quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

O MESALEIRO JOÃO PAULO E A MENSAGEM NA CAMISETA "NO PASSARÁN" ! POR LUIZ SAUL


O ainda deputado João Paulo Cunha almoçou com seus seguidores em uma barraca instalada no quintal do STF, no dia em que a Corte reabria os seus trabalhos. Na sua camiseta, estampava a frase da famosa La Pasionaria, uma revolucionária espanhola insurgente ao franquismo: “No passarán.” Na verdade, a frase completa é: “Para vivir de rodillas, es mejor morir de pié. No passarán.” Naquele contexto, a frase de enfrentamento às forças do autonomeado Generalíssimo Franco foi compreendida e assimilada. Mas, e agora, o que será o que o Cunha quis cunhar?

A pretensão de fundar uma comparação contextual entre situações diversas revela a priori completa ausência de conhecimento da perspectiva histórica de cada um dos momentos. Lá, Isidora Dolores Ibárruri, seu nome, dedicou a vida a uma luta contra a injustiça de uma ditadura sanguinária apoiada por Adolf Hitler até vencê-los. Morreu com ficha limpa e ainda é uma referência espanhola. E aqui?

Somente seria compreensível a reedição da frase se o STF fosse percebido como tribunal sumário regido pela tirania inquisitória dos seus membros, sem a audiência de provas, contraprovas e sem o direito de ampla defesa.
Mas, este definitivamente não foi o caso.
Entonces passarán. Asi no más.

7 comentários:

  1. Arnaldo Vieira da Silva5 de fevereiro de 2014 às 19:29

    Lembrar que esse bandido do PT foi presidente da Câmara dos Deputados em Brasília é mais que decepcionante e cruel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preso, Cunha passou a noite no Presídio da Papuda. Muito bem feito.Adorei...

      Excluir
    2. Adalberto Freire Nascimento6 de fevereiro de 2014 às 00:05

      Esse gesto ou é deboche ou tem sentimento de masoquista?

      Excluir
  2. NUNCA VI UM PARTIDO TÃO SAFADO FEITO O PT. DEUS ME LIVRE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Ministro Joaquim Barbosa do STF assina mandado de prisão o deputado se entrega.Câmara deve analisar abertura de cassação.

      Excluir
  3. Mais um mensaleiro na cadeia. O deputado João Paulo Cunha teve prisão decretada, se entregou e deve enfrentar processo de cassação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!