quarta-feira, 30 de novembro de 2016

POVOS DIFERENTES CONTRIBUÍRAM COM A BELEZA DA CIDADE - POR CARLOS FERRAZ









Acredita-se plenamente que o "visitante momentâneo" ou "turísta periódico" ao desembarcar em Triunfo-PE,  mesmo sendo algum desatento observador terá como primeira impressão tratar-se de ambiente diferenciado, justificando a denominação de "Oásis do Sertão". O ambiente destaca-se pela arquitetura e tem nela refletida a anterior permanência dos mais diversos habitantes estrangeiros (alemães, portugueses, ingleses, americanos, suíços, italianos) instalados no território por volta do século passado. Entre os pontos altos estão as igrejas e capelas localizadas na sede e nos distritos de Canaã e Jericó.

Também é possível encontrar na valorizada área urbana,  além da visualização bastante diferenciada da  arquitetura - se comparada a outros municípuos circunvizinhos- , influência outras em pontos diversificados, a exemplo de costumes, agricultura, construções, aspectos fisionômicos, deixados por aqueles que passaram significativas temporadas. Embora ,muitas dessas  ações e obras, tenham sido infelizmente aniquiladas e destruídas no período contagiante de falso modernismo que atingiu em cheio  o município  por volta do período 1970,1980,1990. 

Quando resolve-se  fazer minucioso análise comparativo, observa-se negativamente, como reflexo dos tempos atuais, que tornou-se comum a  instalação de cerâmicas e azulejos naqueles representativos monumentos ,casarões e sobrados, onde as invencionisses foram implantadas contrárias ao perfil arquitetônico neoclássico,  chegando a transformar  em deprimente visual . Sem dúvida,  um conjunto arquitetônico dos mais admirados no Estado teve sua beleza profundamente maculada por todo esse caos  prejudicial à  sua história e estética. Não vale a gestão conduzir o problema fazendo vista grossa, como sempre, algo necessita ser providenciado com urgência.



NOSSAS IGREJAS INFLUÊNCIA DOS POVOS ESTRANGEIROS...


Igreja Matriz de N.S. das Dores
Igreja do Rosário

Igreja de São Luiz Gonzaga

Capela do Colégio Stella Maris (Igreja de São Judas Tadeu)

Capela do Convento são Boa Ventura (Igreja de São Francisco)

Capela de São Pedro - Canaã - Triunfo Pe
Igreja de Senhora Sant'ana - Jerico - Triunfo PE

2 comentários:

  1. Vejo que o Carlos Ferraz tem muito talento e grande vocação para a coisa pública, reforçando o seu projeto antigo de restaurar o patrimônio arquitetônico e cultural da cidade.

    ResponderExcluir
  2. Acho que pessoas idealistas deveriam m ser mais ouvidas na condução administrativa da cidade.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!