domingo, 31 de julho de 2016

LIVRAR O LAGO JOÃO BARBOSA DA POLUIÇÃO - POR CARLOS FERRAZ











Defende-se o quanto antes o engajamento da sociedade triunfense para minimizar o problema do lixo e entulhos que vêm sendo jogados no leito do Lago João Barbosa Sitônio em larga escala, principalmente quando acontecem eventos de maior porte acomodando público deseducado e numerosa quantidade de vândalos locais e vindos de outros municípios, no Pátio de Eventos Maestro Madureira, cada vez mais criticado pela sua incompatível localização responsável por causar inúmeros transtornos aos moradores da área e cidade, além dos visitantes e turistas.

Entre eles a ausência de estacionamento que termina por ocupar as artérias mais próximas Rua Manoel Pereira Lima, Rua João Antas Florentino,  Avenida Getúlio Vargas,  Praça Carolino Campos, Rua Padre Ibiapina, Rua Joaquim Timóteo de Lima, Avenida José Veríssimo, Praça 15 de Novembro, Rua  Manoel Siqueira Campos, Rua Gaudino Diniz, Avenida Pompílio Wanderley, Rua José Rodrigues de Souza,Rua Benedito Feitosa, Academia da Cidade, Avenida Laurindo Diniz, Rua Sigismundo Pinto, entre outras.

Esse importante espaço que se destaca como cartão-postal de Triunfo, deveria servir de modelo para os municípios circunvizinhos que não possuem  tão importante ponto turístico, realmente um ambiente bonito e saudável, mas que infelizmente sofre com agressão que recebe no seu leito, acumulando materiais como metralhas, móveis, produtos recicláveis, utensílios domésticos e resíduos de podas.A ideia é ampliar a consciência da comunidade e reduzir a quantidade de lixo jogada no seu interior, atuando com educadores ambientais para orientar a população.





Por: Carlos Ferraz
         Editor/ Triunfo - PE

7 comentários:

  1. Verdade, conterrâneo! é um problema que tem de ser orientado nas escolas aos alunos e esses repassarem para os familiares.Carro de som, radio, também fazem diferença e somam no ensinamento. Das vezes que tenho ido a Triunfo, sempre vejo o carro da coleta passar na hora certa, cabe aos moradores ou turistas colocarem seus lixos no dia e hora certa e nas ruas colocarem nas caixas apropriadas.
    Quanto ao problema no parque de eventos, só vai ser resolvido, quando for construído em outro local e vale salientar que aí vem pessoas de toda natureza e sem falar que na força da bebida tudo vale, para muitos.
    Sobre esgotos, falta planejamento e projeto, pois Triunfo é favorecida, para todo lado existe declive e esse, tem que correr em tubulações e não vejo dificuldade nisso...
    Mas sempre digo: Educar para desenvolver...!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aprovo em parte as colocações do Dr. Romeu Timóteo que pelo menos junto ao seu irmão Dr. Antonio Timóteo tem se posicionado de alguma forma na defesa de uma cidade bem melhor. Enquanto isso outros conterrâneos se omitem deixando os erros passarem a largo.

      Excluir
  2. A poluição do Lago João Barbosa Sitônio em face dos esgotos que são derramados dentro dele assim como o assoreamento de riachos, córregos, já é alvo de uma ação civil pública promovida pelo Ministério Público. Impressionante como o poder público além de fechar os olhos para tal ilegalidade, ainda é partícipe dos atos criminosos contra o meio ambiente. É inadmissível que o município de Triunfo ainda tenha que conviver com lixões que afetam o lençol freático de forma a contaminar a água de muitos poços e cacimbas existentes há anos. Parabéns ao Ministério Público com esta atitude em estrita observância da Lei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um defensor intransigente que deveria receber maior reconhecimento nesse município de gente omissa e covarde que somente apoia o que vem dos governos prejudicando o andamento do progresso.

      Excluir
  3. 0000163-72.2016.8.17.1520
    Orgão Julgador:
    Vara Única da Comarca de Triunfo
    Classe CNJ:
    Ação Civil Pública
    Assunto(s) CNJ:
    Unidade de Conservação da Natureza;
    Partes
    Exibindo todas as partes
    Autor: DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE PERNAMBUCO
    Réu: ESTADO
    Réu: AGENCIA ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE E RECURSOS HIDRICOS - CPRH
    Réu: Municipio Triunfo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ELE MOSTRA E PROVA O QUE TEM DE ERRADO. MAS O POVO DE TRIUNFO NÃO ESTÁ NEM PREOCUPADO, DESDE QUE ESTEJA RECEBENDO SEU BOCADO.

      Excluir
  4. Maria das Graças Menezes11 de julho de 2016 às 08:55

    Tenho acompanhado uma luta emblemática do senhor Carlos Ferraz em defesa do lago e da natureza desse município.Parabéns!

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!