FACHADAS E ARABESCOS
*Acervo fotográfico - Renato Ferraz e Fábio Arruda |
Triunfo possui uma arquitetura que, mesmo infelizmente não sendo inteiramente percebida pela alheia e omissa parte da população, iludida com o superficial modernismo, tem uma grande riqueza histórica de enorme relevância cultural. Por isso mesmo, quem estiver ocupando a administração pública municipal precisa ter como missão defender justamente essa parte da nossa história e apontar a influência do passado na paisagem urbana atual.
Observando nos logradouros triunfenses é possível identificar, ruas, avenidas, praças, travessas, prédios antigos com estilos neoclássicos demonstrando a importância do patrimônio. Há obras pioneiras, de relevância nacional, temos um riquíssimo acervo ainda não reconhecido, algumas já destruídas, outras em precário estado de conservação. Mas há ainda o que preservar. Precisamos urgentemente de várias ações efetivas de conservação.
Essa produção é muito relevante pois coincide com os anos de glória do modernismo nacional. É uma obra arquitetônica com grande qualidade artística que precisa ser reconhecida pela historiografia pernambucana. Embora alguns trechos da cidade demonstrem claramente que hoje pelas óbvias transformações realizadas, nas fachadas, arabescos, janelas, terraços, jardins; ressaltam uma preocupação de chegar a ser secundarizada pelos técnicos especializados, perdendo o encanto.
FACHADAS E ARABESCOS
FACHADAS E ARABESCOS
*Acervo fotográfico - Renato Ferraz
|
São esses critérios básicos defendidos pelo conterrâneo Carlos Ferraz que provoca a vontade e/ou necessidade das pessoas que residem distante do município estarem sempre conectadas a esse veículo importante de comunicação. Apesar disso, corre à boca miúda que os administradores não enxergam com bons olhos essas maravilhosas ideias demonstrando insensibilidade ao que se apresenta movido de puro idealismo e amor ao torrão natal.Valeu também conferir reportagens passadas de grande cunho apelativo com o intuito de oferecer melhorias significativas a Triunfo.
ResponderExcluirPor que nãos e faz uma campanha educativa na televisão e rádio? Sei que é caro, mas pagamos altos impostos para ver uma cidade preservada, um povo educado. O custo benefício vale a pena, pode apostar.
ExcluirO que falta no povo de Triunfo e na atual gestão é a falta de consciência histórica, o município deveria criar uma lei de preservação e proteção do Patrimônio Histórico, Artístico, Ambiental e Cultural adotando critérios de uso e de ocupação, as possibilidades de intervenção e as penalidades a serem aplicadas, Esta Lei criaria ainda, incentivos fiscais, como a redução ou isenção do IPTU, permitindo que os proprietários dos imóveis localizados no Centro Histórico sejam beneficiados com isenções de taxas para licenciamento de obras e abatimentos de IPTU, podendo, estes descontos, representar até 100% do total do imposto.
ExcluirDepois que acabam quase tudo da arquitetura da cidade é que estão agora pedindo providências. Não adianta chorar o leite derramado.
ExcluirA vis]ao do prefeito é que preservar a arquitetura não dá votos, rsrsrs
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirPARABÉNS AO JORNALISTA E FOTÓGRAFO RENATO FERRAZ DE LIMA PELAS RIQUEZA DE DETALHES APRESENTADAS NO BLOG OPINIÃO. TODAS AS VEZES QUE O SENHOR VAI A TRIUNFO NOS PRESENTEIA COM ESSAS VISTAS MARAVILHOSAS.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirO prefeito de Triunfo está tão preocupado com essas besteiras.isso não elege ninguém não Ferraz.
ExcluirSão ações assim que vocês realizam referentes ao patrimônio arquitetônico que são fundamentais a título de conscientização, mas somente funcionarão a contento se se envolver ativamente a população para participar da importante iniciativa e descobrir o seu valor histórico.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirMuito oportuna matéria ilustrada por belíssimas fotos tiradas pelos jornalistas Fábio Arruda e Renato Ferraz.
ResponderExcluir