quarta-feira, 30 de novembro de 2016

DEVE-SE PROCURAR SALVAR O QUANTO ANTES O AÇUDE DE SARA - POR CARLOS FERRAZ







Situado nas imediações da Rua Professora Laura Siqueira, Bairro Bom Jesus, na propriedade espólio  da família  Feitosa, existe um valoroso trecho onde fica o tradicional ponto turístico conhecido como  "Açude de Sara", bastante frequentado por gerações diversas nos anos 1960, 1970, 1980, 1990 - espremido entre sítios outros particulares e mansões pertencentes a triunfenses nativos ou  residentes em outras localidades distantes ou circunvizinhas,  que somente aparecem  nos finais de semana, períodos de férias  e prolongados feriados. O local sempre tratou-se de  espaço com padrões históricos, se não tivesse havido tamanha degradação e danos ambientais., sendo destruídas velhas árvores que ultrapassavam os cinco metros de altura.Precisa-se recuperar todo o meio-ambiente, a começar pela mata ao redor.

Infelizmente, esse  admirável  e destacado local , por ausência de manutenção, durante o longo dos anos e sequenciadas estiagens, quando cheio ( agora está completamente vazio devido quase seis anos faltando chuva na cidade) perdeu quase metade do espelho d' água. Motivado também pelo assoreamento e aterros irregulares que eram frequentes nas épocas passadas quando das construções ao seu lado. Podiam aproveitar o momento e utilizar as máquinas da Prefeitura Municipal, patrol, escavadeira , caçambas e em regime de mutirão aprofundar toda sua bacia hidrográfica, patrocinando integral limpeza onde a existência do mesmo pode estar com os dias contados.Aos que viram o açude limpo, duvidarão de que algum dia, existiu um manancial de água potável. Evite-se portanto lamentar depois...

Lembra-se  que onde haviam baronesas resistentes à poluição, pastas e uma área de capim,  sobre a visível parte de lama, que avançava em direção do sangradouro, curtia-se divertidos e saudáveis banhos escondidos ou liberados, faziam ainda passeios e piqueniques, mesmo sob rígida proibição dos irmãos José ,Jorge, Jaime Sara. Onde as crianças e adolescentes, acompanhadas ou não, saltavam das pedras e do lajedo mais acima, faziam trampolim.Outro atrativo nas épocas chuvosas era  quando  transbordava essa barragem, limitada do leito natural,  que escorria para os riacho próximos, depois rumando no sentido ao Lago João Barbosa. Há cerca de três décadas, a paisagem do "Açude de Sara", mudou radicalmente, mas possui todas as condições físicas de ser transformando-área urbana turística.



Por: Carlos Ferraz
         Editor/ Triunfo PE

12 comentários:

  1. Álvaro Pereira da Silva16 de novembro de 2016 às 13:34

    Acho que para o bem de Triunfo essas reformas sugeridas devem ser todas debatidas e implantadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Devo crer que o amigo Ferraz no inquestionável amor pela sua cidade, tem procurado investir todos os dias em transmitir soluções especiais e praticas para os administradores de Triunfo, querendo que explorem várias possibilidades de fazer tudo acontecer.

      Excluir
    2. Roberto Florentino dos Santos23 de novembro de 2016 às 13:10

      Concordo, a única alternativa que temos para tentar melhorar o clima do planeta é restaurar e preservar os cursos de água, as matas ciliares e as florestas

      Excluir
    3. Vai passar essa intensa temporada de seca e não vão fazer nada.

      Excluir
  2. O amigo Carlos Ferraz é uma das vozes mais lúcidas sobre nosso cenário administrativo, principalmente em relação no setor turístico, acreditando que se faz necessário discutir e imprimir uma reforma abraçando as prioridades.

    ResponderExcluir
  3. Conterrâneo!esse açude pertencia a tia Sara,tia por primeiro grau de minha mãe.
    Nós terminamos de aprender a nadar,justamente neste açude com umas cabaças de gogó, amarradas por baixo dos braços.
    Nunca vi fazerem nenhuma limpeza nele e o momento é esse e as facilidades são grandes,pois hoje todas as prefeituras dispõem de várias máquinas apropriadas p esse fim.
    Outro assunto referente a água, sei que vc está acompanhando o problema sério da falta d'água também no agreste de pernambuco. Em Belo Jardim a água vai chegar em julho de 2017, veja quantos kms? e para Triunfo, 9kms!Tem alguma novidade sobre esta obra?
    Romeu Timóteo

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente, se não for acionado o Ministério Público para uma ação própria para acabar com o que está acontecendo com o açude de Sara e riacho, poderemos muito em breve, ver o fim deste atrativo. O riacho já quase completamente assoreado, até mesmo com uma construção dentro, muito aterro de construções, lixo, e outras mais. O crime ambiental é uma constante no município e o poder executivo ainda se omite, permitindo que construções irregulares continuem a desmatar, assorear, jogar esgoto. Ora, se a própria prefeitura fecha os olhos, se até mesmo ela esquece de rever o que está errado com os esgotos sendo jogados nos riachos, se até mesmo vivem a assorear os riachos e deixam de retirar os excessos para que se junte água no momento em que cair uma boa chuva. A prova disso é a Barragem do Brejinho, Lago João Barbosa Sitônio, etc.
    Enquanto a população não exigir do poder público que se tomem medidas emergenciais, enérgicas para coibir esta prática criminosa, poderemos realmente chegar próximo ao fim porque o caos está diante dos nossos olhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante esse Doutor Williams Terto. Prega ser honesto mas cometeu diversas atrocidades durante a campanha. Uma pessoa desse porte merece o repúdio da população de Triunfo. Mentiras e mais mentiras, plágio de propostas de governo, conversas gravadas e divulgas em redes sociais ilegalmente...faz me rir seu pseudo doutor.

