quarta-feira, 30 de novembro de 2016

TRADICIONAIS RUAS DE TRIUNFO: RUA PADRE IBIAPINA ( RUA DA CARIDADE ) - POR CARLOS FERRAZ




Esses belíssimos imóveis residenciais e outro insignificante número de idênticos sobreviventes, que ainda relutam permanecer existindo, situados no Centro, passaram a ser considerados amostras vivas do saudoso auge da economia triunfense, movida pelos grandes plantios da cana-de-açúcar, café e agricultura de subsistência.
Por essa razão mesmo, logo no princípio do século XX ,foi introduzida a arquitetura neoclássica, pelos antigos habitantes que no território permaneceram por décadas: alemães, italianos, portugueses, franceses, suíços, americanos, ingleses; quase todos detentores financeiros de elevadas somas e acompanhando padrões europeus.
No entanto a mesma foi quase que completamente dilapidada pela falsa modernidade depois surgida.Nesse período lamentável, a estética urbana da cidade, bastante destacada entre os demais municípios, foi muito descaracterizada pelas destruições equivocadas de dezenas de casarões e sobrados existentes.

Carlos Ferraz/Editor

TRIUNFO-PE

27 comentários:

  1. Uma cidade muito agradável, nem parece a gente estar no Sertão do Estado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já andei por essa rua, muito encantado esse lugar.

      Excluir
    2. Antonio Fernando Nascimento3 de novembro de 2016 às 17:37

      Torço para o prefeito que assumir tenha foco no emprendedorismo, empoderando a competência e não mais tanto arrumadinho da política atrasada que não leva a nada.

      Excluir
    3. É são muito bonitas

      Excluir
    4. EXISTE A VELHA FALTA DE INCENTIVO, TALVEZ POR ISSO OS IDEALISTAS RESOLVERAM AGORA RECUAR, VIVENDO MOMENTO DE RECLUSÃO SEM OPINAR NADA MAIS, ISSO DIMINUI O NÚMERO DE PRATICANTES NA BASE E POUCAS PROMESSAS SURGEM PARA O FUTURO.

      Excluir
    5. Francisca de Assis de Sá3 de novembro de 2016 às 22:26

      Realmente os casarões de Triunfo, os que sobraram, vale a pena ver! No entanto, estou muito triste com dois descasos nesta cidade cantada em verso e em prosa: o desmatamento, que certamente está influenciando na mudança do clima e o esgotos poluindo os riachos que passam nos arredores da cidade. Veja o riacho depois da Encruzilhada, indo pro Cajueiro. Um verdadeiro absurdo!

      Excluir
    6. Cleanto Martins Tangará3 de novembro de 2016 às 22:28

      LINDO AMIGO CARLOS FERRAZ, TENHO FOTOS DESSAS LINDAS CASAS DOS VELHOS TEMPOS QUE NÃO VOLTAM MAIS !!!

      Excluir
    7. Francisca de Assis de Sá3 de novembro de 2016 às 22:30

      Sou Santa Cruzense e me sinto triunfense também, porque estudei no Stella Maris durante muito tempo. Hoje não moro mais aí, porque a busca pelo trabalho me fez sair da minha terra nata. Quando vou a estas cidades, Sta Cruz e Triunfo ao invés de ficar alegre, fico muito triste com o descaso com a natureza, desmatamento e especulação imobiliária e a falta de saneamento básico nos bairros periféricos e o povo mais pobre, que sofre com a falta de água e vende suas terras por falta de dinheiro pra sobreviver na sua terra, que cada dia vai dando lugar às chácaras e mansões para os ricos que chegam.

      Excluir
    8. Francisca de Assis de Sá3 de novembro de 2016 às 22:32

      É um desabafo! Venho querendo colocar isto a muito tempo, mas estive em Santa Cruze em Triunfo, na festa da rapadura e fiquei muito triste em ver as pessoas sofrendo com a falta de água e saneamento básico e os políticos e responsáveis pelo dinheiro público, parece que nem estão vendo isto, ou não querem ver.

      Excluir
    9. LOGO,LOGO VOU COLOCAR A FOTO DA NOSSA CASA NA RUA Pe. IBIAPINA EM TRIUNFO..

      Excluir
  2. Adelson Pereira da Silva3 de novembro de 2016 às 16:32

    Entre os principais desafios de Triunfo é melhorar os números da cidade no quesito saneamento básico e, dentro das prerrogativas do gestor municipal, contribuir com a redução da violência e manutenção da arquitetura antiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. A estrela do sucesso da Pousada Baixa Verde é , com certeza , a esposa do Pedro Júnior , a Sra. Teresinha . Eu indiquei essa Pousada a vários colegas meu da CHESF e, como recompensa , tive o que ele ( PEDRO JÚNIOR) disse a um colega meu: " ela é doida ! " Cuidado Pedro Júnior, que Triunfo , hoje possui várias pousadas e a melhor propaganda é o boca a boca

      Excluir
  3. Elza Maria dos Santos3 de novembro de 2016 às 16:35

    É importante haver organizado um movimento de luta para zelar na preservação do patrimônio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois de driblar a ansiedade de assumir o cargo, o prefeito vai necessitar se debruçar neste jornal para escolher as formas mais eficientes e simples de administrar a cidade. Acho que a receita do sucesso está relacionada com tanta sugestão maravilhosa publicada.

      Excluir
    2. podem até não querer reconhecer, mas o jornal opinião tem sido implacável para o município, desde o período do prefeito maninho

      Excluir
  4. Esse jornal tem sido um guerreiro da cultura. Ferraz é uma figura icônica de minha Triunfo.

    ResponderExcluir
  5. Tereza Cristina Araújo3 de novembro de 2016 às 16:41

    Incrível como Triunfo teve uma situação financeira tão favorável para serem construídos tão belos casarões no passado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. A equipe da prefeitura deve se reunir para definir o destino da próxima administração já elaborando projetos dentro da realidade do dinheiro arrecadado utilizando o mínimo de recursos e investindo nas criatividades que aqui são propostas quase todos os dias do ano.

      Excluir
    3. voce que e lindo amigo

      Excluir
  6. Afirmam que prefeito eleito João Batista, derrotou uma tentativa de golpe, após o fracasso da oposição que estava se organizando para gastar milhões contra sua campanha, e respeitados idealistas , se negaram participar, favorecendo julgamento positivo para ele. Os simpatizantes do antigo grupo de oposição não cederam as chantagens tentadas por neófitos de apoiar um forasteiro sem compromisso e perderam a maioria opositora assumida que não votariam nem Melo e nem Bonfim, tendo agora toda condição para administrar sem dificuldade, não deixando surgir adversários gratuitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  7. Triunfo é uma cidade que se falando em território, geograficamente, não é tão grande para se administrar.
    Comparando com Irecê, os recursos que aqui chegam diariamente são em torno de 345.000,00 diariamente.
    É bem verdade que Triunfo é diferente, devido o nm da população, mas o repasse é certo e dá para muita coisa...
    Aí eu digo, querer é poder...
    Romeu

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!