domingo, 12 de fevereiro de 2017

DEFENDE -SE O CONTROLE NA ARBORIZAÇÃO: "CIDADE ARBORIZADA TEM MAIS VIDA E BELEZA " - POR CARLOS FERRAZ




Defende-se  faz um bom tempo e jamais  os representantes do executivo local deram a menor importância, que a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente providencie uma verdadeira radiografia das árvores existentes na área urbana central e periférica da cidade, realizando inventário da cobertura, orientando melhoria vegetal existente, porque é possível constatar trechos onde o pedestre não encontra uma sombra para se abrigar, a exemplo das avenidas José Veríssimo dos Santos( Guanabara), Frei Fernando ( Liberdade), Laurindo Diniz ( Saudade), Marçal Maia ( Santo Antonio), Severiano Diniz ( Cruzeiro)  e Cordeiro Lima ( Encruzilhada), Tancredo Neves (Timbaúba). Gaudino Diniz ( Bom Jesus).A árvore tem um ciclo de vida, mas para viver muito precisa de cuidados permanentes.

Tem-se apresentado com relativa frequência propostas específicas à prefeitura para atender as demandas, na sede e nos distritos de  Canaã e Jericó, que  estão sendo debatidas de acordo os anseios da comunidade. E também algumas prioridades antes apontadas por consenso, respeitando critérios. Mas que infelizmente não chegaram ser devidamente asseguradas como deveria ser o procedimento legal. Precisam ouvir  mais a população visando tornar  pleno e participativo o debate sobre diferentes pendências relacionadas, inclusive, ao meio ambiente, bastante importante e necessário . Nada melhor conviver-se em lugares saudáveis:  bastante arborizados, calçadas acessíveis,  infra- estrutura de saneamento, artérias conservadas, faixa de pedestres, vias largas, iluminação decente, controle imobiliário, espaços públicos de lazer e cultura.Esse sonho deve ser compartilhado com todos aqueles triunfenses verdadeiros. 

Essa medida com certeza apontará as melhores condições de conservação em  cada unidade natural.Lamenta-se, infelizmente, existem questionáveis e equivocadas visões, de apenas plantar sem saber o quê, nem onde se situa dentro de básicos critérios. Isso contribui para que aspectos  negativos predominem e arbustos e palmeiras sejam brutalmente agredidos sem o menor respeito e consideração àqueles que defendem o cumprimento da cidadania..Quando esses levantamentos  dessas mudas forem totalmente concluídos  será bem possível identificar, com maior precisão as espécies nativas, exóticas e condicionadas a eventuais podas. Exige-se evitar atos lesivos à natureza e prejuízos outros causados por pessoas despreparadas para executar a necessária manutenção, desprezando fatores, tipo verificar altura, diâmetro, crescimento de raízes, proximidades das residências e da rede elétrica.

(Publicações anteriores com matérias relativas ao Meio Ambiente, tais como, DEFENDE - SE UMA ÁREA URBANA SUSTENTÁVEL;  CONTROLE DA ARBORIZAÇÃO, TRIUNFO NECESSITA FICAR MAIS VERDE, DENTRE OUTRAS...)

Por: Carlos Ferraz
        Editor/ TRIUNFO - PE

7 comentários:

  1. A pior coisa que pode surgir na vida do ser humano chama-se dúvida. Quando a gente entra na dúvida, a gente fica desorientado, perdido, preocupado, ansioso e, sobretudo, com medo. Medo de perder e de tomar uma atitude errada, o que certamente acontecerá por causa da dúvida. E isso é a impressão que se passa a enxergar em relação a essa administração municipal que ninguém sabe para que veio e nem quem realmente faz parte de tanta gente que está vinculado e recebendo para nada desenvolver. O tempo vai resposta a realidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A atuação do meu amigo Carlos Ferraz com sua equipe em defesa de Triunfo é algo impressionante que a gente termina sem poder deixar de expressar, mesmo não sendo natural desse lugar.Parabéns, parabéns, parabéns...

      Excluir
  2. Ninguém respeita nada, tudo é na base do faz de conta e depois o arrumadinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio Carlos Bezerra11 de fevereiro de 2017 às 17:48

      A conversa mole de defesa da natureza é somente papo furado, estão fazendo e desfazendo contra o meio-ambiente e nada acontece de punição.

      Excluir
  3. Digno de aplausos a atuação perfeito desse jornal em defesa da natureza.

    ResponderExcluir
  4. Dêem uma olhada para o lado do SESC só vemos capoeiras. Fazer um estudo com o agrônomo da prefeitura ou a quem pertense essa secretaria e arborizar com árvores que se aclimatezem em Triunfo.
    Não plantem essas árvores que vieram de Minas Gerais( figos) só criam insetos, bardeiros e se tiver tubulação perto, as raizes arrebentam,nem os pássaros posam nelas...

    ResponderExcluir
  5. Uma cidade por sinal muito pouco arborizada para quem representa o turismo e lazer em contato com a natureza.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!