domingo, 23 de outubro de 2016

SUPOSTAS QUEIMADAS CRIMINOSAS ACONTECENDO NA PERIFERIA - POR CARLOS FERRAZ





Há muito tem-se recebido seguidas denúncias sobre vários focos de supostas queimadas criminosas que vêm ocorrendo na periferia da cidade, deixando bastante temerosa a população rural e urbana, de Triunfo  que por diversas oportunidades tem recorrido à Delegacia de Polícia Civil e guarnições de policiamento da Polícia Militar, visando serem tomadas as competentes providências e identificados a autoria dessas desastradas ações, provocadas justamente pelo período de seca, que favorece incêndios, proliferando com enorme rapidez  e prejudicando alguns proprietários e arrendatários, ao agredir terrenos, destruir plantações e o próprio solo.Recentemente aconteceram  nos sítios: Pará, Baião, Timbaúba, Mata Redonda, Baixa Grande, entre outros.

No princípio imaginavam tratar-se da prática antiga da queimada para facilitar a limpeza do plantio, feita de maneira indiscriminada e sem o necessário acompanhamento. Essa atitude já causava grandes danos e prejuízos à biodiversidade, mas não sensibilizava desinformados agricultores, a chamada no popular de "coivará"-  espécie de limpeza nas áreas escolhidas para plantio de sementes determinadas a gerar produtos de máxima importância para a subsistência.É inevitável qualquer atuação mais efetiva para combater essas atividades marginais, geradas por mentes doentias de vândalos nos terrenos baldios situados nas margens das estradas quando existe capim seco e ausência de animais pastando soltos,contribuindo assim, ainda mais na facilidade para agirem .Agora desconfia-se da elementos estranhos montados em motos e  e usando capacetes, nas proximidades.

Antes a tradicional queima, mesmo errada, consistia em manejar o fogo no setores previamente estabelecidos, no sentido de prevenir ocorrências incendiárias, obedecendo para tanto orientações básicas e autorização da FEMARH ( Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos). Isso depois de comprovado o título de posse do terreno e comunicado à vizinhança, na data exata e no horário do processo, que deve receber sempre o acompanhamento da unidade do  Corpo de Bombeiros. Sem nunca deixar de levar em consideração o clima, a temperatura e a direção do vento.No caso de localidades destinadas para exclusiva pastagem, existe modelos alternativos que poderiam ser implantados, segundo ambientalistas regionais.




Por: Carlos Ferraz
         Editor/ Triunfo - PE

10 comentários:

  1. A falta de opção que é uma constante na Cidade de Triunfo e ainda teremos muito mais falta. O que é muito intrigante é que a Câmara de Vereadores, antes das eleições aumentaram os salários dos vereadores em cerca de seis mil reais. Apenas trabalham duas vezes por mês que se reúnem e isso significa que a cada encontro, ganharão três mil reais. Onze vereadores ganham sessenta e seis mil reais. Por ano, setecentos e noventa e dois mil reais. Com o décimo terceiro, são oitocentos e cinquenta e oito reais. Em quatro anos de mandato, podem fazer a conta... Trocaram seis por meia dúzia! Quanto as queimadas, isso já acontece desde muito tempo sem que haja uma fiscalização ativa e conscientização de muitos agricultores que usam de técnicas arcaicas como a famosa "queima da coivara". Há de sem entender que os agricultores precisam ser informados do grande perigo de matar o solo com estas práticas e punir os criminosos que não são agricultores e que ateiam fogo principalmente nas margens das rodovias. Tais aberrações acontecem em todo o país mas se não começarmos a agir, a coibir tal prática, poderemos sofrer a qualquer momento, grandes incêndios que poderão causar muitos prejuízos ou talvez até morte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A estrela do sucesso da Pousada Baixa Verde é , com certeza , a esposa do Pedro Júnior , a Sra. Teresinha . Eu indiquei essa Pousada a vários colegas meu da CHESF e, como recompensa , tive o que ele ( PEDRO JÚNIOR) disse a um colega meu: " ela é doida ! " Cuidado Pedro Júnior, que Triunfo , hoje possui várias pousadas e a melhor propaganda é o boca a boca

      Excluir
  2. ONDE ESTÁ A COMUNIDADE PARA FAZER COMO SE FEZ EM OUTRAS CIDADES, QUE EXIGIU DIMINUIR O SALÁRIO DOS VEREADORES?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um absurdo flagrado nesta foto pode ser visto por todos. Só quem não vê é a administração da cidade e nem aciona o policiamento. Triunfo parece cada vez mais entregue.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  3. Maria de Fátima Bezerra19 de outubro de 2016 às 13:24

    É lamentável que os setores de paisagismo da prefeitura cuide tão mal das árvores, não estão preocupados com derrubadas e muito menos com queimadas.Assumir cargos de secretaria assim é bom demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio Marcos Florentino19 de outubro de 2016 às 13:41

      Deixando um pouco de lado o nosso "caduco" Código Penal, uma indagação vem se tornando uma pergunta que teima em não calar, existe excrescência maior que assistir tudo nesse município ser realizado ao contrário do universo judicial brasileiro e de acordo com o espúrio grupo privilegiado das gestões com respaldo da submissa população desse lugar onde não se aprende nunca distinguir as coisas certas das erradas e terminam apoiando quem não serve?

      Excluir
  4. Não existe fiscalização, as pessoas só aprenderam a fazer o certo quando pesa nos seus bolsos. Cadê a prefeitura com ação ara impedir? Cadê os vereadores para fiscalizar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  5. Impressionante o desrespeito com a natureza. Fico muito triste em tomar conhecimento desses ataques criminosos. Deus tome de conta.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!