domingo, 27 de novembro de 2016

O SERTANEJO E O SOFRIMENTO CAUSADO PELA SECA CASTIGANTE - POR IEDO FERRAZ




O Sertanejo, nesta época do ano, pena com a estiagem prolongada, muito deles não aguentam o sofrimento e partem em busca de outros lugares onde possam sobreviver. Para que este sofredor das caatingas, possa permanecer na sua propriedade é preciso muita persistência em acreditar que dias melhores virão. Neste período do ano falta água nos açudes e barreiros, o gado fica fraco devido a falta de pasto, não existe água para beber e tampouco cozinhar, já que não existe comida para ser feita, os caprinos e ovinos perdem o valor comercial. Diante de tudo isso o sertanejo entra em desespero e começa a rezar, pedindo chuvas para que ele não veja a família morrendo de fome e sede. A Seca no Sertão nordestino pode ser considerado um fenômeno natural, caracterizado pelo atraso na precipitação de chuvas ou a sua distribuição irregular dos índices pluviométricos. As conseqüências mais evidentes das grandes secas que assolam o Nordeste são; A fome, o desemprego, a desnutrição, a miséria e a migração para zona urbana, dos agricultores que perderam suas plantações, já que esta maltrata o sertanejo nordestino, no qual é obrigado a conviver ou fugir dela, neste período critico do ano, no qual falta a chuva para molhar as plantas.
Click na setinha ao centro da imagem e ouça Triste Partida, de Patativa do Assaré, interpretada por Luiz Gonzaga

SOFRIMENTO E A SOBREVIVÊNCIA DOS ANIMAIS NO PERÍODO DA SECA...



Quando chega a seca, os caprinos por uma questão de sobrevivência procuram lugares que possam se alimentar na caatinga. Nesta época do ano, o pasto é escasso, diante das grandes secas que assolam nossa região, com isto eles são obrigados a submeterem a este sacrifício penoso, caso não queiram morrer de fome. Embora todas as espécies tenham a capacidade de subir em árvores, nem todas conseguem. Se for acaso uma raça pesada, não vai conseguir subir, por causa do peso corporal. Cabras gestantes também não sobem porque são pesadas. Já animais criados em confinamento não aprendem a subir, porque foram animais adaptados a outros costumes de manejo. Com isto, aqueles caprinos criados soltos, são capazes de buscar os alimentos em qualquer lugar que eles estejam, pois ou eles comem estes pastos ou então morrerão de fome. Diante das adversidades da seca do interior nordestino, os caprinos aprenderam buscar os seus alimentos em locais de difícil acesso, que ele se encontre.



Por: Iedo Ferraz Lima
      Triunfense, pernambucano, brasileiro, cidadão do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!