quinta-feira, 28 de novembro de 2013

POR QUE O PT TEM TANTOS ADEPTOS? (OU A REVOLUÇÃO DOS BICHOS)


O IBOPE apontou, já no primeiro turno, a vitória da presidente Dilma em todos os cenários da disputa eleitoral em 2014, caso as eleições acontecesse no momento da pesquisa. Embora eu não acredite muito nessas pesquisas, é bem possível que o resultado possa ser o retrato do mundo real. Por que digo isso? É muito simples. A maior parte da população brasileira tem uma educação precária, mal sabe interpretar um texto ou fazer uma operação matemática mais complicada. Isso, por si só, já propiciaria a manipulação das ideias.


Outro fator que não se pode desconsiderar é que muitos eleitores são favorecidos pelos programas sociais – como o Bolsa Família, por exemplo –, e temem que a mudança de governo possa retirar-lhes esse benefício. Ora, aí você poderá argumentar: “Mas há bastante gente esclarecida que apoia o PT, muitos intelectuais, jornalistas, empresários, artistas.”; sim, é verdade, dou-lhe toda a razão. Porém, todos são direta ou indiretamente beneficiados pelo governo do PT, ou seja, talvez estejam olhando para o próprio umbigo – trabalhadores de empresas estatais temem a privatização, funcionários públicos temem perder os cargos que ocupam, outros temem perder patrocínios concedidos pelo governo, e por aí vai. Enfim, como diria o professor Saraiva, a lógica marxista é essa, beneficia-se a “Nomenklatura” e alguns grupos agregados ao poder; no entanto, a maior parte da população tem o mínimo necessário para sua sobrevivência.


Quem pensa em si próprio está certo? Não sei! Mas a democracia é assim mesmo, um conflito de interesses; e quem não está satisfeito em saber que, muito provavelmente, a presidente será reeleita é melhor ir logo se conformando; porque, pelo resultado das últimas pesquisas, o PT atende os interesses da maioria, e, como bem disse o filósofo francês Joseph de Maistre, “Cada povo tem o governo que merece”. Eu me arriscaria a dizer que o povo é como uma mulher que vive com um homem adúltero e mentiroso, ela é feliz porque desconhece a verdade, porém, se a conhece, ela é igualmente feliz porque ele a satisfaz.


Pois bem, George Orwell, em seu livro “A Revolução dos Bichos”, não poderia ser mais feliz, ao parafrasear a realidade do marxismo, por assim dizer. O enredo é simples, ei-lo: os animais, explorados pelos seres humanos, fazem uma revolução e expulsam o proprietário da fazenda. Os porcos, mais inteligentes do que os outros animais, assumem o controle do movimento e redigem sete mandamentos: 1. Qualquer coisa que ande sobre duas pernas é inimigo; 2. Qualquer coisa que ande sobre quatro pernas, ou tenha asas, é amigo; 3. Nenhum animal usará roupas; 4. Nenhum animal dormirá em cama; 5. Nenhum animal beberá álcool; 6. Nenhum animal matará outro animal; 7. Todos os animais são iguais. Para facilitar o entendimento, os porcos resumem os mandamentos na máxima "Quatro pernas bom, duas pernas ruim”.


Com o passar do tempo os porcos sentindo-se poderosos e dada a facilidade de manipular os demais bichos, começam a frequentar a casa-sede e infringir alguns mandamentos. Assim, para satisfazer os próprios interesses, alteram do quarto ao sétimo mandamento, acrescentando-lhes algumas palavras (4. Nenhum animal dormirá em cama com lençóis; 5. Nenhum animal beberá álcool em excesso; 6. Nenhum animal matará outro animal sem motivo; 7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.). No final da história, os porcos já estavam até com feições humanas e andando eretos; aí, decretam: “Quatro pernas bom, duas pernas melhor!”.


Mas o objetivo aqui não é redigir uma resenha, e sim dizer que nunca um livro de ficção, aparentemente infantil, retratou, de forma tão esplêndida, o que de fato ocorre no socialismo. Contudo, como se trata de uma obra de ficção, qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência.


Ednaldo Bezerra - escritor

3 comentários:

  1. Porque é um partido de ladrões, ora. Ninguém enganou mais o povo de que essa partido cretino que provocou decepção em todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. MENSALEIROS DEVERÃO SER TRATADOS COMO OUTROS PRESOS, FOI A DECISÃO DA JUSTIÇA DO DISTRITO FEDERAL DETERMINA QUE CONDENADOS DO MENSALÃO RECEBAM O MESMO TRATAMENTO DADO AOS DEMAIS PRESOS.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!