segunda-feira, 31 de outubro de 2016

VELHO MOTOR QUE ILUMINAVA AS SAUDOSAS NOITES TRIUNFENSES





Triunfo é uma das cidades mais belas de Pernambuco e o visitante não demora muito a descobrir este fato, quando além da beleza  que vem de seu ambiente natura,l onde ainda existe vegetação verde no entorno, se fundindo num magnífico cenário, algumas significativas atrações à parte, encontra-se através de rápida visualização rápida os atrativos: Cine Theatro Guarany, Convento São Boaventura, Igreja Matriz, Lago João Barbosa, a estátua do Cristo Redento dominando a maior parte do horizonte do Alto da Boa Vista com seus 1.060  metros de altitude.

Entre atrações diferenciadas na sertaneja "Oásis do Sertão", da Região do Pajeú e outras cidades do Interior, pode-se detectar um verdadeiro monumento histórico do Estado. Quanta saudade é capaz de provocar a lembrança do nosso velho "Andorinha", motor a óleo responsável pela luz elétrica da cidade.Desde 1920, funcionando, quando Triunfo era ainda o primeiro lugar a ser iluminado dessa maneira. O mesmo foi manobrado pela ilustre e divertida figura do senhor CRISTINIANO PEREIRA DA SILVA, o popular e saudoso "Cristino Cajueiro". Virou motivo de orgulho para os nativos e apreciação dos visitantes.

Essa histórica peça de ferro, encontra-se, igualmente imponente, instalada na Praça da Bandeira (Artur Leal Diniz), no Bairro da Boa Vista, diante a Fábrica de Criação do Sesc ( Serviço Social do Comércio). E faz lembrar também os operadores da máquina, Benedito "Motorista", seu filho" Vavá" e "Viana" ( responsável pela linha de transmissão que percorria as ruas através de barrotes pregados nas paredes dos imóveis, porque na época posteação não era utilizada) eles atuavam na "Usina Eléctrica", situada na esquina da Rua Padre Ibiapina com Praça Carolino Campos. Recordar é viver.

TRIUNFO-PE

9 comentários:

  1. Verdade conterrâneo, gerador de energia ou motor a diesel que veio da Europa, comprado pelo governador de pernambuco.
    Ao ser transportado do porto do Recife para triunfo, subindo a serra do brocotó o caminhão virou causando traumatismo facial em seu luiz casado com dona Carmem Sá, foi operado na época e se recuperou.Muito trabalho para desvirar o caminhão com o motor em cima...
    Instalado como vc falou, fornecia a energia no maximo até 22,30hs com os avisos, dando sinal de luz, que iria chegar e iria embora até a noite do proximo dia...era divertido...tenho muitas histórias vividas p contar...
    Na musica das cambindas tem uma estrofe que diz:O doutor foi pra europa, prometeu, prometeu e motor não veio...Fanca de bino sabe cantar a música. É bom resgatar essas coisas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E Fanca de Bino ainda está vivo?

      Excluir
    2. Por favor quem souber informe o ano que o motor foi aposentado, tenho curiosidade de saber mais da minha terra natal!!

      Excluir
  2. Entendo que m democracia não há inimigo, mas adversário. O objetivo não é destruir o opositor, mas sim contribuir com o lugar.Não que durante esse tempo de leitor, enxergue vocês do jornal opositores do governo municipal, mas isentos vigilantes no´andamento da gestão pública. É assim como tenho visto a relação do editor Ferraz e a administração pública de Triunfo, diante as inúmeras sugestões lógicas e práticas a serem implantadas desde antes e com toda certeza na administração do futuro prefeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  3. Triunfo realmente é diferente das demais, sempre esteve na frente desde aquele tempo.

    ResponderExcluir
  4. Oi...! Fanca de Bino? Está vivo sim, olha ele aí, na matéria social datada em 29/10/16.
    A música é mais ou menos assim que se cantava nas cambindas:
    No caminho de santa luzia
    morreu uma novilha
    vamos ver quem matou
    trem apitou maquinista desceu
    vamos ver quem morreu
    debaixo do vapor
    o doutor foi pra europa
    prometeu, prometeu
    e motor não veio!
    Porque essa estrofe final? porque o motor demorou anos p chegar e os doutores da época, só prometiam e o motor não chegava.
    A iluminaçao nas casas de triunfo, era com candinheiro...

    ResponderExcluir
  5. A estrela do sucesso da Pousada Baixa Verde é , com certeza , a esposa do Pedro Júnior , a Sra. Teresinha . Eu indiquei essa Pousada a vários colegas meu da CHESF e, como recompensa , tive o que ele ( PEDRO JÚNIOR) disse a um colega meu: " ela é doida ! " Cuidado Pedro Júnior, que Triunfo , hoje possui várias pousadas e a melhor propaganda é o boca a boca

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!