Nos diferentes meios sociais triunfenses comenta-se com relativa frequência a necessidade urgente da Prefeitura Municipal de Triunfo, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente investir no velho açude de Triunfo, hoje denominado merecidamente Lago João Barbosa Sitônio, homenagem ao visionário benfeitor, filho natural da Vila Jericó, 2º distrito, que quando prefeito na década de 50 teve a feliz iniciativa de criar preventivamente a margem no lado oposto da Ponte Manoel Gastão Cardoso - evitando assim a inviabilidade do único acesso quando aconteceu o desastroso arrombamento daquela importante reserva hídrica, chegando a ceifar várias vidas na levada da água pelos riachos à fora em direção ao Rio Pajeú.
Constitui-se no mais importante ponto de atração turística de "Triunfo - a cidade mais alta, mais bela e de melhor clima de Pernambuco", "Oásis do Sertão", apesar de encontrar-se entregue ao esquecimento pelas gestões confusas e desastradas locais, acostumadas a reveza-se executando pouco ou quase praticamente nada de positivo, evitando garantir a sonhada mudança que a gama populacional consciente, esclarecida, comprometida, independente - embora com número bastante inferior, tanto almeja. Esses sempre defenderam a medida acertada de instalação da draga pertencente à CODEVASF sediada no município sertanejo de Petrolina, único meio capaz de retirar toda sujeira. - a mesma que prometeram utilizar na Barragem do Brejinho durante negociações políticas sem nunca haver chegado.
Algo deveria ser realmente feito, porque é lamentável a grande quantidade de terra, lixo, dejetos, lama, tralhas, areia, objetos, acumulando-se no interior do seu leito. Soluções providenciais ansiosamente aguardada durante o prolongado período da maior estiagem dos últimos 50 anos - quando ficou quase completamente seco - caso fosse realizada uma criteriosa limpeza integral, mas infelizmente constatou-se somente uma máquina e uma caçamba, alguns dias trabalhados, apenas nas imediações da entrada, com as demais partes recebendo superficial limpeza paliativa, frustando os moradores, visitantes e turistas que costumam fazer passeios de teleféricos e pedalinhos e torciam pela retirada dos excessos.
Bem diferente da obra realizada na barragem do município de Flores-PE , onde máquinas - serão mostradas na próxima reportagem - promovendo a total recuperação da mesma. Tudo que anteriormente defendemos para a Barragem do Brejinho e o Lago João Barbosa Sitônio.Precisa-se, no entanto conseguir entender o motivo pelo qual esses lugares conseguem ser agraciados e o município turístico de Triunfo permanece esquecido das citadas benfeitorias adquiridas, motivando a população esclarecida manter o sentimento de forte discriminação política administrativa e social. Apelar a quem?
Após uma longa espera sem alguma providência, mesmo com a cobrança da população, fizeram uma limpeza rabujenta e passaram a espalhar que recuperaram o açude.
ResponderExcluirQuem vive aqui sabe que essa é a maior referência em termos de gestão ruim no Estado de Pernambuco, mas não se entendem porque dizem nos índices aparece como razoável. O prefeito não entende , o vice-prefeito inexiste e os secretários ignoram que o trabalho coletivo é ponto de partida para uma boa administração.Quase todas sugestões postadas no blog poderiam ser realizadas com parcerias, garanto que elevaria muito a auto estima dos habitantes, motivando também novas conquistas.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirÉ sempre assim meu amigo só maquiagem !!
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirGostaria de saber quem tem competência pra fiscalizar isto é por que não fiscaliza ???
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirAcorda Triunfo!!!!
ResponderExcluirAnonimo vc é tão fraco que não tem coragem de se identificar, e falo deixe de ser comilão.
ResponderExcluirEveraldo Lopes