domingo, 26 de março de 2017

ESPORTE: BASQUETE PODE VOLTAR A SER PRATICADO NO MUNICÍPIO - POR CARLOS FERRAZ






Encontrando-se os desportistas triunfenses diante um quadro de incertezas, se na verdade a atual Diretoria de Esportes,  da Prefeitura de Triunfo, tentará impulsionar a antiga prática do "Basquete" no  Município  resgatando, atividade que. destacou-se muito no passado, igual  outras modalidades, contactou-se recentemente com o presidente eleito da Federação Pernambucana de Basquete, Dirceu Manguinhos, que informou desejar interiorizar a modalidade e investir nas categorias de base. O ousado projeto terá como influência o modelo que foi implantado há anos  no futebol e vem dando certo até o presente momento.Deseja  federar os clubes formados do Interior, com um jogador do Sport, por exemplo, disputando torneios  para  fortalecer esses  times, mas depois voltando a  atuar no Sport e ao mesmo templo aplicando aulas de fundamentos do basquete para os jovens, dando preferência aos jogadores com mais de 13 anos.

Logo após o dirigente da  FPB,  haver sido cientificado do grande  interesse da atual administração, implantar de acordo,  ao recente plano básico elaborado por especialistas  - capaz de   absolver rígidos critérios, que devem ser  acompanhados de forma gradativa, nessa e  também noutras modalidades, a exemplo do vôlei, pedestrianismo, tênis, handebol, natação, remo,  espiribol,  jóquei - saindo um pouco também da limitação do futebol e futsal. A proposta é promover competições envolvendo clubes, educandários e associações de todas as regiões. A princípio, sua intenção é regionalizar a fase classificatória do certame Pernambucano, abrindo espaço para equipes de fora da Região Metropolitana do Recife, hoje apenas a Capital disputa a competição, que adaptará novas fases nas diferentes regiões. O ideal é  o Campeonato para todo o Estado, porque os Jogos Escolares terminam em apenas 10 dias, ficando a categoria  básica muito pobre , jogando apenas uma competição.

Embora fosse  limitada a  presença da influente mídia ( televisão, rádio, jornal, internet), existia na época, reconhecido interesse na integral aprendizagem dos modelos diferenciados. Onde  desempenharam excelente trabalho de ensinamento das técnicas e práticas,  educadores competentes, a exemplo de Irmã Rafaela Aberlher  (Colégio Stella Maris) seguida depois  pelos mestres da área esportiva   Elisabete Ferraz de Sá Barreto - Maninha (Escola Alfredo de Carvalho),  José Mendonça ( Escola Monsenhor Luiz Sampaio) e depois Nilva Madureira (Colégio Stella Maris), Eduardo Pádua (Escola Alfredo de Carvalho), Afonso Nunes ( Escola Monsenhor Luiz Sampaio), Aparecida Souza ( Colégio Stella Maris) e outros que de alguma forma contribuíram com o setor, tornando Triunfo destaque na Região do Pajeú.

EDUCADORES PRECURSORES DOS ENSINAMENTOS DAS  TÉCNICAS E PRÁTICAS DESPORTISTAS, DESTACANDO ENTRE OUTROS:


  Rafaela Aberlher  (Colégio Stella Maris)

  Elisabete Ferraz de Sá Barreto (Escola Alfredo de Carvalho)

 José Mendonça ( Escola Monsenhor Luiz Sampaio)

Nilva Madureira (Colégio Stella Maris)

 Eduardo Pádua (Escola Alfredo de Carvalho), 

Afonso Nunes ( Escola Monsenhor Luiz Sampaio),

 Aparecida Souza ( Colégio Stella Maris) 

 TIME DE BASQUETE FEMININO - QUADRA DO COLÉGIO STELLA MARIS...








Por: Carlos Ferraz
        Editor/ TRIUNFO - PE

14 comentários:

  1. Carlos Pereira Florentino17 de março de 2017 às 08:30

    Considero esse um artigo da maior importância, que faz um relato perfeito, resgatando o passado e prevendo o futuro, dentro de absoluto conhecimento de causa na área esportiva da nossa cidade. Somente uma pessoa reconhecidamente competente e determinada como você, conterrâneo e amigo Carlos Ferraz, seria capaz de tamanha façanha, que trata-se dessa legítima narrativa. Realmente você é um valoroso exemplo de triunfense.Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Thai uma notícia boa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nosso dinheiro está sento usado para custear um Turismo sem a menor expressão, feito na marra sem objetividade.Aposto na experiência do doutor Bruno Jackson.

      Excluir
    2. Confesso que estou ficando abismada de como o nosso amigo Carlos Ferraz encontra tanta ideia maravilhosa para ser apresentada todos os dias. Está tornando-se um verdadeiro especialista em relação ao seu município. Apesar de lhe conhecer antes, não imaginava que sua visão fosse tão abrangente em relação a todos os setores triunfenses.

      Excluir
  3. Apelamos para que o setor de Esportes da Prefeitura de Triunfo resolva mesmo esse problema, de somente haver como pratica esportiva Futebol e Futsal. Parece que os coordenadores desse lugar são limitados demais para a atualidade desportiva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é uma aberração!

      Excluir
    2. EXISTE É MUITA INVEJA DE GENTE SE ACHANDO QUE O PREFEITO JOÃO BATISTA TERIA POR OBRIGAÇÃO LHE MANTER NOS PRIMEIRO E SEGUNDO ESCALÕES. DEIXEM ELE EM PAZ E ASSUMAM QUE SE NÃO FORAM ESCOLHIDOS É POR HAVER OUTROS COMPETENTES SUFICIENTEMENTE.

      Excluir
    3. Amiga Neide, eu acho que não é nem inveja, é preocupação com o município mesmo. Agora se voCÊ faz parte daqueles que não ama a cidade ai é problema seu. Nós que trabalhamos aqui na Prefeitura e que trabalhamos juntos é que sabemos. E pura irresponsabilidade mesmo.

      Excluir
    4. Parabéns Neide Pereira, estou presenciando uma cena que jamais eu esperava ler em blogs de uma Triunfense (provavelmente), dizer que é inveja. Está na cara que você é uma daquelas que está comendo sem fazer nada, isso se chama e irresponsável e não competência. Inveja de pessoas irresponsáveis só saindo dá cabeça de uma pessoa feito você. Porque está na cara
      Só não vê quem é seco. Ele está sendo um bom Prefeito,mas,trabalhando bem dizer só. E tudo criatividade dele, conheço a competência dele. Deixe de ser babão, está comendo de perder a mamada?

      Excluir
    5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  4. É no mínimo estranho que nos tempo de hoje não se tenha outras opções.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  5. Silvana Gonçalves de Almeida17 de março de 2017 às 11:21

    Não o fazem porque talvez custe mais caro e trabalhoso, falta qualidade no cuidado com adolescentes e crianças nos ensinamentos que podem gerar profissionalismo e independência financeira. Deixem de fazer propaganda enganosa.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!