terça-feira, 23 de maio de 2017

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL EFICAZ NO TRABALHO FAVORECE O SUCESSO DA EMPRESA - POR VERA SILVA

Mas o que é Relacionamento Interpessoal?



Relacionamento interpessoal é a interação entre as pessoas de um determinado grupo ou círculo social. Entre tantos, são grupos sociais, a família, a igreja, os times esportivos e os colegas de trabalho.

A qualidade das relações no trabalho é determinada por vários fatores, inclusive a forma como nos dirigimos aos colegas: o tom de voz, as palavras utilizadas, as expressões faciais e corporais.

Eu “batizei” o relacionamento interpessoal eficaz, como sendo uma “conexão empática”. A conexão empática é aquela que leva em consideração a empatia -  capacidade de se colocar no lugar do outro - em qualquer situação de interação humana, seja profissional, afetiva ou familiar.

Só se colocando “na pele do outro” poderemos ter reações coerentes e não egoístas, apesar de ser comum ao ser humano desejar sempre que as situações sejam conduzidas e tenham os desfechos de acordo com as suas vontades. É comum, mas não lógico e racional. As situações devem ser conduzidas para o bem comum. Por exemplo: toda empresa existe para dar resultados e, assim, manter seus colaboradores em patamares satisfatórios de remuneração, benefícios, valorização e oportunidades de crescimento. Muitas decisões podem não ser bem vistas, mas devem ser entendidas, acatadas e colocadas em prática. Uma empresa que não tem suas normas é como uma casa sem dono, onde todos dão ordens e no final não se chega a lugar algum.

Por outro lado, os patrões – empresários – devem ter em mente que os colaboradores são seres humanos tais quais eles, com suas necessidades, inclusive de bom tratamento, salário justo e valorização, tendo em vista que a qualidade do relacionamento interpessoal mantido no ambiente de trabalho é fator preponderante para o sucesso e para se criar um bom clima na empresa, favorável tanto à melhoria da produtividade, quanto à satisfação e qualidade de vida de todos.

Além de procurar exercer a empatia, é necessário também que todos vigiem a forma como abordam uns aos outros. A educação e o respeito são fundamentais sempre! Afirmo sempre que, em qualquer tipo de relacionamento, quando acaba a educação e respeito, acabam as possibilidades do relacionamento dar certo. Todos nós assumimos diversos papéis sociais: somos pais, filhos, profissionais, amigos. E cada papel desses exige, sim, a empatia, educação e respeito. O que muda são as formas mais descontraídas, ou não, de abordagem. No trabalho, não se deve perder a linha, a compostura. Digo até: não se deve perder a elegância do comportamento!

Deve-se ter em mente que alguém que não seja bem tratado, não dará o seu melhor. Empresários e colaboradores devem, portanto, estar atentos e gerenciar o clima organizacional, com o máximo de cuidado e atenção, percebendo “os sinais” os “pontos de combustão” que poderão trazer conflitos e desentendimentos prejudiciais ao negócio e à satisfação no trabalho.

Por fim, ressalto a necessidade de se aceitar as diferenças individuais, inclusive de escolhas pessoais de ser e viver. Lembro às empresas que são dos diferentes pontos de vista que surge o novo. É fundamental que se propicie o espaço da palavra, da troca, da criatividade para a satisfação no trabalho e, consequentemente, para a INOVAÇÃO. Tudo na vida gira em torno de relacionamentos. Relacionamento é construção diária e implica em interesse genuíno uns pelos outros. Como afirma Dale Carnegie: “Você pode fazer mais amigos em dois meses, interessando-se pelos outros, do que em dois anos, tentando conseguir o interesse dos outros sobre você”.

Vamos refletir sobre a qualidade dos Relacionamentos, na perspectiva de otimizá-las?

BOA SORTE!

Abraço fraterno!

(verasilva.mastercoach@gmail.com)

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