terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

MUSEU ELEZIER XAVIER MAIS PRÓXIMO DE SE TORNAR REALIDADE - POR CARLOS FERRAZ




Depois de muitos e muitos anos de incansáveis tentativas sem obter o menor êxito ou receber atenção junto aos gestores municipais anteriores – pseudo-representantes insensíveis, sem visão administrativa ou sentimento nativista - , ocorreu  um fato considerado inédito, que deixou muita gente surpresa: a ação imediata do atual prefeito João Batista Rodrigues dos Santos, acatando a justificável ideia e autorizando Carlos Ferraz reiniciar essa antiga negociação relativa à instalação do sonhado 'Museu Elezier Xavier,  na  Rua Olímpio Wanderley, Centro, que arrastava-se desde meados dos anos 1970. quando  foi realizada uma visita ao mesmo, em sua habitação recifense, no Bairro de Casa Amarela.

Somente anteontem na presença dos herdeiros do memorável  triunfense, na doceria "Dalena", na Avenida Rosa e Silva, (Aflitos), por volta das 20 hs, ,deu-se a "batida final do martelo" entre Prefeitura Municipal e representantes legais. Após demorada e saudável conversa informal, onde outros assuntos foram tratados na mesa, foi disponibilizado, dentro da maior dignidade possível e sem o menor custo à edilidade, o desejado pleito (casa residencial e peças básicas que irão compor o espaço do museu).  Após contatos mantidos como o Secretário de Cultura, Marcelino Granja Estadual, por intermédio do ex-deputado Clodoaldo Torres,  para tratar de detalhes  básicos sobre a instalação, ficou definida a inauguração em 15.06.2017., ocasião da 21ª Caravana da Saudade.

Desde  décadas atrás o centenário imóvel situado na Rua Olímpio Wanderley (Centro) é alvo de reivindicações e de campanhas idealistas desempenhadas por jornais locais independentes impressos e virtuais. Com cobranças também na Câmara de Vereadores de Triunfo, a ideia que agora começa a tomar forma é a transformação da casa do renomado artista plástico triunfense de fama internacional em museu. Foi nesse local onde Eliezer Xavier nasceu e residiu até sua adolescência, quando transferiu-se para a Capital do Estado e destacou-se bastante lecionando no Liceu de Artes e tornando-se pintor de inegável prestígio na cidade de Recife, antes de ganhar o mundo. Sem dúvida, o imóvel será outro ponto de visitação de sucesso. 

A iniciativa conta com o aporte da ilustre triunfense Elisabete Ferraz de Sá Barreto, a popular "Maninha", advogada e auditora aposentada, coordenadora da tradicional 'Caravana da Saudade', que desde logo prontificou-se a contribuir e caiu em campo, mantendo contato e fazendo preliminares negociações, resultando na avaliação positiva e na confirmação definitiva de liberar o histórico prédio e seu valoroso acervo, através do seu receptivo neto, Procurador de Justiça do MPPE, José Paulo Xavier Filho , depois de ouvir membros familiares do saudoso "Leli”. Estiveram ainda presentes além das partes interessadas diretamente envolvidas no processo, os senhores José Paulo Xavier e Rogério Mota, que testemunharam a grande conquista adquirida para o "Oásis do Sertão".

Reveja algumas matérias anteriores sobre o pintor ELIEZER XAVIER:





domingo, 12 de janeiro de 2014
CASA ONDE NASCEU O PINTOR ELIEZER XAVIER - "MESTRE DAS AQUARELAS"- POR CARLOS FERRAZ


quarta-feira, 30 de outubro de 2013
INVESTIMENTO NA JUVENTUDE É A SOLUÇÃO - POR CARLOS FERRAZ


sábado, 2 de março de 2013
ABANDONADO PAINEL DO PINTOR ELIEZER XAVIER - POR CARLOS FERRAZ


segunda-feira, 13 de agosto de 2012
MUSEU DO PINTOR ELIEZER XAVIER - POR CARLOS FERRAZ




Por: Carlos Ferraz
        Editor/ TRIUNFO - PE


39 comentários:

  1. Muito bom acordar com uma notícia boa dessa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre esperei este momento! Pessoas ilustres e triunfenses que não podem cair no esquecimento! Acho lindo e original os dizeres que se encontram na parede lateral e que deve ser conservado: DO CARVÃO AOS PINCÉIS. DAS CALÇADAS ÀS TELAS, DE TRIUNFO AO MUNDO. Bjs família Xavier.

      Excluir
    2. Agradecemos a equipe deste jornal o empenho que tem apresentado pra solucionar vários problemas surgidos e que estão conseguindo aos poucos serem resolvidos.

      Excluir
    3. Muito válida a ideia! Deve-se realçar os valores da terra !

      Excluir
    4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    5. MANINHA SEMPRE PRESENTE AJUDANDO TRIUNFO. OBRIGADA!

      Excluir
    6. Merecida homenagem a esse ilustre filho da terra.

      Excluir
    7. Muito boa notícia para Triunfo.

      Excluir
    8. Amigo Carlos Ferraz. Você é um grande batalhador pela divulgação e preservação da cultura da cidade de Triunfo. Lembro bem da sua decisiva participação quando eu estava na presidência da FUNDARPE e você foi figura importante no processo de aquisição do belo Cine Theatro Guarany. Agora vejo você envolvido na fundação do Museu Eliezer Xavier, um dos maiores aquarelistas que Pernambuco já conheceu. Parabéns amigo. Nunca é tarde para reconhecer um grande artista.

