domingo, 18 de setembro de 2016

EXPECTATIVA PARA O PARQUE ESPORTIVO URBANO - POR CARLOS FERRAZ







Desde muito tempo atrás, esse terreno vem sendo observado como área valorosa e promissora em quaisquer tipos de investimentos por acaso desejados pela situação privilegiada, além de  considerado um patrimônio triunfense importante, devido grande destaque urbano desde o princípio do século 20. O popularmente, vistoso e conhecido "Sítio do Convento", propriedade da Ordem Franciscana, junto ao Convento São Boaventura, localizado na Avenida Frei Fernando, Bairro da Liberdade, lamentavelmente encontra-se em completo estado de calamidade, tamanho o visível abandono. O setor disponível existente ainda sobrevive à espera da desejada ocupação como sonhado e reivindicado 'Parque Esportivo  Urbano', empreendimento que visa providenciar o funcionamento das mais diversas modalidades ,praticadas no município e podendo  adotar outras inovações para beneficiar com amplitude, atletas de diferenciadas idades .

Essa proposição foi  apresentada  bem antes na Câmara de Vereadores, por volta dos anos 1980,  quando ficou-se sem praça esportiva e depois pessoalmente,  repassada como apelo ao alemão  Frei Lucas Dolle - administrador do espaço onde funcionou por muitos anos tradicional educandário vinculado à Ordem Franciscana, chegando a tornar-se área particular liberada para atender a de dezenas de atletas triunfenses. Isso quando não existia Estádio ou qualquer campo de futebol, pois havia sido desativado o setor pertencente aos órgãos DPV-DPA ( Departamento de Produção Vegetal e Departamento de Produção Animal), vinculados à Secretaria da Agricultura do Estado. Durante um longo e lamentável período a juventude, bastante ativa e habituada praticar esportes diversos ficou prejudicada, tanto na sede, como nos distritos ( Vila de Canaã e Vila de Jericó). Obrigados a procurarem outras praças, uma vez que o Estádio da Encruzilhada, iniciado pelo prefeito José Veríssimo dos Santos, estava quase dentro do mato e sem condições de funcionamento ainda, além  da enorme distância do Centro na época.

Tem-se constatado nos distintos períodos do ano, muitos antigos frequentadores da cidade, visitantes e e turistas, ousando visitar o tradicional e muito relembrado sítio nos fundos do convento, onde geralmente recordam e são informados, haver servido no século anterior como palco de acirrados embates futebolísticos - equipes locais enfrentando agremiações dos municípios de Caruaru,  São Caetano, Araripina,  Garanhuns, Ouricuri, Belo Jardim, Pesqueira, Bodocó, Arcoverde, Sertânia, Afogados da Ingazeira, Tabira, São José do Egito, Carnaíba, Floresta, Serra Talhada, São José de Belmonte, Canhotinho,  Belém de São Francisco, Petrolina, Salgueiro, Parnamirim,  Correntes, Flores, Verdejante,  Custódia, Patos, Souza,  Princesa Isabel,Cajazeiras, Manaíra, Itaporanga, Monteiro (PB), Brejo Santo, Juazeiro, Jati (CE), Paulo Afonso (BA) e municípios de outros estados. Todo ficam admirados e reclamam do grande abandono deixado por vândalos e comprovada ausência da devida manutenção. 

Soube-se, inclusive, que esse significativo e pretendido projeto de implantação esportiva de inegável significado para interação social e benefícios determinados a saúde e lazer, consta em programas governamentais de  candidatos que estão disputando o comando  da Prefeitura de Triunfo no pleito eleitoral de 2016. Caso aconteça da boa ação passar e ser concretizada pelos gestores, será digna de aplausos e reconhecimento eterno, uma vez não haver grandes custos para implantação. É que admite-se constar de estrutura satisfatória para reativar todo o potencial, quase montada, precisando somente de reparos mínimos a princípio, sendo depois aos poucos,  ampliadas e  modificadas dentro das necessidades e de acordo com a demanda ansiosa que pode gerar maior frequência dos atletas, quando desenvolvidas as melhorias básicas. Fiquem todos portanto na expectativa, para que,  como antigamente, voltem jogadores e torcidas ao local.


Por: Carlos Ferraz
        Editor/ Triunfo - PE

8 comentários:

  1. Antonio Fernando Barbosa12 de setembro de 2016 às 19:48

    São ideias que contém grande sentido lógico e são postadas com riqueza de detalhes por quem conhece muito bem as questões pendentes do município.

    ResponderExcluir
  2. ESSE FERRAZ É UMA ENCICLOPÉDIA EM RELAÇÃO A TRIUNFO.PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  3. LUIS HENRIQUE
    Triunfo perdeu a opotunidade de ter a melhor chapa de oposição dos últimos tempo ( CARLOS FERRAZ e PAULO ITALO ),ambos fizeram oposição autentica no passado e nunca usaram as suas lideranças pra negociar cargos depois das eleições como esses políticos corruptos de Triunfo. Para essa eleição meu voto é NULO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é tarde e inez é morta, perderam a vez de entrarem no jogo sujo da politica daí.

      Excluir
  4. Antonio Fernando Barbosa13 de setembro de 2016 às 13:43

    Estive in loco e posso afirmar que é vergonhoso o estado que se encontra o campo do Convento São Boaventura, parece que transformaram o local num grande depósito de lixo e fizeram plantação de bananeiras.

    ResponderExcluir
  5. Francisco A. Rodrigues13 de setembro de 2016 às 16:56

    Sou conhecedor de vários casos relacionados que impediram uma candidatura dessa ótima chapa de oposição Ferraz e Paulo ou o contrário, que evitaria ter surgido algumas ventilações indevidas com nomes sem o menor crédito para assumir uma corrente mais avançada. Sei que terminaram por atrapalhar o grupo que discorda da administração Bonfim, não lançaram os endinheirados para comprar votos e empurraram quase todos que faziam parte a apoiarem aquilo que condenaram antes ou votarem nulo.Nessa oposição hoje, transitam vários tipos destetáveis de hipócritas querendo subir às custas do idealismo e coerência alheia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  6. funcionando o estádio de futebol e funcionando o campo do convento sendo também uma quadra de soçaite.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!