terça-feira, 29 de novembro de 2016

HOMENAGEM AOS MÚSICOS: VALORIZAÇÃO DOS NOSSOS TALENTOS - POR CARLOS FERRAZ



Desde o início dos Informativos A Verdade Escrita (1979), Jornal Opinião e Blog Opinião Triunfo defende-se a necessidade das administrações públicas locais trabalharem com jovens dentro do espaço musical, enxergando que ser músico pode significar oportunidades na vida em termos sociais, profissionais, financeiros e culturais, aqui ou em qualquer outra parte do mundo. Até agora ninguém foi sensível ou ousou iniciar um projeto de incentivo ao aprendizado dessa maravilhosa arte milenar nas escolas urbanas e rurais. Talvez imaginem não haver retorno em termos de votos. A visão é essa...

Na centenária banda musical Isaias Lima, tivemos ao longo dos anos, os inesquecíveis baluartes ex-maestros  Luiz Rodrigues (Luiz Firminio), Hemerson Henrique, José Romão e José Madureira, que, com muito empenho,  trabalharam na  divulgação da música, deixando inesqueciveis ensinamentos desenvolvidos  entre crianças e adolescentes. 








Após o desaparecimento dos mesmos,  foi a vez do competente maestro Antonio Carlos da Silva, Toinho ,  que iniciou a escola de música, mas necessitou afastar-se temporariamente da função devido ao trabalho como funcionário na Compesa e estudo do Curso de Direito na FIS - Serra Talhada. Daí, a continuação da escola de música seguiu com seu ex-pupilo, excelente maestro Lucivaldo Ferreira da Silva, músico de carreira solo instrumental e vocal que acaba de lançar seu primeiro CD. 


O artista Lú Ferreira possui um projeto desafiador junto ao destacado saxofonista André Vasconcelos, ex-gerente do Cine Teatro Guarany e componente do grupo "Chorões do Pajeú": a criação futura e  sonhada da "Orquestra Sinfônica de Triunfo", promovendo concertos dessa natureza;  também incentivada pelo renomado músico-maestro recifense Arimatéia, que passou temporada  convívendo em Triunfo.O maestro atual  trata-se do muito esforçado e competente José Ricardo Bezerra, que tem conseguido desempenhar belo trabalho de ensinamento aos aprendizes e qualificação da equipe definida. 

ORIGEM DO DIA DO MÚSICO



Sabe-se que a data  22 de novembro foi lembrada para representar a comemoração do Dia do Músico devido ser também o dia que homenageia Santa Cecília, considerada a padroeira dos músicos em todo o mundo, tornando o momento um referencial para aqueles que se dedicam à nobre arte de transmitir  fortes emoções e muitas alegrias  às pessoas das mias diferentes classes sociais..

Aproveitando-se do  marcante evento, a  ilustre professora Yolanda Rigonelli, em 1960, iniciou com essa significativa comemoração relacionada à "Semana da Música", no Conservatório Musical de Tatuí, onde atuava como excelente diretora, visando homenagear dotados figurantes músicos e também alunos do conservatório que trata-se do mais tradicional e reconhecido do Brasil.


HOMENAGEM AOS NOSSOS AMIGOS MÚSICOS, QUE NOS ALEGRAM COM SUAS NOTAS E SONS,  NOS DEIXANDO FELIZES COM A SENSIBILIDADE DO SEUS TONS E DO SEUS CANTOS. PARABÉNS! BELA MISSÃO!

 







Por: Carlos Ferraz
         Editor/ Triunfo - PE

2 comentários:

  1. Essa tradicional banda de música trata-se de uma referência para o município de Triunfo.Merece todo o apoio dos conterrâneos e dos administradores.

    ResponderExcluir
  2. Amava acompanhar a banda de músicos. Saudades de meu tempo de criança,neste período do Natal.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!