      Excluir

    9. Jurandir Carmelo
      16 de fevereiro às 12:05

      Pesqueira/PE, 16/02/2017 > Parabéns João Batista Rodrigues... Avante Triunfo. Carlos Ferraz, é preciso você ficar ao lado de João. Conheço o amor de vocês por Triunfo!

      Excluir
    10. Parabéns para o povo de Triunfo, que recebeu o presente; parabéns e gratidão para a família Xavier pelo generoso gesto; parabéns para o prefeito JB e para o editor CF, pela perseverança e grande conquista.
      Agora, é preciso restaurar o imóvel sem alterar as características arquitetônicas do mesmo; escrever a biografia e resgatar os pertences do homenageado Eliezer; e acima de tudo resgatar a obrado pintor, ainda que seja em replicas, mas de preferência n
      os originais.

      Excluir
    11. Trata-se de outro ponto positivo conquistado para nossa cidade através de muito empenho ao longo dos anos. Estamos todos de parabéns com a implantação do Museu Elezier Xavier, um pintor que orgulha a história de Triunfo por ter fama internacional e jamais havia sido reconhecido.

      Excluir
  2. Maria das Graças Menezes16 de fevereiro de 2017 às 07:05

    Volto a repetir que na minha experiência de vida dedicada grande parte à literatura, aprendi que "Sonhar", palavra que nos leva a uma viagem do imaginário, que nos permite chegar em qualquer local e nos traz sensações de alegria e até ansiedade. Porque o sonho é livre, democrático, privado, exclusivo. Não precisamos dar satisfações sobre nossos sonhos, tampouco alguém poderá interpretá-los e julgá-los. O sonho não se trata daquelas "visões" costumeiras que temos ao dormir, mas sim algo que nos ajuda a traçar objetivos e principalmente transpor metas. E isso acompanho com imensa satisfação, como leitora assídua deste conceituado jornal midiático, todos os dias, através das sonhadoras mas oportunas e inteligentes, publicações do editor Carlos Ferraz, que na minha opinião isenta de não triunfense, deve ser um grande orgulho desse município pernambucano.Suas ideias são realmente encantadoras e dignas de calorosos aplausos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ele persista nos sonhos que sejam importantes para nosso lugar.Parabéns!

      Excluir
    2. O blog tem obtido através do seu editorial uma performance de resultados positivos, trazendo benefícios ao município.

      Excluir
    3. Antonio Marcos Florentino16 de fevereiro de 2017 às 10:58

      Que beleza, considero uma grande conquista para o turismo de Triunfo. Avante com intervenções dessa natureza.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    5. Salve, salve Maninha Ferraz pelo empenho junto ao seu primo Carlos Ferraz. Muito bom...

      Excluir
    6. Observem que família ajustada e de boas intenções com Triunfo, não criou a menor dificuldade para nada e cedeu o imóvel de mão beijada para funcionar o museu.

      Excluir
    7. Queria que Triunfo tivesse uma meia dúzia de Carlos Ferraz e João Batista para ver muita coisa acontecer mais rapidamente.Essa geração estudantil apresenta-se é muito diferente e mais ágil dos administradores passados

      Excluir
    8. Concordo em gÊnero número e grau...

      Excluir
  3. QUANTOS VISITANTES PERDERAM DE REVERENCIAR EM ESSA PERSONAGEM DECENTE POR NÃO EXISTIR ESSE MUSEU EM TRIUNFO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que o prefeito João Batista não abra mão das boas sugestões e faça grandes escolhas para melhorar a cidade.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  4. Esse Blog Opinião Triunfo, traz dicas de como e onde melhorar as coisas aí em Triunfo que com o tempo acabam se realizando.Não se poderia também desprezar ideias iguais a essa.

    ResponderExcluir
  5. Excelentíssimo senhor Prefeito João Batista, parabéns pela nobre iniciativa. Parabéns também por acolher esta ideia do Ilustre Carlos Ferraz. Este prefeito vai longe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Torço para que o prefeito mantenha esse ritmo de seguir o que vem sendo defendido de positivo.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. Muito bom!Adorei a notícia.

      Excluir
  6. No meu ponto de vista o nobre Prefeito também poderia asfaltar o centro de Triunfo, uma vez que o calçamento que já é bastante antigo está irregular. Há algum tempo atrás este assunto já foi mencionado. Porém argumentou-se que o asfalto afetaria o principal atrativo de Triunfo, o clima.Porém já existe material ecológico que não afetam o clima. Pense nisso!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei essa novidade dona Maninha, Triunfo vai ficar lhe devendo mais essa.

      Excluir
  7. Murilo Siqueira Maciel16 de fevereiro de 2017 às 10:22

    Poucos blogs promovem esse tipo de funcionamento, que em termos de estratégia, é bastante conveniente ao próprio gestor, pois fideliza o assíduo leitor quando reproduz as ações reivindicadas e depois realizadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Finalmente entrou um prefeito afeito ao diálogo e a receber sugestões tão importantes para o município.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  8. Fui testemunha e o fotografo desta significativa reunião onde, com certeza, todos os triunfenses e o amantes da Oásis do Sertão, serão os seus beneficiados. Parabenizo todos que contribuíram para Triunfo ter um Museu de altíssima referência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senhores, é contraditória essa afirmativa, por que, como alguém pode ser o fotografo e aparecer na mesma? Vejam essa falha aí!

      Excluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!