A cidade de Nova York, nos Estados Unidos, em 1990, organizou a ‘corrida para a cura’ com o objetivo chamar atenção do povo para a frequência de mortes de mulheres por câncer de mama. Foi a primeira vez que uma campanha pública sobre o câncer de mama ocorreu em uma cidade do mundo. A partir de então deu-se início ao combate massivo desta doença.
Em 1997, as cidades norte-americanas de Yuba e Lodi, organizaram oficialmente as campanhas de ‘outubro rosa’ desta vez com a determinação de estabelecer o marco da prevenção contra o câncer de mama e a conscientização do diagnostico precoce. Rapidamente esse evento se espalhou pelo mundo inteiro. No Brasil, a primeira iluminação de um prédio publico na cor rosa ocorreu no dia 2 de outubro de 2002 quando iluminou-se o ‘Obelisco do Ibirapuera’ (Mausoléu do soldado constitucionalista), na cidade de São Paulo.
Atualmente, é comum se ver inúmeros lugares, públicos e privados, iluminados de rosa ou ostentando um laço cor de rosa durante todo o mês de outubro. É uma bonita e importante campanha de saúde e todos devem participar. O câncer de mama pode atingir nossas mães, filhas, irmãs, amigas, conhecidas, etc.
Esse tumor maligno é causado pela multiplicação anormal das células da mama. As mulheres o temem como à própria morte pois, além da alta frequência, seus efeitos psicológicos e sexuais são devastadores nas mulheres afetadas. A recomposição mamária já é possível porém o tratamento e a recuperação são dolorosos. Segundo dados oficiais, anualmente mais de um milhão de mulheres são atingidas pela doença e cerca de 400 mil não resistem e morrem.
A melhor forma, portanto, de evitar o câncer de mama é a prevenção. Recomenda-se para mulheres acima de 35 anos, pelo menos, a realização de uma mamografia a cada dois anos e, fundamentalmente, o toque diário realizado pelas próprias mulheres, para que possa ser percebido a formação de um nódulo e imediatamente seja procurada a unidade de saúde mais próxima.
Inclusão
Assembleia Legislativa de Pernambuco receberá iluminação cor de rosa este ano em homenagem ao Outubro Rosa (Foto: Bernardo Soares / JC Imagem) |
O Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP) aderiu, nesta terça-feira (1º), à campanha Outubro Rosa, movimento internacional surgido no final do século 20 em Nova Iorque. Na parte da manhã, voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer abraçaram simbolicamente a sede do HCP e distribuiram panfletos educativos para a população. O edifício também receberá nesta noite a iluminação rosa.
O Movimento Outubro Rosa reivindica, ainda, que todos os hospitais tenham mamografia inclusiva, para permitir que mulheres cadeirantes também possam fazer o exame.
"O que estava mesmo previsto, desde o início, era o diagnóstico, mas vamos nos preparar para oferecer do diagnóstico ao tratamento, além do apoio, psicoterapia, enfim, tudo que a mulher necessitar", comentou, acrescentando que isso leva tempo.
Neste outubro rosa de 2013 ilumine seu coração nesta cor ou ponha um lacinho cor de rosa no peito.
Assunto da máxima importância que espero seja visto pelos leitores.....
ResponderExcluir