sábado, 30 de setembro de 2017

REDUZIDAS ÁREAS DE PLANTAÇÕES NA PERIFERIA DA CIDADE - POR CARLOS FERRAZ







É sempre prudente lembrar, que os agricultores triunfenses já não podem contar com as antigas terras virgens existentes nas propriedades, territoriais situadas na vasta e abundante periferia da cidade de Triunfo. As mesmas eram  detentoras de reconhecidas e destacadas fertilidades, capazes de satisfatórias produções. Devido o passar do tempo sem a devida assistência rural de parte do Estado e também do Município, além do comprovado despreparo ou desinteresse dos ex-plantadores.

No entanto, infelizmente na atualidade parece que complicou-se a situação de maneira visível, impedindo aqueles tradicionais cultivos de produtos agrícolas - como faziam no passado recente. Antes providenciavam seguidos anos preparando os citados terrenos - quando chegavam  períodos de inverno, realizavam extensos roçados destinados principalmente  aos numerosos plantios de café, mandioca, cana-de-açúcar. milho, feijão, verduras, frutas e hortaliças..

Essas valorosas áreas, bem mais  aproximadas do centro urbano triunfense, sempre foram destinadas pelos proprietários,  habitual liberação para  roçados, na base do sistema de colheita de "meia",  acordado  entre eventuais plantadores arrendatários. Sabe-se que a grande maioria era interessada na obtenção de alimentos para sobrevivência  familiar . E também destinadas a negociações na feiras-livres ou troca em "bodegas" e "vendas". Agora, estão quase totalmente  ocupadas pela especulação imobiliária. O que resta de consolo hoje é aumentar a produtividade dos solos já cultivados, mediante o emprego de melhor tecnologia e mão-de-obra especializada, visando recuperar as chamadas "terras cansadas" ou "velhas'...





Por: Carlos Ferraz
        TRIUNFO - PE

Um comentário:

  1. Antonio Carlos Siqueira3 de outubro de 2017 às 21:33

    Depoimento competente de quem conhece muio bem seu município. Aprovado!!

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!