      Excluir
    2. Nem conheço esta praga que assina o sobrenome de Terto. Pode ser mais um ridículo que não sabe ler ou que faz parte de uma corja delinquente que continua a destruir o município. O imbecil geralmente se esconde através do anonimato ou tenta denegrir o sobrenome de uma família. Não é corajoso o bastante para me enfrentar ou melhor, quando não tem argumento para esclarecer acerca do comentário acima, aparece desta forma. Diga quem realmente és, o que realmente faz e não se esconda como um criminoso.

      Excluir
    3. Diga se não é verdade Doutorzinho terto? E tem mais, na sua própria rede social divulgou um processo de um João Batista de outra cidade, colocando como se fosse o do nosso prefeito eleito. Seus crimes de campanha foram visíveis. E ainda prega uma de honesto. O sr é um fanfarrão!

      Excluir
  5. Elizabeth Pereira de Carvalho17 de novembro de 2016 às 21:27

    diante tanta dificuldade financeiras que o município de Triunfo vem enfrentando com a estiagem, seria muito interessante fazer a limpeza e ampliação dessa barragem.

    ResponderExcluir
  6. ROGERIO LUIZ DOS SANTOS18 de novembro de 2016 às 18:42

    NÃO TENHO A MENOR DÚVIDA QUE TODO TRIUNFENSE QUE ASPIRA O BEM COMUM, QUE AMA SEU BERÇO , REVERENCIA A SUA HISTÓRIA E TEM PLENA CONVICÇÃO QUE : SER TRIUNFENSE É UM PRIVILÉGIO ,
    TRAZ EMBUTIDO AO SEU DNA O DESEJO DE VER, AINDA NESSA EXISTÊNCIA TERRENA, O NOSSO MUNICÍPIO DESPONTAR NO CENÁRIO NACIONAL COMO UMA VIÁVEL OPÇÃO DE TURISMO E LAZER, BEM COMO, ESTAMPAR O RARO E HONROSO TÍTULO DE LUGAR ONDE SE PODE DESFRUTAR DE INVEJÁVEL QUALIDADE DE VIDA.

    EU, COMO MUITO DOS SAUDOSOS TRIUNFENSES QUE MORAM DISTANTE ; TENHO O HÁBITO DE ACOMPANHAR OS BLOGS E SITES DE BOA QUALIDADE QUE NOS INFORMAM EM TEMPO REAL E NOS ATUALIZAM ACERCA DO COTIDIANO DA NOSSA TERRA , NOS DEIXANDO MAIS PRÓXIMOS APESAR DA DISTÂNCIA FÍSICA.

    AGORA HÁ POUCO, LENDO MATÉRIAS DIVERSAS, VÍ UMA QUE ME INDUZIU A ESTE COMENTÁRIO.

    TRATA-SE DE UMA PROPOSTA QUE É FEITA SEMPRE APÓS UM PLEITO( ou peleja) ELEITORAL , PELA PARTE QUE "SE DEU BEM", SEJA AQUI OU EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO , MESMO APÓS UMA CAMPANHA CONTAMINADA POR TROCAS DE ACUSAÇÕES, COICES, SOPAPOS, ESCÂNDALOS CABELUDOS E COMPROVAÇÕES DE SUJEIRA QUE SEUS PARES TÊM CONHECIMENTO MAS MESMO ASSIM TORCEM O NARIZ E OS COLOCAM PARA TOMAR CONTA DAS SUAS VIDAS...

    FALAM DE PACTO PROPÕEM QUE A OPOSIÇÃO E SITUAÇÃO DEVEM DAR AS MÃOS, QUE O BEM COMUM SE SOBREPONHA ÀS DIVERGÊNCIAS E IDEOLOGIAS, QUE O RANÇO DO PASSADO SEJA POSTO DE LADO E QUE TODOS DEVEM SE INSERIR NO CONTEXTO IRMANADOS COM UM SÓ PENSAMENTO...ETC E TAL...

    NÃO HÁ DÚVIDAS QUE A PROPOSTA VEM RECHEADA DE BOAS INTENÇÕES E SENTIMENTOS DE PURA HUMANIDADE E COMPAIXÃO (fora algumas suspeitas), NO ENTANTO PARA AQUELES QUE POSSUEM AGUÇADO DISCERNIMENTO, VASTA EXPERIÊNCIA DE VIDA , BOA FORMAÇÃO MORAL E ATÉ MESMO PARA ÀQUELES QUE JÁ SENTIRAM , NÃO SÓ NA PELE MAS NO SEU ÍNTIMO O QUANTO DOEU APOSTAR SUAS FICHAS EM QUEM NOS VEIO MAIS TARDE PROPORCIONAR SENTIMENTOS NEGATIVOS, MACULANDO O ORGULHO DE SER TRIUNFENSE .

    DIANTE DE TAL PROPOSTA O NOSSO ANJO DA GUARDA NOS PUXA A ORELHA E INTUITIVAMENTE PERCEBEMOS QUE O PRINCIPAL INGREDIENTE PARA AS COISAS ACONTECEREM

    -CREDIBILIDADE

    -CONFIANÇA

    ANDA MUITÍSSIMO ESCASSO OU INEXISTA .

    E ASSIM , DIANTE DE TAL CENÁRIO E DA GRANDE POSSIBILIDADE DE SOFRER UM " CHOQUE ANAFILÁTICO" NÃO NOS RESTA OUTRA OPÇÃO , SENÃO PROCURAR TERAPIAS ALTERNATIVAS.
    (RLS-RÓ .13-11-16)

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!