quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

TERMINA A PRIMAVERA E CHEGA O VERÃO A ESTAÇÃO MAIS QUENTE E ÚMIDA DO ANO.


Praia de Boa Viagem - Recife /PE
Início do Verão
verão é uma das quatro estações do ano e ocorre antes do outono e depois da
primavera.
No hemisfério sul geralmente o verão tem início no dia 21 de Dezembro e término no dia 20 de Março, enquanto no hemisfério norte tem início no dia 21 de Junho e término no dia 23 de Setembro.
Solstício de Verão
começo do verão é marcado pelo fenômeno de inclinação do eixo terrestre, faz com que o lado sul ou norte do planeta receba mais luz do sol, enquanto o outro lado recebe menos luz, geralmente entre os dias 21 e 22 de Dezembro no hemisfério sul. Esse fenômeno é conhecido como o Solstício de Verão, que tem origem no latim solstitius e significa o ponto onde o Sol parece não se mover. Quando ocorre o solstício de verão também ocorrem os dias mais longos que as noites do ano.
Solstício de Verão 2016
A previsão para o hemisfério sul, é que o solstício de verão será às 07h44min de 21 de Dezembro de 2016.
Equinócio: o fim do verão 2016
O termo equinócio é utilizado para marcar o período que em o sol tem maior intensidade próximo à linha do equador e os dias e noites tem a mesma duração nos dois hemisférios.
O equinócio tem início em março e dura até setembro, sendo que no hemisfério sul define o fim do verão e começo do outono em março, enquanto no hemisfério norte marca o fim da primavera e início do verão.
O fim do verão de 2016 deve ocorrer em 20 de Março de 2017, quando ocorrerá o próximo equinócio.
Horário Brasileiro de Verão 2016
O sistema de horário de verão consiste no adiantamento em 1 hora nos relógios. O objetivo desse sistema é aproveitar o solstício de verão, onde os dias são mais longos, apesar desse fenômeno acontecer apenas nos últimos dias do ano, e portanto ter um melhor aproveitamento da luz do dia, economizando energia elétrica e evitando picos de consumo.
No Brasil o sistema de horário de verão teve início em 1931, com várias alterações e períodos sem vigorar, porém desde 1985 o horário de verão é adotado todos os anos. No início era adotado em nível nacional mas atualmente apenas as regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste adotam o sistema.
Como regra adotada desde 2008, o horário de verão no Brasil sempre tem início no terceiro domingo de outubro, ou seja no final da primavera e termina no terceiro domingo de fevereiro, com exceção dos anos em que o feriado de carnaval seja na mesma data, sendo então postergado até o próximo domingo.
Horário de Verão 2016
Neste ano o horário de verão terá início em 16 de Outubro 2016 e o fim em 19 de Fevereiro 2017.
Cuidados com a saúde no verão


O verão é uma estação que exige cuidados com a saúde e com a pele. Apesar da previsão de temperaturas mais amenas, o calor proporciona condições ideais para a ocorrência de sintomas e doenças que podem abalar o bem-estar físico. Os mais comuns são aqueles que levam a perda de líquidos como a desidratação.

>> Aumentar a ingestão de líquidos como água, suco de frutas e água de coco. Todos os dias, aplicar um bom hidratante no corpo, que ajuda a manter a quantidade de água na pele entre 10% a 30%. Usar filtro solar todos os dias, produtos com Fator de Proteção Solar (FPS) 15 ou 20 podem ser usados no dia a dia; e o FPS 30 ou superior é ideal para uma exposição mais longa ao sol (praia, piscina, pesca etc.)
>> Manter uma alimentação mais leve: alimentos podem ajudar na prevenção dos danos que o sol causa à pele, como cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba, pois contêm carotenóides, substância que se deposita na pele e retém as radiações ultravioletas. Esta substância é encontrada nas frutas e legumes de cor alaranjada ou vermelha.

Fonte: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!