sexta-feira, 25 de novembro de 2016

GLOBALIZAÇÃO: BLACK FRIDAY NO BRASIL E NO MUNDO


Nesta sexta-feira (25), estabelecimentos comercias e lojas virtuais colocam à venda milhares de produtos com preços promocionais. É a Black Friday (em português, sexta-feira negra), uma ação comercial criada nos Estados Unidos e que vem ganhando a adesão dos empresários do Brasil nos últimos anos. Na foto, hipermercado de São Paulo abriu às portas entre quinta-feira e sexta-feira com muitas ofertas. O estoques de TVs acabou rapidamente.


EM RECIFE: SAIBA COMO EVITAR FRAUDES E FAZER COMPRAS PROVEITOSAS



Conhecida pela promessa de preços baixos na última sexta-feira do mês de novembro, a Black Friday já deu os primeiros sinais no comércio do Recife. Em lojas de eletroeletrônicos, roupas, cosméticos e de vários outros segmentos, as promoções saltam aos olhos dos clientes e anunciam preços que, em alguns casos, não representam economia para o bolso do comprador. Por isso, é preciso estar atento para comprar os produtos necessários sem fazer dívidas que podem comprometer o orçamento no futuro.


De acordo com o educador financeiro Arthur Lemos, a data já é tradição no Brasil e faz parte do calendário de lojas e de compradores. Devido ao hábito, o consumidor tem feito a lição de casa e procurado as melhores opções de fornecedores para ir às compras. “Num primeiro momento, houve muita confusão. Depois que tivemos essas complicações, o consumidor passou a ficar mais atento e a pesquisar os preços com mais frequência”, afirma.


Apesar da facilidade de comparação dos produtos, a delegada do consumidor Beatriz Gibson afirma que os consumidores da terceira idade costumam ser mais lesados pelos vendedores na data. “Eles acreditam na palavra do vendedor e acabam comprando. Depois, quando há necessidade de troca, esse público acaba se prejudicando. Independentemente da idade, é preciso estar atento”, alerta Gibson.


A cautela, segundo a delegada, deve ser adotada nas compras presenciais ou virtuais. “Se o consumidor deseja comprar pela internet, é preciso entender que existem riscos. Por isso, é necessário escolher um site seguro e ter cuidado com e-mails fraudulentos. Hoje existem várias ferramentas para o consumidor não cair em golpes”, diz.

Nas lojas físicas, é possível recorrer ao Código de Defesa do Consumidor, que deve estar ao alcance dos clientes, e ter atenção durante a negociação do período de troca. “Esse procedimento, segundo o Código, é permitido somente se a loja garantir a troca com um carimbo ou uma assinatura”, explica a delegada.

Cuidando do orçamento

Pesquisa, disciplina e planejamento são as três principais palavras de ordem para aproveitar bem o dia de promoções, segundo o educador financeiro Arthur Lemos. “Inevitavelmente o consumidor acaba sendo seduzido pelas oportunidades e, por isso, ele está propenso a consumir um pouco mais do que o planejado. Por isso, antes de ir às compras, é preciso pensar o que a pessoa gostaria de comprar e até quanto ela pode gastar”, alerta.

Ainda segundo Lemos, a recorrência da data possibilita o planejamento prévio para tornar as compras ainda mais proveitosas. “É possível se programar para juntar dinheiro e comprar uma produto necessário no mês de novembro ou antecipar as compras de fim de ano para o período da Black Friday”, sugere o educador.

Serviço
Em caso de dúvidas ou de problemas, o consumidor deve entrar em contato com o Procon por meio do telefone 0800-282.1512. O órgão poderá conciliar consumidores e lojas, mas caso a situação não seja resolvida,  poderá ser judicializada e levada à Delegacia do Consumidor, que funciona no Empresarial Palmira 2, na Avenida Conde da Boa Vista, no Centro do Recife, das 8h às 18h.

Fonte: G1 PE

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