quarta-feira, 22 de março de 2017

HOJE, 22 DE MARÇO, "DIA MUNDIAL DA ÁGUA", BEM FINITO



História do Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado à discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.

Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.

 No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água” (leia abaixo). Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.




Declaração Universal dos Direitos da Água

Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos. 

Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta. Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem. 

Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia. 

Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam. 

Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras. 

Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo. 

Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis. 

Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado. 

Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social. 

Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra. 

Frases sobre o Dia Mundial da Água:

- Água é vida. Vamos usar com inteligência para que ela nunca falte.

- O futuro de nosso planeta depende da forma com que usamos a água hoje.

- Todo dia é dia de água, pois ela está presente em tudo e em todos.

- O Dia Mundial da Água não é só para pensar, mas principalmente para agir: vamos usar este recurso natural com sabedoria para que ele nunca acabe.

- Sem a água não haveria vida na Terra! Pense nisso neste Dia Mundial da Água.

- O uso racional da água hoje é a garantia deste importante recurso natural para as futuras gerações.

Você sabia?

- 2013 foi o Ano Internacional de Cooperação pela Água. O ano foi definido pela UNESCO como forma de incentivar o uso racional dos recursos hídricos do planeta.


No Dia Mundial da Água, Recife deve analisar o que tem feito com esse bem finito




No Dia Mundial da Água, hoje, o recifense encontra na cidade objetos perfeitos para análise do que temos feito com esse bem finito. A exploração das fontes subterrâneas apareceria em qualquer lista de possíveis seminários, mas o tratamento dispensado aos rios, embora assunto remoído, ocuparia o topo da lista. Com razão. Dos quatro cursos d’água que banham a capital, somente o Capibaribe e o Beberibe dispõem de ações de despoluição evidentes. No Capibaribe, projetos que preveem sistemas de esgotamento sanitário em áreas urbanas no Agreste e na Região Metropolitana. É trabalho a longo prazo. A urbanização da bacia hidrográfica do Beberibe, iniciada há mais de uma década, indica se estar no caminho correto para se recuperá-lo. O mesmo não podemos dizer do Tejipió e do Jordão, afogados em despejos de esgotos domésticos, transformados em lixões e estreitados pelas ocupações irregulares das margens. Problemas denunciados há décadas e à espera de quem veja na despoluição um elemento de resgate histórico e ambiental.

Convite ao reparo
Do calçadão do Cais de Santa Rita, a paisagem, com a Ponte Maurício de Nassau e o Cais da Alfândega ao fundo, convida à contemplação do Recife. Mas o pedestre disposto à observação deve reparar os detalhes. Sentar na mureta de concreto, construída para também ser banco, pode resultar em acidentes.

Risco na esquina
Acessar a Avenida Beira Mar, em Piedade, pelas ruas Professor Severino Tolentino e Brigadeiro Melibeu pede cuidado. Na esquina da Brigadeiro Melibeu, parte da laje da rede de esgoto despencou, enquanto na esquina da Severino Tolentino a tampa do bueiro afundou. Se cair, um veículo dificilmente sairá sem ajuda.

Força da maresia
A ferrugem corrói os bancos à beira-mar na Avenida Boa Viagem, em Boa Viagem, nas imediações das ruas Doutor Vicente Gomes e Aquidabã. A corrosão chegou ao ponto de, em frente à Vicente Gomes, uma das bases dos bancos afundar quando um banhista tentou pular para a faixa de areia. E continua quebrada.

Pneus murchos
Peregrinações à procura de calibradores de pneu são comuns no Janga, Paulista. Isso porque postos de combustíveis estão desligando os equipamentos. Depois de muito rodar e preocupado que os pneus do carro rasgassem, um motorista quis saber o motivo dos desligamentos. Ouviu que era para se economizar energia.

Destravou a porta
Mesmo com o histórico de acidentes na Região Metropolitana envolvendo travas de segurança, um passageiro da linha Nova Descoberta (Córrego do Joaquim) destravou a porta traseira do ônibus. A insensatez ocorreu na Rua Princesa Isabel, na Boa Vista, transformando um instrumento de segurança em risco de acidente.

Brasão da polêmica
A mudança no brasão de Igarassu, de 1960, tem dado o que falar. A pedido da atual gestão do município, se fez uma releitura da peça original, o que desagradou parcela dos moradores. Eles reclamam da falta de debate com a população. Por causa da polêmica, a Câmara marcou audiência pública para o dia 28 deste mês.

Espaço comunitário
Em um bairro com pouquíssimos espaços para a leitura, a biblioteca comunitária aberta pela Casa Esperança, em Candeias, Jaboatão dos Guararapes, será lugar de convergência das 135 crianças atendidas pela organização. E de outras centenas de meninos e meninas órfãos de lugares de estudo no bairro.

Fonte: Diário de Pernambuco


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!