domingo, 12 de fevereiro de 2017

CIDADE QUE DESTACA-SE EM QUASE TUDO - POR CARLOS FERRAZ


O 'Oásis do Sertão', assim é conhecida "Triunfo, - a cidade mais alta, mais bela e de melhor clima de Pernambuco".localizada a cerca de 398 km da Capital Recife, entrando em Sítio dos Nunes - Flores e subindo a Serra do Brocotó (área urbana iniciada na Escola Dr. Cordeiro Lima - Sítio Serrinha). O povoado inicial originou-se de uma aldeia dos índios "Cariris", sendo depois emancipado do extenso município de Flores, separação conquistada com luta entre a dominante e temida clã dos "Campos Velhos" daquela localidade a qual pertenciam os supostos chefes do território sertanejo, tendo após a luta das partes adversárias,  recebido a denominação Triunfo nome devido o acontecimento vitorioso.

Passadas décadas e mais décadas, depois de estabelecer como vilarejo, povoado e chegar à condição de cidade próspera na Região do Pajeú e Interior do Estado, destacando a princípio na posição geográfica, condições climáticas favoráveis e belezas naturais e mais na frente pela agricultura, comércio, industria, educação, tranquilidade,, eventos sociais, exportando ilustres figuras no cenário nacional, a exemplo: deputado estadual Diocleciano Pereira Lima, Elezie Xavier, artista plástico; empresário Fernando Ramalho, dançarino Nelson Triunfo, aviador José Maia, militar Ione Castilho Campos, músico Luiz Diniz (Lula), jornalista Wanessa  Pinto Campos, cantor José Leão Brasil ( Zé de Dora), escritor Paulo Gastão, atleta Ednaldo André de Souza, (Dida), médico Artur Leal Diniz, professora Nair Leone, judoca José Morais dentre outros.


  Médico Artur Leal Diniz

Deputado Diocleciano Pereira Lima

Artista Plástico Elezier Xavier

Militar/ Coronel Ione Castilho Campos

  Cantor José Leão Brasil ( Zé de Dora),

Militar/ Aviador José Maia



Judoca José Morais  (M1 até 81 Kg da cidade de Triunfo/PE)

 Professora Nair Leone

 Dançarino Nelson Triunfo, Rei do Hip-Hop

 Escritor Paulo Gastão

Jornalista Wanessa  Pinto Campos

Atleta Ednaldo André de Souza, (Dida)

Tem grande  tradição de possuir os melhores educandários do Interior do Estado: Colégio Stella Maris, Convento São Boaventura, Seminário dos Americanos, Escola Alfredo de Carvalho, Escola Monsenhor Luiz Sampaio;  Escola São Vicente de Paulo, clima bastante ameno  e saudável, bastante diferenciado se comparado ao restante dos municípios circunvizinhos e,   sem dúvida, o maior potencial turístico regional e do restante de Pernambuco::  engenhos primitivos de rapadura;  cercas de pedra ao redor da cidade; vistas panorâmicas para deleite; belezas naturais deslumbrantes; arquitetura neoclássica; produção de flores, hortaliças e verduras; além das  melhores, mais frequentadas e mais tranquilas festividades da Região do Pajeú desde o século passado...



Colégio Stella Maris

Convento São Boaventura,  


 Seminário dos Americanos,


 Escola Alfredo de Carvalho

 Escola Monsenhor Luiz Sampaio;






Por: Carlos Ferraz
        Editor/ TRIUNFO - PE

4 comentários:

  1. Triunfo possui uma natureza deslumbrante, cultura rica e diversificada, povo acolhedor, cheio de atrativos e possibilidades de desenvolver o turismo , principalmente sendo avaliada pelo ser mais apaixonado que conhece nesse lugar: Carlos Ferraz, que sempre publica uma resposta sugestiva para muitos dos problemas surgidos no município, atuando para que isso aconteça através de sábias iniciativas, acreditando e trabalhando de forma criativa e organizada.

    ResponderExcluir
  2. Maria das Graças Menezes4 de fevereiro de 2017 às 08:17

    Sem qualquer chance de dúvida, o amigo de longas datas, Ferraz tornou-se uma figura carismática e bastante importante para que sejam realizados os avanços necessários da sua cidade, sempre procurando direcionar temas minuciosos escolhidos que formam o conjunto básico e único do sucesso estrutural, que são apresentados na maior competência.

    ResponderExcluir
  3. O funcionamento do sistema de pontos atrativos de Triunfo ninguém conhece mais que ele.

    ResponderExcluir
  4. Carlinhos, você o cara...Ninguém divulga tão bem nossa terra, como você amigo querido. Parabéns!

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!