quinta-feira, 27 de abril de 2017

SOCIEDADE TRIUNFENSES SE DESPEDIU DE DONA LUIZA DO SR. BOINHA - POR MARCOS FLORENTINO

Há 07 dias, partiu Dona Luiza pra casa do Pai...

O que falar dessa senhora que durante toda sua existência, viveu no anonimato, levando uma vida simples, sem nenhuma regalia, cuidando da sua família e esposo.

Conheci dona Luiza do senhor Boinha, desde meus oito anos de idade, quando ia lá ao matadouro comprar um quilo de carne verde, e também para aproveitar o espetáculo que era a matança dos bois todas as manhãs.

Dona Luiza Brás, carinhosamente conhecida como dona Luiza do senhor boinha, era uma daquelas pessoas iluminadas e prendadas para o casamento. Nasceu e cresceu com uma única finalidade, constituir uma família, obedecendo ao mandamento divino, e obedeceu direitinho às ordens do pai celestial, tanto é que, deu a luz a vários filhos, que até fica difícil enumerá-los, mas vou tentar lembrar-me todos; Hurley, Antônio Orlando, Vital, José Ronaldo, estes da minha relação de amizades, das mulheres não me lembro do nome de nenhuma.

Dona Luiz Brás, sempre foi uma pessoa muito humilde, recatada e introvertida, mas muito rigorosa na criação dos seus filhos, tanto que manteve todos nas rédeas curtas, fazendo-os trabalhar desde crianças, na profissão que seu pai abraçou desde adolescente, e repassou para seus filhos toda sua experiência.

Ensinou-lhes também que toda profissão, por mais humilde que seja, sempre dignifica o homem, e partindo desse princípio, seus filhos se mantiveram íntegros, apesar da vida simples que levaram, servindo de exemplos para toda sociedade Triunfense, inclusive alguns deles tiveram sucesso na sua vida profissional, como é o caso de Antônio Orlando, que hoje ostenta o status de Titular do Cartório Único de Registros e Notas de Triunfo, quem diria?

A história de Triunfo não poderá negar a importância que dona Luiza Brás teve na sua existência, e hoje todos nós Triunfenses, presentes e ausentes do seu convívio, convivemos com este sentimento de perda, de uma das filhas mais ilustres e humildes que tivemos a honra de desfrutar das suas lições de vida que sempre passou, não apenas para seus filhos, mas para todos que puderam conhecê-la.

Há dois anos, numa das minhas viagens de férias a Triunfo, como sempre fazia e faço, estive com meu amigo Hurley, lá no alto da boa vista, e lá estava dona Luiza sentadinha na porta da sua casa, lúcida, alegre apreciando o movimento das pessoas que por ali passavam. Falei com ela, lhe dei um abraço e afaguei seus cabelos brancos, como se estivesse acariciando os cabelos da minha mãe, sai dali fortalecido espiritualmente, senti na sua matéria a presença de mamãe.

Mas seus filhos saberão reconhecer o quão importante foi dona Luzia nas suas vidas, não apenas pelo fato de ter-lhes colocado no mundo, mas sim, pela heroína guerreira que sempre foi na sua criação, apesar de todas as dificuldades e preconceitos que enfrentou durante toda sua vida. Seus filhos saberão agradecer-lhes por toda vida aos exemplos de cidadania que ela sempre lhes passou, e recomendou a todos em vida como proceder nas suas caminhadas, trilhando sempre pelo caminho do bem.

Desejo a todos da família, muita paz e sabedoria nas suas caminhadas, pois ela estará sempre orientando-os de onde estiver, meus sinceros sentimentos.



Por: Marcos Antônio Florentino Lima
        Triunfense/ Advogado

2 comentários:

  1. Obrigado pelas palavras de carinho!

    ResponderExcluir
  2. Sentimentos aos familiares e demais triunfenses pela partida dessa ilustre senhora da sociedade local

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!