terça-feira, 23 de maio de 2017

O O HABITO TERMINA POR FAZER O MONGE E A REPETIÇAO COSTUMA FAZER ESCOLA - POR LUIZ SAUL



Os filhos de Brasília, adotados e naturais, costumamos rejeitar com veemência o conceito especialmente equivocado dos brasileiros desinformados ou tendenciosos de que somos uma cidade de corruptos. Esse tipo de generalização, longe de harmonizar com justiça a classificação ou a desclassificação moral inclusiva de toda a população, serve para nivelar em patamares mais rasteiros uma população de quase três milhões de habitantes comprometidos com a observação dos cânones das leis, com a responsabilidade de dar curso às famílias e principalmente com os compromissos de lealdade às empresas e/ou órgãos das administrações a que estejam vinculados. 


Por força de decisões históricas, convivemos circunstancialmente com um grupo proporcionalmente pequeno de Ali Babás e também Ali Babões que ao longo do tempo lapidaram o sistema de locupletação existente antes mesmo da construção deste Distrito Federal, e, que, protegidos pela extravagância de foros e outras regalias próprias de um país de último mundo, lograram edificar uma fortaleza de corrupção para encarar sem vergonha ou cerimônia o aparato da legalidade. 

É verdade que não estamos isentos da descoberta de criminosos “nativos”, até porque o hábito termina por fazer o monge e a repetição costuma fazer escola. Por isso é que a Capital acordou hoje com as prisões de antigos governantes (dois ex-governadores e um ex-vice-governador), talvez para nos lembrar que também não somos imunes à roubalheira patrocinadas pelos “nossos”. 

No caso, sequer cabe questionamento pelo escândalo a olhos vistos que as obras da Copa do Mundo despertavam em qualquer leigo. Em primeiro lugar, muitas das edificações projetadas sequer foram implementadas até os dias de hoje. Por outro lado, construir um estádio tão majestoso em uma cidade que, tal qual Manaus e Cuiabá, sequer tem futebol de primeiro nível haveria de esconder intenções além daquelas do desenvolvimento do esporte. E deu no que está dando. 

Afora esses elementos que se juntam repetidamente àquela corja encastelada na Esplanada e nos palácios, o restante da população acompanha com igual perplexidade e consternação o prolongado arrastão que os “trombadões demaiores”, portadores, ou não, de mandato, de diploma e colarinho vêm “operando” a nação. Já não podemos afirmar que se tratam de fatos isolados, mas de frutos do meio que começam a se repetir, inclusive na Câmara Distrital que também se tem revelado cliente da Polícia Federal.

Apesar disso, nós daqui, adotados e naturais, lembramos que a camarilha (na definição de Heloisa Helena) instalada em Brasília provém da imprevidência de outros incautos brasileiros instalados em todos os demais Estados, com uma pequena contribuição dos daqui. 

Apenas para lembrar, aqueles que não são daqui, nem adotados nem naturais: Renan, Jucá, Aécio, Pimentel, Raupp, Cabral, Eunício, Marta, Gleisi, Lindbergh, Feghalli, Temer, Moreira Angorá, Paulinho, Eliseu, Gilberto Carvalho, Grazziotin, Kátia, Jáder, Perrela, Lobão, Fátima (é górpi), Cunha, Rosário, Wewerton, Waldir. Só para citar alguns e lembrar que também não são daqui o Lula e a dilma. 

Então,vamos ler mais, entender mais, avaliar melhor e purgar as próprias responsabilidades pelas escolhas equivocadas.



Por - Luiz Saul Pereira
          Brasilia - DF

Um comentário:

  1. MUITO INTERESSANTES E ATUAIS OS ARTIGOS QUE ESSE SENHOR PUBLICA E PASSA A SERVIR COMO FONTE DE INFORMAÇÃO A TODOS LEITORES QUE SE DISPÕEM LER UM POUCO E OUSAM SAIR DO OBSCURANTISMO QUE SÃO FORÇADOS A INTEGRAR APOIANDO SEU PRÓPRIOS VERDUGOS

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!