terça-feira, 13 de dezembro de 2016

13 DE DEZEMBRO: DIA DE SANTA LUZIA E ANIVERSÁRIO DO SAUDOSO LUIZ GONZAGA - POR IEDO FERRAZ

A FÉ NORDESTINA...





O catolicismo é a religião predominante nos estados do Nordeste. Diante das secas que assolam esta região, neste momento tão difícil de viver no sertão nordestino, este povo recorre aos santos considerados protetores dos mais simples e humilde. Um povo amoroso e de uma fé inigualável, o nordestino é na sua maioria muito religioso. Estas pessoas costumam colocar fotos dos santos nas paredes de suas casas, onde estas representam a religiosidade do sertanejo movido pela fé intensa, através da devoção por todos estes, considerados santos pele população do Sertão brasileiro. O caboclo da roça faz a sua oração para consegui-la ou agradecer a solução para algum tipo de problema: seja de saúde,financeiro, familiar ou pelo carinho a diversos personagens religiosos como o Padre Cícero, Frei Damião, Irmã Dulce, Padre Ibiapina, São Francisco de Assis,São Sebastião e outros.


O BAIÃO NASCEU AQUI, NO SERTÃO DO NORDESTE BRASILEIRO





Luiz Gonzaga do Nascimento, conhecido como o Rei do Baião, (Exu13 de dezembro de 1912 – Recife2 de agosto de 1989) foi um compositor e cantor[2], uma das mais completas, importantes e inventivas figuras da música popular brasileira[3]. Cantando acompanhado de sua sanfonazabumba e triângulo, levou as festas juninas e os forrós pé-de-serra, bem como o relato sobre a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua árida terra, o sertão nordestino, ao resto do país, numa época em que a maioria desconhecia o baião, o xote e o xaxado.
Admirado por músicos como Dorival CaymmiGilberto GilRaul SeixasCaetano Veloso, o genial instrumentista e sofisticado criador de melodias e harmonias,[4] ganhou notoriedade com as antológicas canções "Baião" (1946), "Asa Branca" (1947), "Siridó" (1948), "Juazeiro" (1948), "Qui Nem Jiló" (1949) e "Baião de Dois" (1950).
Antes de ser o rei do baião, conheceu Domingos Ambrósio, também soldado e conhecido na região pela sua habilidade como acordeonista. A partir daí começou a se interessar pela área musical.
Em 1939, deu baixa do exército na cidade do Rio de Janeiro: Estava decidido a se dedicar à música. Na então capital do Brasil, começou por tocar nas áreas de prostituição da cidade. No início da carreira, apenas solava acordeão em chorossambasfoxtrotes e outros gêneros da época. Seu repertório era composto basicamente de músicas estrangeiras que apresentava, sem sucesso, em programas de calouros. Apresentava-se com o típico figurino do músico profissional: paletó e gravata. Até que, em 1941, no programa de Ary Barroso, foi aplaudido executando Vira e Mexe, com sabor regional, de sua autoria.[7] O sucesso lhe valeu um contrato com a gravadora RCA Victor, pela qual lançou mais de 50 músicas instrumentais. Vira e mexe foi a primeira música que gravou em disco.
Veio depois sua primeira contratação, pela Rádio Nacional. Lá conheceu o acordeonista gaúcho Pedro Raimundo, que usava trajes típicos da sua região. Daí surgiu a ideia de apresentar-se vestido de vaqueiro, figurino que o consagrou como artista.
Em 11 de abril de 1945, gravou sua primeira música como cantor, no estúdio da RCA Victor: a mazurca Dança Mariquinha em parceria com Saulo Augusto Silveira Oliveira.
Entre 1951 e 1952 o Colírio Moura Brasil celebrou um contrato de puro teor promocional com o cantor, então o maior nome de cultura de massa no Brasil, custando-lhe a excursão por todo o país, fato este registrado por Gilberto Gil.[8]


Click na setinha ao centro da imagem e ouça 13 de Dezembro,A outra música a tocar para enriquecer este texto, é o próprio choro de Luiz Gonzaga (por acerto de parceria, o disco trouxe também o nome de Zé Dantas) "13 de Dezembro", com a brilhante letra de Gilberto Gil. E mais duas homenagens eu quero prestar ao final desta série: a intérprete escolhida por mim é a paraibana Elba Ramalho, artista muito querida e ligadíssima a Gonzaga, com com acompanhamento de sanfona do Mestre Dominguinhos, o mais destacado herdeiro artístico do Rei do Baião e um dos maiores músicos do mundo! Está no CD "Leão do Norte", de 1996, um dos mais inspirados discos de Elba. A faixa teve também a participação do conjunto de choro "Época de Ouro". (Licença padrão do YouTube)


Por: Iedo Ferraz Lima/ Triunfenses, pernambucano nordestino, cidadão do mundo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!