ResponderExcluir
  6. Estive em triunfo em julho desse ano e comprei café em um sítio que fica a Furna dos Hokandeses , gostaria de saber o nome do sítio (os produtos não têm rótulos)e os proprietários ou como me comunicar para comprar café e se possível enviarem para Recife ou se em Recife vende esse café . Obrigada

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!