sexta-feira, 13 de setembro de 2013

LANÇAMENTO DO LIVRO DO EX DEPUTADO ALOYSIO PEREIRA EM JOÃO PESSOA PB


O mundo político e intelectual paraibano teve um programa imperdível na noite desta quinta-feira(12/09). É que o deputado Aloysio Pereira, de 90 anos, lançou o seu tão esperado livro "Eu e meu pai, deputado José Pereira", às 20 horas, na sede do Conselho Regional de Medicina, ali na Pedro II, 1335, centro de João Pessoa. Nas 520 páginas do livro Aloysio conta a história do seu pai, a sua própria, e por conseguinte também narra a história da Paraíba, notadamente o período de 30 quando se deu a guerra de Princesa contra o presidente João Pessoa. Ilustrado com uma galeria de fotos inéditas e documentos também inéditos, o livro é uma obra que vai contribuir em muito para o esclarecimentos de fatos até agora mantidos em segredo pelos que escreveram a história dos vitoriosos de 30. A colônia de Princesa residente em João Pessoa e no Recife marcou presença.



Pessoas destacadas da sociedade pessoense prestigiaram ontem a noite,  no Conselho Regional de Medicina -  CRM, o lançamento do livro de Aloysio Pereira: "EU E MEU PAI, O CORONEL JOSÉ PEREIRA." Com 520 páginas, o livro conta a vida do autor, a do pai dele e narra como se deu a guerra de 30 em Princesa. 

o jornalista Abelardo Jurema Filho
No lançamento do livro do ex-deputado Aloysio Pereira,ontem a noite, a supresa para os presentes ficou por conta do mestre de cerimônia,  o jornalista Abelardo Jurema Filho (foto), sobrinho neto do ex-presidente João Pessoa, o homem que comandou a guerra contra o coronel José Pereira Lima, pai do autor da obra.
Isso será uma prova de que na Paraíba não existe mais espaço para contenda entre perrepista e liberal. Os dois grupos agora estão juntos e a maior prova será a festa de hoje, com o herdeiro do liberal fazendo a apologia da obra do herdeiro do perrepista.
O livro do deputado  Aloysio Pereira Lima foi apresentado pelo  ao médico Antonio Carneiro Arnaud, amigo pessoal do autor.

Princesenses presentes, Francisco Medeiros (Chico de Edmundo)/Recife, Sebastião Lucena,  o cardiologista  Italo Kumamoto, Luiz Nunes, Paulo Mariano e Emanuel Arruda, em foto tirada pelo igualmente conterrâneo Tadeu de Antonio Fon Fon, prestigiando a festa do princesense ilustre. 
 Fonte : blog do Tião Lucena 

SOBRE O AUTOR
O médico e ex-deputado estadual Aloysio Pereira de Lima, princesense, filho do coronel José Pereira de Lima foi médico da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e do antigo e extinto Ipase (Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Estado), órgão federal criado em 1938. Ele foi seis vezes deputado estadual e secretário de saúde do Estado no primeiro governo de Tarcísio Burity, entre 15 de março de 1979 e 14 de maio de 1982.

 SOBRE O LIVRO - "EU E MEU PAI, O CORONEL JOSÉ PEREIRA."
Após romper com o presidente João Pessoa, em fevereiro de 1930, o coronel José Pereira se aliou aos Pessoa de Queirós, um ramo da família Pessoa (oriunda do município de Umbuzeiro) estabelecido no Estado de Pernambuco. Os Pessoa de Queirós eram rompidos com os Pessoa Cavalcanti, que dominavam a política da Paraíba. Os irmãos José e João Pessoa de Queirós, primos de João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, dominavam parte da imprensa e do comércio de Recife e passaram a dar suporte a José Pereira contra o presidente paraibano.
Com o rompimento, o coronel José Pereira declarou Princesa território livre da Paraíba, mas subordinado à União Federal. Armados, seus homens enfrentaram a polícia do Estado e impediram que a mesma ocupasse Princesa. Foi preciso João Pessoa recorrer ao governo federal e pedir ajuda do Exército para retomar o comando da área que José Pereira declarou livre. Em agosto de 1930, acabou revolta e Princesa voltou ao comando do Estado da Paraíba. O coronel José Pereira abandonou a cidade em outubro de 1930. João Pessoa foi assassinado no dia 26 de julho daquele ano.
O coronel José Pereira Lima nasceu na então Vila de Princesa, no dia 4 de dezembro de 1884. Morreu no dia 13 de novembro de 1949, aos 65 anos, em Recife. Era filho do ex-chefe político de Princesa, Marcolino Pereira Lima com Águida de Andrade Lima. Assumiu a chefia política da região no ano de 1905, após a morte do pai. No livro, ele narra detalhe de tudo o que vivenciou ao lado do pai na política paraibana.

Fonte: Portal Correio

3 comentários:

  1. A história da família "Pereira" se confunde com a história de Princesa Isabel.

    ResponderExcluir

  2. A Revolução de Princesa em 1930, era regional e extrapolou os limites da cidade. O Cel. Zé Pereira de Lima contava com a aprovação dos governadores de Pernambuco, do Rio Grande do Norte, e contou com a participação do médico e deputado Deocleciano Pereira Lima e do prefeito Domício Pereira Lima, filhos do prefeito de Triunfo Manoel Pereira Lima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pela lembrança. O unico deputado da Historia de Triunfo, que chegou a vice-governador de Pernambuco (de agosto a dezembro 1952), Diocleciano Pereira Lima, foi o médico da Revolta de Princesa em 1930.

      Excluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!