sexta-feira, 19 de maio de 2017

EM TRIUNFO - CAMPANHA CONTRA O ABUSO E A EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES



Em Triunfo,foi realizada nessa quinta feira (18) Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O ato público contará com a participação de alunos das escolas das redes pública, privada e filantrópica do município, (Lar Santa Elisabeth) Conselhos Municipais, CRAS, CREAS, Secretarias Municipais, Conselho Tutelar, Guardas Municipais, além da presença de vários representantes de órgãos públicos e da sociedade civil organizada.

A programação da campanha municipal foi extensa e culminará nessa quinta feira com a passeata pelas ruas da cidade.  A cada ano registramos uma adesão maior na mobilização em torno do “18 de Maio” por meio de caminhadas, audiências públicas, debates, concurso de redação nas escolas, exibição de filmes e debates, realização de seminários e oficinas temáticas e de prevenção a violência sexual, panfletagem, criação de produtos de comunicação sobre a temática, campanhas nas rádios e entrevistas com especialistas entre outros.

A intenção da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social foi a de convocar todos - família, escola, sociedade civil, governos, instituições de atendimento, igrejas, universidades, mídia – para assumirem o compromisso no enfrentamento da violência sexual, promovendo e se responsabilizando para com o desenvolvimento da sexualidade de crianças e adolescentes de forma digna, saudável e protegida. Sabemos que só assim mobilizando, sensibilizando, informando e convocando toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes é que garantimos a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

Nesse contexto, a criança ou adolescente não é considerada sujeito de direitos, mas um ser despossuído de humanidade e de proteção. A violência sexual contra meninos e meninas ocorre tanto por meio do abuso sexual intrafamiliar ou interpessoal como na exploração sexual. Crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, por estarem vulneráveis, podem se tornar mercadorias e assim serem utilizadas nas diversas formas de exploração sexual como: tráfico, pornografia, prostituição e exploração sexual no turismo.

A violência sexual praticada contra a criança e o adolescente envolve vários fatores de risco e vulnerabilidade quando se considera as relações de geração, de gênero, de raça/etnia, de orientação sexual, de classe social e de condições econômicas. Nessa violação, são estabelecidas relações diversas de poder, nas quais tanto pessoas e/ou redes utilizam crianças e adolescentes para satisfazerem seus desejos e fantasias sexuais e/ou obterem vantagens financeiras e lucros.

Ressaltamos também a responsabilidade do poder público e da sociedade na implementação do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, na garantia da atenção às crianças, adolescentes e suas famílias, por meio da atuação em rede, fortalecendo o Sistema de Garantia de Direitos preconizado no ECA (Lei Federal 8.069/90) e tendo como lócus privilegiado os Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente no âmbito dos estados e municípios. 

            Em razão desse contexto, faz-se necessário e de extrema importância que os adultos intendam que além da sua responsabilidade legal de proteger, de defender crianças e adolescentes, cabe o papel pedagógico da orientação e acolhida. Dessa forma, buscando superar mitos, tabus e preconceitos oferecendo segurança para que possam se reconhecer como pessoa em desenvolvimento e se envolver coletivamente na defesa, garantia, e promoção dos seus direitos.













CRONOGRAMA DE PALESTRAS
CAMPANHA MUNICIPAL CONTRA O ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL
2017 CONSTOU DAS ATIVIDADES ABAIXO RELACIONADAS


DATA
TURNO
INSTITUIÇÕES
HORÁRIO
PÚBLICO
05/05
MANHÃ
STC (CLUBE)
08:00 H
REUNIÃO MENSAL AOS BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA
08/05
MANHÃ

ESCOLA MÍNIMA BELISÁRIO
08:30 H

1º, 2º E 3º

TARDE
ESCOLA CET
13:00 H
14:00 H
4º E 6º
7º, 8º E 8º
09/05

MANHÃ
ESCOLA CET
08:30 H
09:30 H
10:30 H
4º E 5º + ED. ESPECIAL
2 6º E 2 7º
2 8º E 2 9º
TARDE
ESCOLA HIGINO BESERRA
14:30 H
5º AO 9º
10/05
MANHÃ
ESCOLA SÃO VICENTE
08:30 H
6º AO 9º + ED. ESPECIAL

ESCOLA JOSÉ ALVES
10:00 H
6º AO 9º + ED. ESPECIAL
TARDE
ESCOLA JOÃO LUIZ
14:30 H
3º, 4º E 5º
NOITE
ESCOLA SÃO VICENTE
19:00 H
3ª, 4ª FASE
11/05

MANHÃ
ESCOLA MILTON PESSOA
SÍTIO SANTA MARIA
09:00 H
6º AO 9º ANO
TARDE
CANAà
ESCOLA JOÃO HENRIQUE
14:30 H
7º AO 9º ANO
12/05
MANHÃ
ESCOLA NOVA GERAÇÃO
08:00 H
PAIS
ALUNOS EM GERAL
MANHÃ
JERICÓ 
ESCOLA MANOEL CÂNDIDO
09:00 H
6º AO 9º ANO
TARDE
JERICÓ
ESCOLA MAURÍCIO CÂNDIDO

1º, 3º E 5º ANO
16/05
MANHÃ
PALESTRA NA RÁDIO TRIUNFO FM
11:30 H
PÚBLICO EM GERAL
TARDE
PROGRAMA MÃE CORUJA
CASAS POPULARES
15:00 H
BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA
17/05
MANHÃ
SCFV INFANTO JUVENIL SEDE
10:00 H
TURNO MANHÃ
TARDE
SCFV INFANTO JUVENIL SEDE
15:00 H
TURNO TARDE
TARDE
PROGRAMA MÃE CORUJA
ALTO DA BOA VISTA
15:00 H
BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA
18/05
“DIA D”
MANHÃ
VISITA A HOTÉIS E POUSADAS PARA PANFLETAGEM E ORIENTAÇÕES
09:00 H
PROPRIETÁRIOS
TARDE
PASSEATA ORGANIZADA PELO LAR SANTA ELISABETH
14:00 CONCENTRAÇÃO AO LAR SANTA ELISABETH
PÚBLICO EM GERAL



Fonte - SECRETARIA MUNICIPAL DE AÇÃO SOCIAL Triunfo <acaosocialtriunfo@hotmail.com>

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!