quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

MORRE DOM PAULO EVARISTO ARNS (95) ÍCONE PROGRESSISTA DA IGREJA NO BRASIL



Click na setinha ao centro da imagem e assista sobre a vida e a morte de D. Paulo Evaristo Arns

Um dos nomes mais importantes na luta contra a Ditadura Militar no Brasil morreu nesta quarta-feira (14), aos 95 anos. O Arcebispo Emérito de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns, símbolo da igreja progressista e defensor dos mais pobres, está sendo velado em São Paulo

O velório está sendo realizado no lugar que marcou a carreira religiosa de Dom Paulo Evaristo Arns e a luta dele pelos direitos humanos: a Catedral da Sé. Ele morreu nesta quarta-feira (14), às 11h45, de falência múltipla dos órgãos. Estava internado há pouco mais de duas semanas por problemas respiratórios.

O catarinense Dom Paulo Evaristo Arns assumiu o comando da Arquidiocese em 1970, em plena Ditadura Militar. Ele se tornou um líder pela democracia e contra a tortura. Na Catedral da Sé, liderou o ato ecumênico em protesto pelo assassinato do jornalista Vladimir Herzog numa dependência militar. Fundou a Comissão Justiça e Paz, que deu apoio a perseguidos políticos. Deixou o cargo de arcebispo 1998 e tornou-se arcebispo emérito. Jamais perdeu a determinação de lutar pelos mais necessitados.

O corpo de Dom Paulo vai ser sepultado na cripta da Catedral da Sé, que é uma espécie de capela que fica bem embaixo do altar principal, e onde estão corpos de bispos e arcebispos e outras figuras importantes da história.

Fonte:  G1 Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!