segunda-feira, 17 de abril de 2017

QUASE 500 ESTUPROS REGISTRADOS EM PERNAMBUCO


Em apenas três meses, Pernambuco já registrou 497 estupros. Somente no Recife, são 82 casos sob investigação da polícia. As estatísticas são da Secretaria de Defesa Social (SDS). Isso significa que, em média, 5 a 6 estupros são registrados por dia no Estado.

Além da capital pernambucana, outros municípios do Grande Recife lideram o número de casos, entre eles Olinda (38), Jaboatão dos Guararapes (37), Paulista (29), Cabo de Santo Agostinho (19). Caruaru, no Agreste do Estado, também se destaca. Foram 17 casos.

Os números fazem parte do balanço da SDS divulgado no último fim de semana. Vale lembrar que os casos de estupros contabilizados são referentes a vítimas de ambos os sexos. Em 2016, no Estado, foram registrados 2.196 casos, sendo 428 na capital.

Homicídios batem recorde
Pelo quarto mês consecutivo, os números de homicídios atingem recordes históricos. Segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS), 548 assassinatos foram registrados em Pernambuco no mês de março (média de 18 por dia). Um resultado nunca visto na história do Pacto pela Vida. Em mais de dez anos, os resultados ainda não haviam se aproximado de uma marca tão negativa. Até então, o recorde era de 498 homicídios – contabilizados em fevereiro deste ano.

Em apenas três meses, Pernambuco já registrou 1.522 assassinatos. O Interior do Estado é a região que apresenta dados mais preocupantes. No total, 828 mortes, sendo 295 somente no mês de março. Na capital pernambucana, 240 homicídios no primeiro trimestre deste ano. No último mês, 96. Nos outros municípios que compõem o Grande Recife, houve o registro de 545 homicídios, sendo 157 em março.

O que diz a SDS
Em entrevista ao Jornal do Commercio, por telefone, o secretário de Defesa Social, Angelo Gioia, afirmou que vê os números com preocupação e considerou “um patamar alto” a média de 18 homicídios por dia. “Minha esperança é que ocorra uma redução em abril”, afirmou. Ainda segundo ele, as polícias Civil e Militar estão atuando com mais força em áreas com maior número de mortes no Estado.

Mudanças para diminuir violência
Para tentar diminuir os homicídios no Estado, a SDS também criou um novo esquema para investigação de crimes contra a vida. Não são apenas as delegacias especializadas em homicídios que apuram esse tipo de crime. Até a Delegacia de Polícia do Meio Ambiente recebeu inquéritos de assassinatos.

As delegacias especializadas em homicídios ficarão apenas com os casos mais complexos e registrados entre 2016 e 2017. Mortes relacionadas a crimes de proximidades (aqueles que envolvem familiares, amigos, vizinhos) devem ser distribuídos para as delegacias dos distritos (antes responsáveis apenas por investigar crimes como roubos, furtos e outros delitos de menor gravidade).

Já outras especializadas, como a Delegacia do Idoso e a Delegacia do Meio Ambiente, apuram inquéritos de homicídios mais antigos e ainda não esclarecidos pela polícia.

Fonte: Jc Online

Um comentário:

  1. Pôxa!! Os número da violência em Pernambuco assustam qualquer pessoa.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!