Você sabe quais as bebidas pode consumir sem neuras durante o verão? A médica nutróloga Liliane Oppermann lista a seguir quais fazem bem ao seu corpo e quais você deve evitar para não ganhar uns quilinhos a mais depois da estação!
Água de coco: APROVADA
Essa não pode faltar no calor. É rica em vitaminas, minerais, aminoácidos, carboidratos, antioxidantes, enzimas e outros fitonutrientes que ajudam o corpo a funcionar com mais eficiência. Não engorda, pois é pouco calórica.
Caipirinha: MELHOR EVITAR
Melhor evitar, pois o álcool com o calor ajuda a desidratar. Mas quem resiste a uma caipirinha bem feita, não é? Então, opte pela de saquê (menos calórica) com bastante gelo ao invés das feitas com vodca e pinga. Uma dose de pinga tem 90 calorias, de vodca tem 70 e de saquê tem apenas 40 calorias.
Cerveja: PEGUE LEVE
Curtir uma cerveja nesse calor é consenso. A bebida baixa a temperatura do corpo, mas ela não hidrata. Ela faz menos mal que os destilados por ter menor teor alcoólico, mas pode engordar: a ingestão frequente e exagerada pode levar a um excesso de peso e, como consequência, a um aumento da circunferência abdominal.
Chá: APROVADO
Com esse calor, o chá pode ser bebido gelado ou junto a receitas com sucos de frutas tipo suchás (misturas de sucos de hortaliças ou frutas), o que o torna ainda mais saudável. Se não adoçado com açúcar, quase não tem calorias e, por isso, não engordará.
Energético: PEGUE LEVE
A bebida pode deixar a pessoa com insônia e ansiedade. Na versão light não engorda, pois contém pouquíssimas calorias. Ricos em cafeína, são estimulantes, mas não se deve consumir mais que uma latapor dia.
Isotônico: PEGUE LEVE
A bebida hidrata, é rica em potássio e sódio e repõe os carboidratos, mas muitas pessoas tomam como água e acaba sendo calórico e engorda. A bebida é aprovada para quem se exercita muito e precisa repor nutrientes.
Refrigerante normal: MELHOR EVITAR
'Refrigerante é pobre em nutrientes e rico em corante, sódio, calorias e gás, ou seja, itens nada saudáveis para nosso organismo. Há, sim, muitas calorias que acabarão engordando você', explica a nutróloga Liliane Oppermann.
Refrigerante light ou zero: PEGUE LEVE
Os refrigerantes light e zero podem ser prejudiciais. Ambos têm um teor calórico muito baixo, mas também não oferecem nada de nutrientes. Apesar do teor de açúcar ser reduzido no caso do light e eliminado no caso do zero (o valor calórico dos dois ser bem menor do que o do refrigerante normal), ambos têm uma quantidade de sódio muito maior em sua composição. 'A melhor forma de você consurmir estes tipose (se não conseguir ficar sem tomar) é com bastante gelo, limão e na versão light', recomenda a nutróloga Liliane Oppermann.
Suco de caixinha: PEGUE LEVE
Muitos destes sucos têm corantes e conservantes e nada de fruta, apenas aromatizantes. Os light não engordam, mas os normais podem, sim, aumentar o peso. A propósito, o ideal é que você consuma o produto em até 24h depois de aberto.
Suco natural: APROVADO
Tem calorias e nutrientes. Além de saboroso, refresca, hidrata e contribui para o bom funcionamento do organismo. Algumas frutas como laranja e manga são bem calóricas e outras, como melão e limão, já são mais leves.
Fonte: MSN Estilo |
O DETRAN alerta, se beber não dirija....
ResponderExcluir