quinta-feira, 10 de novembro de 2016

LANÇAMENTO DO MÊS DA "CONSCIÊNCIA NEGRA"

No ato, foram apresentadas a programação oficial do mês de novembro e peças da campanha institucional do Estado






PROGRAMAÇÃO:



No inicio deste mês, terça-feira (01), o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Isaltino Nascimento, esteve presente à solenidade de lançamento do Mês da Consciência Negra, que traz o tema “Sua Consciência é sua Voz”, desenvolvida para o estado de Pernambuco, com peças publicitárias e mídias digitais. No ato, que aconteceu no Centro de Artesanato de Pernambuco (Recife Antigo), também foi apresentada a programação oficial de todo o mês de novembro – que conta com atividades como rodas de diálogo, seminários, capacitações, com o propósito de trabalhar o combate a todas as formas de racismo. “Momentos como este nos ajudam a trabalhar a questão do negro, como forma de empoderamento desta população que, ainda nos dias de hoje, sofre com desigualdades em relação aos salários, tratamentos que recebem na esfera social e que tem uma representação de suma importância no trabalho de construção da igualdade social”, comentou o secretário.

À frente da pasta da SDSCJ desde o ano de 2015, o secretário também foi responsável pela criação de uma secretaria Executiva de Segmentos Sociais, administrada pelo Executivo Sérgio Moura e que também trata da questão do negro, com base na escuta das representações do segmento para a consolidação das políticas públicas referentes a esta parcela da sociedade. “Trabalhamos a política relacionada ao negro de forma transversal, de modo a compreender a importância de debater o tema, uma vez que a população negra ainda sente os efeitos do racismo. Contudo, consideramos que essa prática não cabe mais no contexto da sociedade em que vivemos”, destacou Sérgio Moura.

Mês - 

O Mês da Consciência Negra 2016 celebra os 321 anos de Zumbi dos Palmares, cuja figura é icônica na luta e resistência do povo negro. Para prestigiar personalidades que têm participação ativa na causa do negro em Pernambuco, no ano passado, o secretário Isaltino Nascimentou, solicitou ao governador Paulo Câmara a instituição da Medalha Solano Trindade – artista pernambucano, referência na defesa da população negra. Contudo, por meio de decreto assinado pelo chefe do Executivo de Pernambuco, a Comenda será entregue, neste ano, a cinco personalidades selecionadas pelas representações do movimento negro local. “No próximo dia 17 estaremos ao lado do governador Paulo Câmara, concedendo a Medalha Solano Trindade a Sony Santos, Edvaldo Ramos, Afoxé Alafin Oyó, Inaldete Pinheiro e Walfrido da Silva, como forma de referendá-los na participação desta luta importante e incessante, no estado de Pernambuco”, enfatizou.

Também como parte da agenda do mês de novembro, a audiência pública com a Comissão da Verdade de Pernambuco vai acontecer a fim de apresentar a violação de direitos do povo negro e praticantes das religiões de matriz africana, nos tempos de Ditadura Militar no Brasil. “Os jovens de hoje em dia, precisam ter acesso a informações que apontam fatos da história recente do País, onde a violação de direitos acontecia em todos os aspectos. Torturas, prisões, agressões, proibições eram a realidade de negros e pessoas adeptas de religiões não convencionais à época. Tudo isso ocorreu durante a Ditadura Militar e deve ser tratado sociedade como necessidade ao conscientizar as pessoas do quão equivocas eram as convicções acerca disso”, ressaltou.

A secretaria Executiva de Segmentos Sociais (SESES) é responsável pela realização do Mês da Consciência Negra, através da Coordenadoria de Igualdade Racial, e também conta com a colaboração de Vicente Moraes, coordenador; Marta Almeida e Mãe Elza, como técnicas.

O encontro contou com a apresentação cultural do grupo Cantantes – da Comunidade O Segredo. Além das participações de Josebias dos Santos, coordenador do Núcleo de Educação Étnico-Raciais; João José, pela Convergência Negra; Gilmara Santana, pelo Fórum de Gestores de Política de Igualdade Racial do Cabo; Miranete Arruda, pela coordenação de saúde da população Negra do Estado; Beatriz Vidal, representando a secretaria da Mulher do Estado; Adeíldo Araújo, pelo Conselho Nacional de Política de Igualdade Racial e Mãe Elza, pela Caminhada de Terreiros.

Caminhada – A 10ª Caminhada de Terreiros aconteceu nesta tarde (01), no Marco Zero do Recife e deu início às comemorações do Mês da Consciência Negra.
--
Gerência de Comunicação
Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ)
Fones: (81) 3183.3014 / (81) 3183.3015

  •  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!